Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Sescab entrega 100 óculos de grau à população carente de Cabedelo
22/12/2015 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio



A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) realizou, nesta terça feira (22), mais uma entrega de óculos de grau para pessoas inscritas no Programa de Órteses e Próteses do Centro de Referência em Saúde Leonardo Mozart - Policlínica. A cerimônia aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e contou com a presença do prefeito Leto Viana. 

Ao todo, 100 pessoas foram beneficiadas com a entrega. Nos últimos três meses já foram distribuídos cerca de 400 óculos e a previsão é que, ainda este ano, sejam entregues mais 150 unidades. Já para o ano que vem, a meta é beneficiar 700 pessoas. 

“Agradeço a Deus a oportunidade de, como prefeito da minha cidade, poder proporcionar aos cidadãos momentos como o de hoje, em que estamos entregando óculos para quem realmente precisa. Sabemos que grande parte da população não tem condições de comprar um. A função do serviço público é garantir o acesso a um bem como esse, prezando pela qualidade. Por isso, além da entrega, queremos dizer que em caso de qualquer problema ou inadequação, estamos prontos para providenciar as correções necessárias", destacou o prefeito Leto Viana.  

O secretario de Saúde, Jairo Gama, destacou o propósito social da distribuição dos óculos, e explicou como se dá o acesso ao benefício que, além do cadastro, envolve os exames de vista e o diagnóstico de doenças oftalmológicas.

“Esse é um dos projetos que instituímos dentro da saúde de Cabedelo, nessa gestão, no propósito de garantir a todos os nossos usuários a ferramenta principal da visão, que é o óculos. Aqui na Policlínica, temos os profissionais da área da oftalmologia que fazem todos os atendimentos ambulatoriais e também os tratamentos cirúrgicos. Estamos buscando e resgatando para a sociedade cabedelense uma forma de inclusão ampla nesse projeto. Nos procurando e realizando a consulta, já é providenciado o encaminhamento para o recebimento dos óculos”.

Na fila de espera, aguardando a vez de receber os óculos, Genis Calisto, moradora do Jacaré, comentou a iniciativa.

“Estou esperando há um tempo ser beneficiado, e acho o programa muito bom. Cheguei até aqui através da Unidade de Saúde. Acho que é uma ação social importante em favor das pessoas que necessitam, uma ajuda boa para quem não tem condições de comprar os óculos”, afirmou.

Já Fátima Dias, moradora do Centro,  destacou o alcance da distribuição de óculos e a importância do programa para todos aqueles que não têm condições de comprar um óculos de grau. 

“Acho que é uma iniciativa muito boa da Prefeitura. Tem muita gente que precisa e não tem condição nenhuma de adquirir os óculos. Aí, uma oportunidade dessas é muito importante para elas”, afirmou.

O Programa – Além de óculos, o Programa de Órteses e Próteses da Sescab realiza distribuição de coletes e botas ortopédicas, muletas, cadeiras de roda, próteses de silicone para mulheres que passaram por processo de mastectomia e, mensalmente, bolsas de colostomia.

Secom Cabedelo
 





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180