Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Centro de Artes e Cultura de Cabedelo realiza mostra de Danças Orientais
15/12/2015 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio


O Centro Municipal de Artes e Cultura de Cabedelo, vinculado à Secretaria de Educação, realizou, ontem (14), a I Noite de Danças Orientais no Teatro Santa Catarina. O evento coroou um trabalho realizado ao longo do ano com estudantes da rede municipal de ensino da Oficina de Dança do Ventre que apresentaram para um grande público o resultado das aulas de dança. 

Coordenada pela professora Silvia Xavier, a Oficina de Dança do Ventre conta com oito alunas, que integram as categorias Básico 1 e 2, Infantil, Adulto Iniciante e Avançado, participaram da Noite de Danças Orientais. 

O evento ainda contou com a participação especial do grupo Cearte JP, das alunas do Studio Vanessa Lira e também da Cia de Dança do Ventre de Cabedelo, grupo criado dentro do Centro de Artes. 

“Cabedelo é a primeira cidade da Paraíba a implantar essa atividade com danças orientais para os alunos da rede municipal. E nesse evento, realizado em grande estilo, participaram as alunas do nosso Centro, além de outras alunas e profissionais convidadas, já reconhecidas nessa arte. Hoje, com as nossas alunas prontas, e através deste trabalho desenvolvido com muita dedicação, nossa Cabedelo tem a oportunidade de conhecer uma nova linguagem em dança, contribuindo com a diversidade cultural e artística da cidade e levando o reconhecimento desse trabalho a outros municípios. Agradecemos a essa gestão municipal pela oportunidade de realizar este evento, um sonho da professora Sílvia Xavier”, afirmou a coordenadora do Centro de Artes e Cultura, Marileide Lourenço.

A professora Sílvia – arte-educadora efetiva da rede municipal de ensino, com formação em Artes Cênicas pela UFPB e especialização e mestrado com pesquisa em dança do ventre no formato arte-terapêutico – lembrou os benefícios que a dança do ventre traz aos participantes.

“Por meio de estudos acadêmicos, está comprovado que a dança do ventre traz inúmeros benefícios físicos, mentais e culturais, principalmente, para as mulheres. Estamos buscando, nessa mostra, trazer para Cabedelo essa cultura, aproximando a população e celebrando o amor por meio dessa arte que já revelou grandes talentos na Paraíba”. 

Quem participa das oficinas de dança do ventre há oito meses é a professora cabedelense Morgana Cardoso, que destacou a importância da dança em sua vida. 

“Sempre pratiquei atividades relacionadas à dança, mas nunca tinha feito dança do ventre. Quando soube que haveria aulas gratuitas e em Cabedelo, resolvi conhecer melhor essa dança, que é tão apaixonante. Acho muito enriquecedor para nossa cidade poder contar com a existência do Centro de Artes. Toda comunidade pode desfrutar de diversos cursos perto de casa, sem custo algum. Nossas aulas de dança do ventre têm atraído cada vez mais interessadas e o trabalho da professora Silvinha é lindo! Faz bem pra nossa saúde e pra nossa auto estima”.

Sobre o Centro - Os trabalhos desenvolvidos no Centro de Arte e Cultura são abertos e gratuitos, voltados para toda comunidade cabedelense, com foco na rede municipal de ensino. O Centro funciona nos horários diurno e noturno, com aulas em ritmo de oficinas diversificadas.

Além da dança do ventre, lá ainda são oferecidas aulas de dança popular, técnica vocal e canto, violão, guitarra, flauta, artes cênicas e artes visuais.

Atualmente, o corpo docente do Centro é formado por uma equipe multidisciplinar de nove profissionais.

As matrículas para as atividades do ano de 2016 já estão abertas. Mais informações pelo telefone (83) 9 8819-6739.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Festival de Crochê
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180