Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Profissionais do HMMPAB participam de capacitação em coleta de leite humano
19/2/2016 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio


O Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa (HMMPB) realizou, nestas quarta e quinta-feira (17 e 18), um curso de capacitação em manejo clínico de lactação, voltado aos profissionais que trabalham no recém-inaugurado Posto de Coleta de Leite Humano da Unidade. A iniciativa contou com o apoio do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral e buscou, principalmente, apresentar a esses profissionais os procedimentos padrões para a correta coleta de leite. 

Cerca de 15 pessoas, entre enfermeiras, psicólogos e nutricionistas, participaram do curso, que aconteceu no auditório do Anexo da Prefeitura. De acordo com a consultora internacional da Rede de Bancos de Leite Humano, Sônia Galiza, a capacitação é obrigatória para quem vai trabalhar nos postos de coleta de leite humano, e objetiva levar um atendimento mais humanizado às mães e bebês do HMMPB

“Esse é o primeiro de uma série de cursos que devem ser ministrados anualmente, pois é sempre necessário que os profissionais estejam atualizados. O grande objetivo é a diminuição da mortalidade infantil, pois quando se incentiva o aleitamento materno, dá à criança chances de ter uma alimentação saudável”, diz. 

A capacitação foi dividida em duas etapas. No primeiro momento, os participantes conheceram detalhadamente a importância da capacitação dos profissionais e os procedimentos necessários para a coleta do leite materno para doação. Depois, foram apresentados à parte mais técnica do curso, com demonstrações de manipulação do leite e controle de qualidade.

“Para doar leite materno, as nutrizes precisam estar saudáveis e apresentarem secreção lática superior às exigidas pelo seu bebê ou estarem impossibilitadas de amamentar o filho, que por alguma razão não está podendo mamar. Elas precisam apresentar exames pré ou pós-natal compatíveis com a doação, não fumar, beber ou usar drogas ilícitas ou contraindicadas para a amamentação. Mulheres com muito leite, que têm secreção, precisam fazer a retirada desse excesso para evitar o aparecimento de problemas relacionados à mama, como mastite”, explicou a enfermeira e diretora de assistência do Centro de Referência Especializada Leonard Mozart – Policlínica, Erika Marçal. 

Para Maria José, enfermeira do HMMPB que participou do curso, a iniciativa é muito positiva para o Posto de Coleta.
“Se vem uma gestante ou uma mãe com um recém-nascido, a gente já tem um apoio lá, já tem onde buscar e já sabe como orientar essa mãe a amamentar e ordenhar o leite corretamente”, disse. 
Já a nutricionista Karla Girão, destacou a capacitação do ponto de vista nutricional, enfatizando a importância do aleitamento materno para o recém-nascido. 

“Em relação ao ponto nutricional, essa iniciativa do Hospital é de grande necessidade, pois o leite humano é, em termos de qualidade, o alimento mais rico para a criança até seus dois anos de idade”.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180