O prefeito Leto Viana participou, nesta quarta-feira (17), da entrega de R$ 11,6 mil em cheques a nove pequenos comerciantes habilitados no Programa Desenvolver Cabedelo. Essa foi a terceira turma de comerciantes inscritos no programa a terem acesso ao crédito.
Com a entrega, o Desenvolver atingiu a marca de 29 microempreendedores beneficiados, e um valor total de cerca de R$ 45 mil distribuídos.
Durante a solenidade, o prefeito enfatizou a importância do programa para a geração de renda no município.
“É importante que o programa atinja e beneficie os pequenos comerciantes de toda a cidade de Cabedelo. Essa é a intenção dessa gestão em todas as áreas. A geração de trabalho e renda é muito importante e o gestor tem que dar condições ao pequeno comerciante para ele sobreviver, não precisar de favores. O que vale é fomentar o investimento para cada um construir sua independência com responsabilidade e organização. Esse é o pensamento da gestão e ela está aberta para dar assistência no que for preciso”.
Para a coordenadora do Desenvolver, Geovanice Oliveira, a avaliação do programa até agora é positivo.
“Nosso trabalho tem por base a parceria. Ele pressupõe começo e continuidade com as pessoas, porque queremos acompanhar o crescimento delas. No processo de oferta de crédito sempre orientamos a ter muita responsabilidade. Investirem no próprio negócio para que posam potencializar a atividade comercial, aumentando o poder de compra e a margem de lucro para que, após doze meses, posam voltar e realizar uma nova operação de crédito”.
A coordenadora revelou, ainda, que entre os projetos futuros do Desenvolver estão a aquisição de um contador para dar orientações aos comerciantes; uma parceria com uma Universidade para oferta de cursos de capacitação para os beneficiados; e com a Secretaria da Mulher (SEPM), para projeto voltado às artesãs cabedelenses.
Oportunidade e incentivo- Trabalhando há cerca de cinco anos como mecânico de motos, Tiago Bispo disse nunca ter tido acesso a qualquer tipo de crédito, e revelou ver no programa da Prefeitura uma oportunidade de melhorar seu negócio. “Vai me ajudar em muitas coisas, comprar peças novas e organizar a oficina”, comentou.
Já José Carlos da Silva Santos, que comercializa salgados e caldo de cana, revelou que o crédito será um investimento importante para melhorar seu negócio. “Pretendo adquirir tendas e bancos para melhorar mais o ambiente de trabalho. É um incentivo. Vou adesivar meu veículo e fazer uns cartões para divulgação. Quero ter mais clientes e, também, oferecer um ambiente tranquilo e mais higiênico”, destacou.
O programa - O Desenvolver Cabedelo foi criado pela Lei Municipal 1.751, de 12 de junho de 2015, e é voltado para dar apoio aos pequenos negócios, cujas atividades necessitem de amparo financeiro, capacitação empreendedora e financiamento.
Para participar do Programa, os interessados devem fazer o seu cadastro na sede do Desenvolver, situada na rua Joaquim Bento de Santana, s/n, sala C, no bairro de Monte Castelo (próximo ao Varanda´s Dancing Bar), das 9h às 14h, horário de funcionamento do órgão.
Após fazer seu cadastro, o candidato se submeterá ao processo de capacitação para ser habilitado a definir o Plano de Negócio. Aprovado o Plano, cabe ao comitê gestor analisar cada um para definir o valor a ser emprestado e o prazo de pagamento, levando em conta a capacidade de cada um. Após essa etapa, o processo entra na fase de crédito e, depois, no pós crédito, que é o acompanhamento da aplicação dos recursos.
Secom Cabedelo