Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Profissionais do HMMPAB participam de capacitação em coleta de leite humano
19/2/2016 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio


O Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa (HMMPB) realizou, nestas quarta e quinta-feira (17 e 18), um curso de capacitação em manejo clínico de lactação, voltado aos profissionais que trabalham no recém-inaugurado Posto de Coleta de Leite Humano da Unidade. A iniciativa contou com o apoio do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral e buscou, principalmente, apresentar a esses profissionais os procedimentos padrões para a correta coleta de leite. 

Cerca de 15 pessoas, entre enfermeiras, psicólogos e nutricionistas, participaram do curso, que aconteceu no auditório do Anexo da Prefeitura. De acordo com a consultora internacional da Rede de Bancos de Leite Humano, Sônia Galiza, a capacitação é obrigatória para quem vai trabalhar nos postos de coleta de leite humano, e objetiva levar um atendimento mais humanizado às mães e bebês do HMMPB

“Esse é o primeiro de uma série de cursos que devem ser ministrados anualmente, pois é sempre necessário que os profissionais estejam atualizados. O grande objetivo é a diminuição da mortalidade infantil, pois quando se incentiva o aleitamento materno, dá à criança chances de ter uma alimentação saudável”, diz. 

A capacitação foi dividida em duas etapas. No primeiro momento, os participantes conheceram detalhadamente a importância da capacitação dos profissionais e os procedimentos necessários para a coleta do leite materno para doação. Depois, foram apresentados à parte mais técnica do curso, com demonstrações de manipulação do leite e controle de qualidade.

“Para doar leite materno, as nutrizes precisam estar saudáveis e apresentarem secreção lática superior às exigidas pelo seu bebê ou estarem impossibilitadas de amamentar o filho, que por alguma razão não está podendo mamar. Elas precisam apresentar exames pré ou pós-natal compatíveis com a doação, não fumar, beber ou usar drogas ilícitas ou contraindicadas para a amamentação. Mulheres com muito leite, que têm secreção, precisam fazer a retirada desse excesso para evitar o aparecimento de problemas relacionados à mama, como mastite”, explicou a enfermeira e diretora de assistência do Centro de Referência Especializada Leonard Mozart – Policlínica, Erika Marçal. 

Para Maria José, enfermeira do HMMPB que participou do curso, a iniciativa é muito positiva para o Posto de Coleta.
“Se vem uma gestante ou uma mãe com um recém-nascido, a gente já tem um apoio lá, já tem onde buscar e já sabe como orientar essa mãe a amamentar e ordenhar o leite corretamente”, disse. 
Já a nutricionista Karla Girão, destacou a capacitação do ponto de vista nutricional, enfatizando a importância do aleitamento materno para o recém-nascido. 

“Em relação ao ponto nutricional, essa iniciativa do Hospital é de grande necessidade, pois o leite humano é, em termos de qualidade, o alimento mais rico para a criança até seus dois anos de idade”.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180