Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Eleitos por processo democrático, novos diretores escolares tomam posse em Cabedelo
12/1/2016 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio



O prefeito Leto Viana empossou, nesta segunda-feira (11), os diretores e adjuntos das 20 escolas municipais, escolhidos por meio de eleições entre a comunidade escolar. Os novos gestores exercerão seus cargos durante o biênio 2016/2017. Durante a solenidade, que aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, também receberam suas portarias os diretores das creches municipais. 

O Ato de Posse atende ao que dispõe a Lei nº 1.759/2015, recentemente sancionada pelo prefeito Leto Viana, sobre a gestão democrática nas escolas públicas do município. Entre outros aspectos, a Lei regulamenta e disciplina o processo de consulta à comunidade escolar para a escolha dos diretores e adjuntos nas Unidades de Ensino Municipais.

O Plano Nacional de Educação, datado de junho de 2014, em sua meta 19, previu o prazo de dois anos para a efetivação da consulta pública à comunidade escolar e para uma avaliação técnica dos candidatos a gestores. 

Em seu pronunciamento, o prefeito Leto Viana destacou que, antes mesmo de se esgotar o prazo legal, a Secretaria de Educação adotou as providências necessárias para a realização do curso preparatório, com o apoio do Instituto Alpargatas. Além disso, também realizou a avaliação técnica e organizou o processo de consulta à comunidade de cada escola municipal de ensino fundamental. Todo o processo foi dialogado com o Sindicato dos Servidores Públicos de Cabedelo. 

“Esse é um momento histórico para a Educação do Município de Cabedelo. Trata-se de um ato de fortalecimento da democracia e transparência no âmbito da Gestão Municipal. Parabenizo a todos os gestores hoje empossados. Tenho o compromisso de apoiar a gestão de todos vocês e, naturalmente, conto com o empenho e a dedicação de todos. O papel dos gestores é absolutamente decisivo para que a escola ofereça qualidade de ensino, tenha um clima de harmonia para acolher seus alunos. Fico tranquilo, pois sei que tanto aqueles que continuam na gestão, como os que agora assumem, estão preparados e corresponderão ao que o povo cabedelense espera da nossa educação”. 

Os diretores escolhidos – cuja nomeação era atribuição do gestor municipal – passaram por um consulta à comunidade escolar (pais, alunos acima de 10 anos, professores, funcionários e técnicos). A lei é uma propositura do poder executivo, gerado a partir do que determinam a Constituição Federal, em seu artigo 206; o artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9.394, de 1996); e a meta 11 do Plano Municipal de Educação (Lei 1.750/2015).
 
“Após 12 anos de lutas e expectativas, vemos ser implementado o processo de consulta popular para escolha da gestão escolar. O que só foi possível pela visão da atual gestão, que entendeu essa mudança como um traço de eficiência e transparência”, lembrou a secretária de Educação, professora Clecy Alves. 

Compromisso com a educação – Os novos gestores ratificaram seu compromisso em manter a qualidade da educação das escolas municipais, além de trabalharem buscando avanços e conquistas ainda necessários. 

“O processo de escolha em nossa escola foi muito feliz pela equipe que elegeu. E espero que, somados ao apoio que temos recebido da Seduc, e com mais autonomia, nossos projetos futuros, que são muitos, possam ser implementados com maior rapidez e eficiência”, ressaltou Rosa Maria Viana do Amaral, que dirige a Escola Rosa Figueiredo de Lima há 33 anos e foi recém-eleita para o próximo biênio. 

Já para Jane Pereira de Sena, diretora eleita para a Escola Antônio Viana, a atual mudança representa um ato de sabedoria da atual gestão. 

“Dar voz aos pais e alunos e demais companheiros de trabalho - pessoas que conhecem não só a capacidade, mas a trajetória do professor/gestor -, certamente ajudará a aperfeiçoar a gestão escolar”. 
 
Secom  Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180