Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
CABEDELO 59 ANOS: Prefeito libera crédito do Desenvolver a 20 pequenos empreendedores cabedelenses
11/12/2015 - Secretaria de Indústria, Comércio e Portos

Michael Sampaio


O prefeito Leto Viana realizou, nesta sexta-feira (11), mais uma entrega de cheques do Programa Desenvolver Cabedelo. Esta foi a segunda remessa de benefícios e contemplou 13 pequenos empreendedores inscritos no Programa e habilitados para o crédito. A entrega fez parte do calendário de atividades alusivas aos 59 anos de emancipação política da cidade, celebrados neste sábado (12). 

Até o momento, o Desenvolver Cabedelo beneficiou 20 pequenos empreendedores do município, em um investimento de cerca de R$ 35.000 (Trinta e cinco mil reais). Na primeira remessa, realizada no dia 30 de novembro, sete empreendedores tiveram acesso ao crédito.

O prefeito enalteceu o empenho da equipe e anunciou, para breve, a incorporação de um contador ao Desenvolver, no intuito de otimizar a assistência aos pequenos empreendedores atendidos pelo Programa.

“Quero agradecer a equipe do Desenvolver pelo trabalho, pela organização, pela estrutura e a atenção que deu a todos microempresários que o procuraram e foram beneficiados com os empréstimos. O projeto em si é de grande valia, pois fomenta o comércio de Cabedelo. Os beneficiados têm hoje uma microempresa e um campo aberto para se desenvolver. E esse é um principio das cidades que têm potencial turístico, como o nossa, e que devem investir na capacitação e na estrutura das empresas”. 

Para a coordenadora do Desenvolver, Geovanice Ferreira, o Programa cumpriu, nessa primeira fase, um papel muito importante na vida comercial da cidade.

"A gente vê o brilho no olhar dessas pessoas que, a partir de hoje, podem dizer que tudo vai ser diferente. Isso é muito importante para nós, ligados ao Programa, e para a própria Prefeitura, que vê o comércio sendo alimentado por essas pessoas; É importante frisar que todas elas passaram pelas etapas previstas na operacionalização do Programa. Foi todo um processo, desde a inscrição e a capacitação, até a nossa visita. O Desenvolver não termina aqui com o recebimento dos cheques, ele continua com o acompanhamento do retorno desse empréstimo, que é a forma que temos de beneficiar outras pessoas e até mesmo a eles, que, depois de liquidarem o empréstimo, estarão automaticamente aptos ao reingresso no programa”, destacou.

O valor de crédito distribuído no Programa chega a R$ 3 mil, estipulados, segundo Geovanice, a partir dos planos de negócio elaborados e das visitas técnicas que determinam a capacidade de cada interessado. Além do acompanhamento, a pretensão do Desenvolver é atuar também na capacitação permanente dos empreendedores em outras áreas, através de parcerias com instituições de formação empreendedora.

Beneficiados – Para Francineuda Lucas da Silva, moradora do centro da cidade e uma das artesãs atendidas na primeira fase do Desenvolver, o crédito concedido tem uma importância fundamental para o seu trabalho.

“Esse valor vai ajudar e muito na compra de mais material, principalmente escamas de peixe, que é a base da minha arte. Vou poder produzir mais peças", disse. 

Já a dona de salão de beleza, Débora Leite Soares, de Ponta de Matos, creditou toda a realização de seus projetos à Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC). 

“A Prefeitura me ajuda desde o início. Minha profissionalização se deu através dela, em parceria com o Governo Federal, pelo Pronatec. Minha história começou daí, um sonho que eu tinha há muito tempo e que, com incentivo, tirei do baú. A PMC ajudou na minha profissionalização e está, agora, me ajudando a abrir o meu próprio negócio”, destacou.  

O Programa – O Desenvolver Cabedelo foi criado pela Lei Municipal 1.751, de 12 de junho de 2015, e é voltado para dar apoio aos pequenos negócios, cujas atividades necessitem de amparo financeiro, capacitação empreendedora e financiamento. 

O Programa visa aumentar as oportunidades de emprego aos cabedelenses, gerar capacitação e qualificação gerencial de empreendedores e gestores de pequenos negócios; promover sistemas associados de produção; oferecer infraestrutura que facilite o acesso do microempresário no mercado e pesquisar e estudar novas alternativas de mercado.

Podem participar do programa pessoas jurídicas; microempreendedor individual; sociedade empresarial, sociedade simples; Empresa Individual de responsabilidade Limitada (EIRELI); empresário na forma prevista em lei, devidamente registrados no Registro de Empresas Mercantis ou no registro Civil de Pessoas Jurídicas; setores da indústria e prestadora de serviços e comércio de qualquer natureza.

Para se cadastrar, os interessados devem procurar a sede do Desenvolver – localizada na rua Joaquim Bento de Santana, s/n, sala C, no bairro de Monte Castelo, próximo ao Varanda´s Dancing Bar – das 9h às 14h, horário de funcionamento do órgão. 

Após fazer seu cadastro, o candidato se submeterá ao processo de capacitação para ser habilitado a definir o Plano de Negócio. 

Créditos e juros - O Desenvolver trabalha com duas linhas de crédito: uma para aquisição de equipamentos e máquinas, e outra para capital de giro. O prazo para a quitação de pagamento em ambas as linhas será de, no máximo, 12 meses. A taxa de juros dos empréstimos é de 0,8% a.m sobre o contrato, e a multa para inadimplentes chega a 2%.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180