Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo participa do 23º Salão de Artesanato da Paraíba
15/1/2016 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Michael Sampaio


A cidade de Cabedelo estará presente no 23º Salão de Artesanato da Paraíba, que começa nesta sexta-feira (15) e segue até o dia 31, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Dez artesãs cabedelenses irão expor seus trabalhos em escamas de peixe, crochê, tecido e ossos de boi. A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) vem dando total apoio às artesãs, e disponibilizou transporte para maior segurança e conforto das participantes. 

Os trabalhos expostos vão desde roupas, biquínis, mantas, peças decorativas e bijuterias. A artesã Maria Josilene Bernardo de Sousa, mais conhecida como Jô do Osso, produz as exclusivas biojoias: bijuterias feitas com o osso de boi. Ela é a única na Paraíba a trabalhar com a matéria prima e sempre se destaca no Salão, onde expõe há 12 anos. 

Com uma técnica pioneira e exclusiva, a artesã consegue desenvolver anéis, pulseiras, colares e brincos utilizando apenas o material banhado com tinturas naturais extraídas do urucum, da flor do maracujá ou até mesmo da casca da uva. 

“Eu revendo minhas peças para mais de 12 países. É uma honra e um orgulho muito grande levar o nome da minha Cabedelo para o Brasil e o mundo. O Salão é uma vitrine para o nosso trabalho, e eu faço sempre questão de participar e chamar o maior número de artesãs daqui para irem também”, diz. 

Jô ainda faz questão de destacar o apoio e incentivo que vem recebendo da PMC para produzir e expor seus trabalhos.

“Temos tendo uma assistência muito boa por parte dessa gestão, principalmente por meio da primeira-dama, Jacqueline Monteiro. Sempre estamos nos reunindo, discutimos formas de melhorar a produção das artesãs daqui. A Prefeitura também realiza muitas capacitações e cursos para aperfeiçoar ainda mais os nossos trabalhos. Nossa luta agora é por um espaço só nosso, onde poderemos expor nossa produção de forma ainda mais organizada. E isso está bem perto de acontecer. A primeira-dama tem sido uma grande apoiadora do artesanato de Cabedelo, reconhecendo seu valor”, completa. 

Sobre o Salão - O tradicional Salão de Artesanato da Paraíba chega a sua 23ª edição em 2016. O tema deste ano homenageia o algodão colorido naturalmente produzido no estado e terá cerca de 60 novos artesãos participantes, mais de dois mil envolvidos e poderá movimentar mais de meio milhão de reais na economia da Paraíba. Presencialmente, haverá cerca de 400 artesãos divididos em uma área total de 1.350m. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180