Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo recebe empreendedores do setor turístico das cidades do Conde, Lucena e Pitimbu
15/12/2015 - Secretaria do Turismo

Michael Sampaio


A cidade de Cabedelo recebeu, nesta segunda-feira (14), um grupo de 65 pessoas – entre empresários, artesãos e gestores – da área de turismo dos municípios do Conde, Lucena e Pitimbu. A Famtour fez parte do projeto “Turismo de Vivência e Experiência do Destino”, capitaneado pelo Sebrae-PB em parceria com as Secretarias de Turismo das Prefeituras envolvidas. O objetivo da iniciativa foi apresentar os principais pontos turísticos e atrações das cidades visitadas. 

Ao todo, o projeto realizou quatro tours desde o mês de setembro, uma em cada município contemplado. A consultora do Sebrae, Regina Amorim, explica como surgiu a ideia de compartilhar experiências voltadas ao turismo das cidades litorâneas envolvidas. 

“A ideia surgiu quando o Sebrae contratou a empresa Associação De Culturas Gerais (ACG) para desenvolver atividades criativas, com foco na produção associada ao turismo, gerando vivências e experiências – porque o turismo de experiências é o que o mundo compra hoje. O turista não quer apenas contemplar, ele quer partilhar da experiência do lugar, e é isso que foi demonstrado em cada cidade. Nesse momento foi a oportunidade de desfrutar do potencial de Cabedelo; e percebo que foi saudável para todos que estiveram presentes”.

A parceria da Setur Cabedelo com o Sebrae começou com a realização de cursos voltados para o empreendedorismo turístico, no mês de novembro. Em seguida, surgiu a oportunidade de incluir o município no roteiro do Turismo de Vivências. Essa iniciativa tende a gerar bons frutos para os municípios envolvidos, já que, a partir dessas experiências, esses visitantes poderão fazer a divulgação dos pontos turísticos, serviços e cultura oferecidos por cada cidade, como explica Jamily Carvalho, do marketing turístico da Setur municipal. 

“Eventos como esse engrandecem e mostram aos turistas os nossos equipamentos de hotelaria, artesanato, pontos turísticos e cultura regional. É a partir daqui que vai ser feita a divulgação em cada município, a propaganda boca a boca, o que há de bom em cada local. Por meio dessas experiências e vivências do destino, cada um conhece um pouquinho de cada lugar, o que pode ser desfrutado, enriquecendo, assim, o turismo local”. 

Experiências compartilhadas - Para a presidente da Associação dos Lojistas do Parque de Jacaré, Tatiana Morimoto, que fez parte da organização da programação, o mais importante dessas visitas é promover a troca de informações entre empreendedores e a formação de parcerias. 

“Foi sensacional participar da organização desse evento. Com as visitas que fizemos aos outros municípios, aprendemos bastante, e eu mesma já fiz indicações para os três municípios participantes. A gente espera que a partir de hoje, com a indicação deles, possamos trazer mais turistas para a nossa Cabedelo”. 

O guia de ecoturismo Julindio Macuxi, do município do Conde, teve a oportunidade de participar das visitas às quatro cidades, e vê esse momento como a formação de um grupo que tornará o turismo local mais fortalecido.

“Foi fantástico participar desses momentos, porque temos o envolvimento de quatro municípios diferentes, cada um com seu potencial, com suas atrações, todos em desenvolvimento, precisando conhecer um ao outro para poder indicar. A partir daqui, nós fizemos amizade e formamos um grupo forte que entende de turismo e que quer ter essa troca de experiências turísticas para ver o turismo local crescer”.

Já o comerciante Pedro Valdemir, da cidade de Pitimbu, ficou encantado com a beleza e a receptividade dos comerciantes de Cabedelo. 

“Eu fiquei encantado com a recepção que vocês nos deram, os passeios realizados, o restaurante que visitamos, simples, mas muito aconchegante. Foi a melhor almoço que tivemos nessas visitas”, finalizou.

Programação – A programação do “Turismo de Vivência e Experiência do Destino” começou logo cedo, com um café da manhã na Tapiocaria da Moça, no Centro. Em seguida, o grupo seguiu para a Pousada da Vila dos Ventos, em Ponta de Campina, onde foram recebidos pela apresentação do grupo de dança do Centro de Convivência do Idoso do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Cabedelo (Ipsemc).  

Depois, o grupo fez a travessia em um catamarã pelo rio Paraíba até a Ilha da Restinga, onde foi realizada uma trilha ecológica e um lanche a base de frutas tropicais. A próxima parada foi o Restaurante de Sumé, na praia Formosa, para o almoço, considerado o melhor entre as cidades visitadas.
À tarde, o grupo visitou o Centro Cultural Bicho de Pé, no Poço, onde foram recebidos pelo chorinho de Os Prateados e conheceram os serviços oferecidos no local, como caiaque, charrete e passeios.

Já no final da tarde, o grupo visitou o por do sol no Parque do Jacaré, e apreciou um show de voz e violão ao vivo e, ao cair o sol, o famoso bolero de Ravel por Jurandir do Sax. A programação foi encerrada por volta das 18h, na Tree House, também no Jacaré, onde foi feita uma degustação de comidas regionais.

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180