Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeito empossa novos conselheiros tutelares
11/1/2016 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Vimerson Dantas



O prefeito Leto Viana empossou, no domingo (10), os 10 novos conselheiros tutelares e seus suplentes que vão atuar em seus respectivos setores (I e II) durante o próximo quadriênio (2016-2020). A solenidade de  posse aconteceu no Teatro Santa Catarina. 

As eleições para a escolha dos conselheiros aconteceu no dia 4 de novembro e, pela primeira vez, ocorreu de forma unificada em todo país. Ao todo, 6.217 eleitores compareceram às urnas para participarem do pleito, organizado por uma Comissão Especial Eleitoral criada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). 

Durante seu discurso, o prefeito agradeceu aos conselheiros que deixaram seus cargos e parabenizou os que foram eleitos agora. Além disso, lembrou o reajuste que concedeu, em novembro de 2014, à categoria, quase dobrando o salário e conferindo benefícios trabalhistas e sociais. 

“Parabenizo os dez conselheiros titulares e os dez suplentes, os eleitores que se fizeram presentes no ato democrático da eleição e cumprimento os familiares dos conselheiros hoje empossados. Agradeço aos conselheiros que deixam os seus cargos com o dever cumprido pelo trabalho eficiente que realizaram. Há mais de 12 anos o conselheiro tutelar não tinha tido reajuste salarial e nunca teve seus direitos trabalhistas e previdenciários regularizados, assim o fizemos com eficiência e justiça. Nossa gestão reconhece essa categoria pela atuação que tem em Cabedelo, buscando oferecer segurança, ouvindo as reclamações da comunidade aos desrespeitos que se cometem contra crianças e jovens, adotando providências, dedicando-se, de modo especial, aos mais desprotegidos. Desejo aos conselheiros hoje empossados: sabedoria, discernimento, coragem para que exerçam, com dignidade e eficiência, o seu papel, tão necessário e tão significante para o nosso município de cabedelo”, disse. 

Representantes da Justiça integraram e acompanharam todo o processo que elegeu os conselheiros tutelares cabedelenses. A expectativa é de que agora o órgão, embora seja autônomo, siga trabalhando em conexão com o poder judiciário. O juiz de direito da Vara da Infância e da Juventude, Antônio Silveira Neto, ressaltou a importância do conselheiro tutelar na sociedade.

“Na figura do conselheiro tutelar se reflete muita atenção e esperança para nossa sociedade. Para que o trabalho dos conselheiros tenha eficiência é necessário que haja colaboração e que eles estejam integrados com a Justiça, com o Ministério Público, com os órgãos do sistema de proteção e com a sociedade civil”. 

Compromisso dos conselheiros - Para o Setor I, , foram eleitos os conselheiros Francy Oliveira, Ninha de Josimar, Eliana Chaves, Ester de Normando e Epitácio. Já para o Setor II, foram eleitos Edinho, Cássia Santiado, Josinaldo, Nino e Lucas Lopes. 

A conselheira Francy Oliveira, do Setor I, falou qual é a sua expectativa para a missão que assumiu: “Nos capacitamos e o nosso desejo é fazer o melhor pela criança e pelo adolescente, sempre com a direção de Deus”.

Já Edson Fernandes, o Edinho, do Setor II, ratificou seu compromisso com o trabalho: “Agradeço ao povo que nos elegeu, sabemos que a missão é árdua, mas estamos prontos para trabalhar. Esperamos ter o apoio de todos”. 

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, sendo composto por dois setores, com cinco membros cada, escolhidos pela comunidade local para mandato de quatro anos, permitida uma recondução, mediante novo processo de escolha.

Em Cabedelo, os conselheiros atuam em dois setores: o Setor I abrange os bairros de Camboinha 3 até Miramar. Já o Setor II atende as áreas do Poço até Salinas do Ribamar. 

Secom Cabedelo
 









Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180