Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Sescab entrega 100 óculos de grau à população carente de Cabedelo
22/12/2015 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio



A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) realizou, nesta terça feira (22), mais uma entrega de óculos de grau para pessoas inscritas no Programa de Órteses e Próteses do Centro de Referência em Saúde Leonardo Mozart - Policlínica. A cerimônia aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e contou com a presença do prefeito Leto Viana. 

Ao todo, 100 pessoas foram beneficiadas com a entrega. Nos últimos três meses já foram distribuídos cerca de 400 óculos e a previsão é que, ainda este ano, sejam entregues mais 150 unidades. Já para o ano que vem, a meta é beneficiar 700 pessoas. 

“Agradeço a Deus a oportunidade de, como prefeito da minha cidade, poder proporcionar aos cidadãos momentos como o de hoje, em que estamos entregando óculos para quem realmente precisa. Sabemos que grande parte da população não tem condições de comprar um. A função do serviço público é garantir o acesso a um bem como esse, prezando pela qualidade. Por isso, além da entrega, queremos dizer que em caso de qualquer problema ou inadequação, estamos prontos para providenciar as correções necessárias", destacou o prefeito Leto Viana.  

O secretario de Saúde, Jairo Gama, destacou o propósito social da distribuição dos óculos, e explicou como se dá o acesso ao benefício que, além do cadastro, envolve os exames de vista e o diagnóstico de doenças oftalmológicas.

“Esse é um dos projetos que instituímos dentro da saúde de Cabedelo, nessa gestão, no propósito de garantir a todos os nossos usuários a ferramenta principal da visão, que é o óculos. Aqui na Policlínica, temos os profissionais da área da oftalmologia que fazem todos os atendimentos ambulatoriais e também os tratamentos cirúrgicos. Estamos buscando e resgatando para a sociedade cabedelense uma forma de inclusão ampla nesse projeto. Nos procurando e realizando a consulta, já é providenciado o encaminhamento para o recebimento dos óculos”.

Na fila de espera, aguardando a vez de receber os óculos, Genis Calisto, moradora do Jacaré, comentou a iniciativa.

“Estou esperando há um tempo ser beneficiado, e acho o programa muito bom. Cheguei até aqui através da Unidade de Saúde. Acho que é uma ação social importante em favor das pessoas que necessitam, uma ajuda boa para quem não tem condições de comprar os óculos”, afirmou.

Já Fátima Dias, moradora do Centro,  destacou o alcance da distribuição de óculos e a importância do programa para todos aqueles que não têm condições de comprar um óculos de grau. 

“Acho que é uma iniciativa muito boa da Prefeitura. Tem muita gente que precisa e não tem condição nenhuma de adquirir os óculos. Aí, uma oportunidade dessas é muito importante para elas”, afirmou.

O Programa – Além de óculos, o Programa de Órteses e Próteses da Sescab realiza distribuição de coletes e botas ortopédicas, muletas, cadeiras de roda, próteses de silicone para mulheres que passaram por processo de mastectomia e, mensalmente, bolsas de colostomia.

Secom Cabedelo
 





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180