Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeito Leto Viana entrega reforma da USF do Renascer II
22/12/2015 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio


O prefeito Leto Viana entregou, nesta terça feira (22), a reforma de mais uma Unidade de Saúde da Família (USF) de Cabedelo. Desta vez, a população do Renascer II foi a maior beneficiada. A USF do bairro, localizada à Rua Esperança,  passou por um processo de revitalização e ampliação para acomodar os novos ambientes de atendimento médico e enfermagem. Com ela, já são cinco as unidade de saúde entregues completamente reformadas na atual gestão.

A obra, que teve investimento de R$ 33.942,53, contempla, aproximadamente 215m², com revestimento e pintura de pisos e paredes. A Unidade dispõe, agora, de quatro consultórios; recepção e espera; salas de procedimento, nebulização, expurgo, esterilização, reunião e arquivo; farmácia; copa e cozinha; além de quatro WC com acessibilidade. 

Uma Cantata de Natal, apresentada pelo Grupo de Xaxado Infantil do Renascer II, e uma benção proferida por um ministro da Igreja Católica, além de visitação às instalações, marcaram a entrega da importante obra, que vai beneficiar cerca de quatro mil pessoas.

“A entrega dessa USF representa o avanço de uma gestão baseada na busca da eficiência dentro da legalidade. Quando da inauguração da primeira USF, em Intermares, recebemos muitas críticas, pois diziam que aquela seria uma unidade padrão por ser localizada em bairro de rico. Respondemos dizendo que o padrão seria mantido, com igualdade para todos. O mesmo tratamento e investimento que foi feito lá, foi feito aqui no Renascer. Não há discriminação, nem vai ter. O pensamento da gestão é justamente perseguir todos os problemas encontrados na administração para conseguir, num curto prazo, restabelecer toda a estrutura de investimento em prol da coletividade”, afirmou o prefeito Leto Viana.

O secretário da Saúde Jairo Gama destacou a política de saúde implementada no município, que além da reforma e ampliação das USFs, contemplou também a construção de duas novas unidades.

“Essa reforma faz parte de uma política de melhorias na saúde que vem sendo implantada em Cabedelo e em todas as Unidades que precisam ser reformadas, para se adequarem ao que preconiza a lei e o Ministério da Saúde em relação ao atendimento dentro das USFs. Os nossos munícipes do Renascer terão, a partir de hoje, a qualidade diferenciada, o conforto. Essa é a política da atual gestão: reformar e ampliar as unidades existentes e investir na construção de novas. Hoje, podemos afirmar que Cabedelo tem saúde de qualidade e para todos". 

 Para a moradora e usuária Rosilene Cardoso da Cruz, a reforma vai melhorar o atendimento na USF. 

“Acho reforma maravilhosa. Está tudo lindo, limpo... Tudo ótimo. O posto estava precisando mesmo e o prefeito Leto está de parabéns. Acho que, com a reforma, a tendência é aumentar e melhorar o atendimento”, afirmou.

Humanização – Em seu pronunciamento, o prefeito Leto Viana destacou o processo de humanização que deve acompanhar o investimento na estrutura das unidades de saúde.

“A parte estrutural está pronta, mas o processo não termina por aqui. Além disso, temos que investir no funcionário comprometido com o cidadão, que é tão carente. Ninguém vai a um posto de saúde porque gosta, vai por necessidade. Então tem que ser bem atendido numa instituição pública. E importante que se inaugure, mas que também invistamos na capacitação dos profissionais para atender bem a população, pois uma forma de agradecer a Deus é, como gestor ou profissional, trazer qualidade de vida a população”. 

Secom Cabedelo 



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Reforma e Ampliação da Escola Miranda Burity
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180