Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Desenvolver Cabedelo capacita mais uma turma de beneficiários
28/1/2016 - Secretaria de Indústria, Comércio e Portos

Michael Sampaio



O Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios – Desenvolver Cabedelo - realizou, na tarde de ontem (27), mais uma capacitação a uma nova turma de beneficiários do projeto. A etapa faz parte do processo de habilitação e financiamento de pequenos comerciantes em Cabedelo, que, nesta fase, recebem orientação e se preparam para apresentar o seu Plano de Negócios (PN).

A cada mês, o programa tem formado uma turma de beneficiários aptos a receberem o benefício, que contempla pequenos empresários com a liberação de credito de até R$ 3 mil. Desde novembro do ano passado, já foram formadas três turmas, contemplando um total de 31 beneficiários.

De acordo com a coordenadora do programa, Geovanice de Fátima Ferreira, o Desenvolver tem apresentado resultados significativos no setor comerciário de Cabedelo, o que justifica uma demanda maior de pessoas que buscam o benefício. 

"Temos acompanhado cada beneficiário e dado todo suporte, inclusive após o recebimento do crédito. Com as últimas turmas tivemos um êxito fantástico, impulsionando as vendas de final de ano em seus comércios. Eles agora sabem que sair da informalidade traz inúmeras vantagens, a exemplo da cobertura securitária e da segurança previdenciária, além da formalização e legalização do estabelecimento, o que é bom também para a nossa cidade, já que fazemos o capital circular, fomentando o comércio formal e até informal", explicou. 

Geovanice acrescentou, ainda, que a equipe do Desenvolver está buscando parcerias para também atender e orientar o comerciante informal, incentivando-o a buscar a formalização de seu negócio.

O comerciante Ednaldo Sabino, proprietário de um mercadinho no bairro do Renascer, participa da turma de beneficiário deste mês de janeiro. Ele ressaltou a importância de buscar apoio no programa Desenvolver para se inserir no mercado de trabalho. 

“Estou comercializando há apenas 1 ano e meio, e o Desenvolver tem sido muito importante, pois assim posso trabalhar na forma da lei e melhorar meu negócio. O pensamento é crescer com dignidade e sabedoria, ter mais renda, gerar emprego e atender melhor à clientela. Esse projeto nos ensina a trabalhar sério”. 

Já a microempreendedora individual (MEI) Rosângela Chaves, cujo comércio já possui CNPJ, trabalha no ramo de confecções no Mercado Público e justificou a procura pelo programa. 

“Ser um comerciante regularizado facilita a vida de empreendedor. A busca pelo crédito é importante para poder oferecermos mais opções e melhorias para nossos clientes”. 

O programa - O Desenvolver Cabedelo foi criado pela Lei Municipal 1.751, de 12 de junho de 2015, e é voltado para dar apoio aos pequenos negócios, cujas atividades necessitem de amparo financeiro, capacitação empreendedora e financiamento.

Para participar do Programa, os interessados devem fazer o seu cadastro na sede do Desenvolver, situada na rua Joaquim Bento de Santana, s/n, sala C, no bairro de Monte Castelo (próximo ao Varanda´s Dancing Bar), das 9h às 14h, horário de funcionamento do órgão.

Após fazer seu cadastro, o candidato se submeterá ao processo de capacitação para ser habilitado a definir o Plano de Negócio. Aprovado o Plano, cabe ao comitê gestor analisar cada um para definir o valor a ser emprestado e o prazo de pagamento, levando em conta a capacidade de cada um. Após essa etapa, o processo entra na fase de crédito e, depois, no pós crédito, que é o acompanhamento da aplicação dos recursos.

Secom Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180