Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Centro de Artes e Cultura de Cabedelo realiza mostra de Danças Orientais
15/12/2015 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio


O Centro Municipal de Artes e Cultura de Cabedelo, vinculado à Secretaria de Educação, realizou, ontem (14), a I Noite de Danças Orientais no Teatro Santa Catarina. O evento coroou um trabalho realizado ao longo do ano com estudantes da rede municipal de ensino da Oficina de Dança do Ventre que apresentaram para um grande público o resultado das aulas de dança. 

Coordenada pela professora Silvia Xavier, a Oficina de Dança do Ventre conta com oito alunas, que integram as categorias Básico 1 e 2, Infantil, Adulto Iniciante e Avançado, participaram da Noite de Danças Orientais. 

O evento ainda contou com a participação especial do grupo Cearte JP, das alunas do Studio Vanessa Lira e também da Cia de Dança do Ventre de Cabedelo, grupo criado dentro do Centro de Artes. 

“Cabedelo é a primeira cidade da Paraíba a implantar essa atividade com danças orientais para os alunos da rede municipal. E nesse evento, realizado em grande estilo, participaram as alunas do nosso Centro, além de outras alunas e profissionais convidadas, já reconhecidas nessa arte. Hoje, com as nossas alunas prontas, e através deste trabalho desenvolvido com muita dedicação, nossa Cabedelo tem a oportunidade de conhecer uma nova linguagem em dança, contribuindo com a diversidade cultural e artística da cidade e levando o reconhecimento desse trabalho a outros municípios. Agradecemos a essa gestão municipal pela oportunidade de realizar este evento, um sonho da professora Sílvia Xavier”, afirmou a coordenadora do Centro de Artes e Cultura, Marileide Lourenço.

A professora Sílvia – arte-educadora efetiva da rede municipal de ensino, com formação em Artes Cênicas pela UFPB e especialização e mestrado com pesquisa em dança do ventre no formato arte-terapêutico – lembrou os benefícios que a dança do ventre traz aos participantes.

“Por meio de estudos acadêmicos, está comprovado que a dança do ventre traz inúmeros benefícios físicos, mentais e culturais, principalmente, para as mulheres. Estamos buscando, nessa mostra, trazer para Cabedelo essa cultura, aproximando a população e celebrando o amor por meio dessa arte que já revelou grandes talentos na Paraíba”. 

Quem participa das oficinas de dança do ventre há oito meses é a professora cabedelense Morgana Cardoso, que destacou a importância da dança em sua vida. 

“Sempre pratiquei atividades relacionadas à dança, mas nunca tinha feito dança do ventre. Quando soube que haveria aulas gratuitas e em Cabedelo, resolvi conhecer melhor essa dança, que é tão apaixonante. Acho muito enriquecedor para nossa cidade poder contar com a existência do Centro de Artes. Toda comunidade pode desfrutar de diversos cursos perto de casa, sem custo algum. Nossas aulas de dança do ventre têm atraído cada vez mais interessadas e o trabalho da professora Silvinha é lindo! Faz bem pra nossa saúde e pra nossa auto estima”.

Sobre o Centro - Os trabalhos desenvolvidos no Centro de Arte e Cultura são abertos e gratuitos, voltados para toda comunidade cabedelense, com foco na rede municipal de ensino. O Centro funciona nos horários diurno e noturno, com aulas em ritmo de oficinas diversificadas.

Além da dança do ventre, lá ainda são oferecidas aulas de dança popular, técnica vocal e canto, violão, guitarra, flauta, artes cênicas e artes visuais.

Atualmente, o corpo docente do Centro é formado por uma equipe multidisciplinar de nove profissionais.

As matrículas para as atividades do ano de 2016 já estão abertas. Mais informações pelo telefone (83) 9 8819-6739.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180