Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Plano de Ordenamento dos food trucks em Intermares começa a valer a partir da próxima segunda-feira
29/12/2015 - Secretaria de Indústria, Comércio e Portos

Michael Sampaio



Cinquenta comerciantes ambulantes da orla de Intermares – os chamados food trucks – conheceram, em reunião nesta segunda-feira (28), as novas regras de ordenamento de suas atividades, que passam a valer já a partir do dia 4 de janeiro de 2016. A reunião aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC).

O ordenamento da orla de Intermares faz parte do Projeto Verão 2016, elaborado em conjunto entre as Secretarias Municipais do Planejamento, Indústria, Comércio e Porto, Receita, Saúde, Meio Ambiente, Infraestrutura, Turismo, Guarda Municipal e Mobilidade Urbana.

O documento, que deve virar Decreto Municipal, regulamentará a atividade desse tipo de comércio e condicionará os comerciantes a um cadastro inicial, um código de conduta e às exigências da Vigilância Sanitária, bem como a algumas normas do Código Nacional de Trânsito e da Lei do Meio Ambiente.

Dentre as medidas principais do Plano está a realização de duas coletas de lixo diárias na Avenida Oceano Atlântico -  uma à tarde e outra à noite. A ação ficará a cargo da Secretaria de Infraestrutura. 

“O ordenamento visa promover uma nova política de convivência com essas atividades econômicas, estimulando-as e, ao mesmo tempo, buscando inserir novas práticas de manejo dos resíduos da atividade, em benefício da limpeza pública. Por outro lado, definirá normas de estacionamento e áreas disponíveis para cada atividade. Além disso, a PMC ainda planeja inserir esses comerciantes nos programas sociais desenvolvidas na cidade, a exemplo dos cursos de Manipulação de Alimentos e no Programa de microcrédito Desenvolver”, destaca o secretário Hugo Braga. 

Para os comerciantes, o ordenamento é importante e bem vindo.

“Acho importante essa organização, principalmente no manejo do lixo. Que cada um assuma sua responsabilidade e que, assim, possamos comercializar nossos produtos sem agredir o meio ambiente”, destacou João do Abacaxi, que há mais de dez anos vende frutas em Intermares. 

Compreendido e aplaudido pela maioria dos comerciantes presentes à reunião, o novo ordenamento também recebeu contribuição por parte deles, no intuito de aperfeiçoar o conjunto de normas vigentes do documento. 

Secom Cabedelo
 
 
 
 







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180