O prefeito Leto Viana participou, nesta quinta-feira (18), de uma reunião com a Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Santa Catarina (AMABSC). No encontro, o gestor e os secretários presentes apresentaram e tiraram dúvidas acerca do projeto de pavimentação e drenagem das ruas do entorno do Porto de Cabedelo, que deve ser executado em breve.
Durante o encontro, proposto pela AMABSC, o prefeito prestou contas das ações que estão sendo realizadas em sua gestão, garantiu a execução da obra e também determinou que sua equipe técnica esclarecesse todas as dúvidas relativas ao assunto.
O projeto prevê obras de drenagem de águas pluviais e pavimentação asfáltica em 2.200m de vias de acesso ao Porto. Serão beneficiadas, principalmente, as Ruas Cel José Teles, Francisco Serafim, Santa Catarina, Conde Augusto Chericate e Travessa do Mercado de Artesanato.
“Essa obra será a realização de um sonho para nossa Cabedelo. Muitos gestores aqui passaram e não conseguiram realizá-la. E nós a realizaremos! Há muita dedicação e competência em tudo que estamos procurando fazer por nossa cidade. Peço apenas a compreensão de todos os moradores, pois uma obra desse porte fará com que surjam alguns transtornos na localidade. Porém, com certeza, valerá a pena”, afirmou Leto.
Os secretários de Indústria e Comércio, Hugo Sobreira; de Habitação, Rodrigo Martinez; e de Infraestrutura, Érica Gusmão; foram sabatinados pelos moradores acerca da obra e o andamento do processo, que espera apenas a liberação da Caixa Econômica Federal (CEF) para o início da licitação.
“A Caixa pede que cumpramos um determinado período, mas estamos trabalhando para conseguir antecipar esses prazos regimentais. A previsão é de que nos próximos 30 dias possamos abrir a licitação para execução da obra”, destacou Sobreira.
Para os moradores, o encontro foi positivo e todas as dúvidas relativas à importante obra – demanda de mais de 20 anos da população – foram dirimidas. A população elogiou o diálogo da atual gestão e espera que a obra traga grandes melhorias para o bairro.
“Para nós foi muito bom, porque entendemos que é necessária essa parceria entre moradores e o poder público. Esse diálogo é marca de nossa Associação na busca por melhorias para nosso bairro e para toda cidade”, disse o presidente da AMABSC, André Roque.
“A avaliação que eu faço dessa reunião é muito boa. Aqui foi divulgado o que esperamos que, de fato, aconteça. Moro numa área em que o fluxo de turistas e de trabalhadores é grande; e a nossa expectativa é a de que haja melhorias para nossa cidade. Essa situação já vem ocorrendo em muitas gestões, e somente agora o poder público está nos dando ouvidos. Essa era a nossa maior dificuldade. É gratificante ver o prefeito nos ouvindo, vendo as nossas dificuldades e tentando resolvê-las”, concluiu a técnica em enfermagem Maria da Guia, moradora da rua Francisco Serafim, que será beneficiada com a pavimentação.
Processo - O contrato de liberação de verba junto à CEF para as obras de pavimentação e drenagem das ruas que dão acesso ao Porto de Cabedelo foi assinado no último mês de janeiro. Ao todo, foram destinados à Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) R$ 5.665.000,00 (cinco milhões, seiscentos e sessenta e cinco mil reais), por meio do Ministério das Cidades.
Após a liberação da CEF e o início do processo licitatório, a empresa vencedora terá 12 meses para realizar as intervenções, que trarão inúmeros benefícios à população e aos trabalhadores que atuam no entorno do Porto.
Presenças – Além das autoridades supracitadas acima, estiveram presentes à audiência o procurador-geral do município, Antonio do Vale; o secretário de Meio Ambiente, Walber Farias; o secretário de Segurança, Josué Góes; o assessor especial do Gabinete, Neroaldo Pontes; o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Caio Moreira; o presidente da Fundação Fortaleza de Santa Catarina, Oswaldo Carvalho; e o presidente da Associação dos Moradores de Ponta de Matos, Ivânio.
Secom Cabedelo