Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Carnaval Rosa Choque reúne dezenas de pessoas no Zumba Folia
5/2/2016 - Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres

Michael Sampaio


O clima do Carnaval tomou conta do Ginásio Poliesportivo de Camalaú nesta quinta-feira (04). Cerca de 200 pessoas de todas as idades -  com máscaras, pinturas, acessórios, confetes e serpentinas -  reuniram-se para a realização do I Zumba Folia - Carnaval Rosa Choque. 

O evento foi promovido pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM), por meio do projeto Mulher Saudável, em parceria com a Secretaria de Saúde (Sescab), buscando associar os festejos carnavalescos com a prática de esportes e a promoção da saúde.

“No início pensamos em promover um grito de carnaval voltado apenas para as alunas do zumba, mas nosso evento tomou proporções maiores. A partir da nossa iniciativa, a primeira-dama Jaqueline Monteiro deu a ideia de abrangermos as demais secretarias, e conseguimos trazer para esse evento representantes de vários setores e fazer uma festa bem animada”, destacou a secretária Monica Pimentel. 

A primeira-dama Jacqueline Monteiro compareceu ao lado do prefeito Leto Viana, e destacou a importância de aliar, nesta época do ano, folia com saúde. 

“A ideia foi a de reunir as praticantes de Zumba e toda a população em um momento de descontração, aliando o período carnavalesco com informações sobre saúde e bem estar. Conseguimos reunir não apenas as mulheres, mas também os homens aqui, demonstrando a força que esse projeto do Zumba vem conquistando em Cabedelo. Carnaval é uma época feliz, de alegria, e nada representa melhor tudo isso do que a dança”. 

Além de frevo e marchinhas de carnaval, o destaque da tarde foi o aulão de Zumba ministrado por Geuza Ribeiro, educadora física e secretária adjunta da SEPM, e mais dois instrutores convidados, que aproveitaram a oportunidade para orientar os participantes quanto aos hábitos saudáveis durante os festejos carnavalescos.

“A nossa intenção foi a de promover alegria e passar boas energias para os participantes. Esse é um projeto que vem desde o ano passado trazendo saúde e alegria. E esse é um momento para que elas se sociabilizem mais, brinquem um carnaval com tranquilidade, relembrando os cuidados que devemos ter durante os festejos com a hidratação e alimentação”, afirmou Geusa.

Carnaval com saúde - Durante Zumba Folia - Carnaval Rosa Choque, a Sescab disponibilizou uma técnica em enfermagem para aferição de pressão arterial. A Vigilância Epidemiológica também esteve presente, distribuindo material educativo sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), além de preservativos masculino e feminino. 

Quem participou do evento não se arrependeu. Até quem não gosta muito de Carnaval se rendeu à folia. Caso de dona Marizete Araújo, moradora de Camalaú. “Não gosto muito de carnaval, mas essa festa realizada num lugar fechado foi uma ideia muito boa. Gostei de participar”, disse. 

Já para Ana Patrícia, também moradora de Camalaú, brincar o carnaval não é nenhuma novidade, mas aliar a brincadeira à prática de atividade física foi uma boa ideia.“Eu já gosto muito de carnaval, e a ideia de juntar o zumba com as músicas do carnaval foi muito boa, além de ser um momento de comemoração que ajuda no entrosamento entre as mulheres”.

Aulas de Zumba - As aulas de Zumba realizadas pela SEPM começaram desde a semana passada. As atividades acontecem sempre nas terças e quintas-feiras, das 7h30 às 8h30, no Ginásio de Camalaú.

“Quinzenalmente há a presença de uma enfermeira para aferir pressão das participantes. Além disso, o Mulher Saudável também ministra palestras sobre educação alimentar com uma nutricionista. A turma de Zumba, atualmente, conta com mais de 100 alunas e as portas estão sempre abertas para receber mais mulheres interessadas”, pontua Mônica Pimentel. 

As inscrições para as aulas gratuitas de Zumba podem ser feitas na SEPM, localizada na Rua Manoel Araújo do Nascimento, 130, Jardim Brasília, próximo ao Caps. Para efetuar o cadastro é necessário levar xérox do RG, comprovante de residência e atestado médico comprovando aptidão para praticar atividades.  



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Reforma e Ampliação da Escola Miranda Burity
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180