Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeito entrega crédito do Desenvolver Cabedelo a microempreendedores
18/2/2016 - Secretaria de Indústria, Comércio e Portos

Michael Sampaio


O prefeito Leto Viana participou, nesta quarta-feira (17), da entrega de R$ 11,6 mil em cheques a nove pequenos comerciantes habilitados no Programa Desenvolver Cabedelo. Essa foi a terceira turma de comerciantes inscritos no programa a terem acesso ao crédito. 

Com a entrega, o Desenvolver atingiu a marca de 29 microempreendedores beneficiados, e um valor total de cerca de R$ 45 mil distribuídos. 

Durante a solenidade, o prefeito enfatizou a importância do programa para a geração de renda no município. 
 
“É importante que o programa atinja e beneficie os pequenos comerciantes de toda a cidade de Cabedelo. Essa é a intenção dessa gestão em todas as áreas. A geração de trabalho e renda é muito importante e o gestor tem que dar condições ao pequeno comerciante para ele sobreviver, não precisar de favores. O que vale é fomentar o investimento para cada um construir sua independência com responsabilidade e organização. Esse é o pensamento da gestão e ela está aberta para dar assistência no que for preciso”. 

Para a coordenadora do Desenvolver, Geovanice Oliveira, a avaliação do programa até agora é positivo. 

“Nosso trabalho tem por base a parceria. Ele pressupõe começo e continuidade com as pessoas, porque queremos acompanhar o crescimento delas. No processo de oferta de crédito sempre orientamos a ter muita responsabilidade. Investirem no próprio negócio para que posam potencializar a atividade comercial, aumentando o poder de compra e a margem de lucro para que, após doze meses, posam voltar e realizar uma nova operação de crédito”. 

A coordenadora revelou, ainda, que entre os projetos futuros do Desenvolver estão a aquisição de um contador para dar orientações aos comerciantes; uma parceria com uma Universidade para oferta de cursos de capacitação para os beneficiados; e com a Secretaria da Mulher (SEPM), para projeto voltado às artesãs cabedelenses.

Oportunidade e incentivo- Trabalhando há cerca de cinco anos como mecânico de motos, Tiago Bispo disse nunca ter tido acesso a qualquer tipo de crédito, e revelou ver no programa da Prefeitura uma oportunidade de melhorar seu negócio. “Vai me ajudar em muitas coisas, comprar peças novas e organizar a oficina”, comentou.

Já José Carlos da Silva Santos, que comercializa salgados e caldo de cana, revelou que o crédito será um investimento importante para melhorar seu negócio.  “Pretendo adquirir tendas e bancos para melhorar mais o ambiente de trabalho. É um incentivo. Vou adesivar meu veículo e fazer uns cartões para divulgação. Quero ter mais clientes e, também, oferecer um ambiente tranquilo e mais higiênico”, destacou.  

O programa - O Desenvolver Cabedelo foi criado pela Lei Municipal 1.751, de 12 de junho de 2015, e é voltado para dar apoio aos pequenos negócios, cujas atividades necessitem de amparo financeiro, capacitação empreendedora e financiamento.

Para participar do Programa, os interessados devem fazer o seu cadastro na sede do Desenvolver, situada na rua Joaquim Bento de Santana, s/n, sala C, no bairro de Monte Castelo (próximo ao Varanda´s Dancing Bar), das 9h às 14h, horário de funcionamento do órgão.

Após fazer seu cadastro, o candidato se submeterá ao processo de capacitação para ser habilitado a definir o Plano de Negócio. Aprovado o Plano, cabe ao comitê gestor analisar cada um para definir o valor a ser emprestado e o prazo de pagamento, levando em conta a capacidade de cada um. Após essa etapa, o processo entra na fase de crédito e, depois, no pós crédito, que é o acompanhamento da aplicação dos recursos.

Secom Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180