Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Artesãs do Projeto Ondinas de Cabedelo visitam exposição das Sereias da Penha
25/2/2016 - Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres

Michael Sampaio



Quarenta e cinco artesãs cabedelenses, participantes do Projeto Ondinas de Cabedelo, conheceram, ontem (24), a exposição Fúria da Sereia, com peças produzidas pelas Sereias da Penha. Em visita à Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, em João Pessoa, o grupo pode apreciar e saber mais sobre as biojoias e roupas produzidas a partir de escamas de peixe e metal.

A visita teve por objetivo agregar mais conhecimento ao trabalho que será produzido na cidade portuária com o Ondinas, bem como motivar as artesãs a gerar emprego e renda a partir desse artesanato. 

Lançado na semana passada pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SEPM), o Ondinas de Cabedelo vai incentivar, capacitar e promover maior visibilidade à produção do artesanato local. A estratégia do projeto é a elaboração de uma coleção de itens (roupas e acessórios) e, ao final, a realização de uma exposição com as peças produzidas. 

A madrinha do projeto é a primeira-dama Jacqueline Monteiro, que também participou da visita à exposição na Estação Ciência e destacou o caráter maior do Ondinas de Cabedelo: valorizar o artesanato local. 

“É muito importante para nós, cabedelenses, estarmos presentes em ações de sucesso realizadas por outros municípios. Eu, que estou à frente do Ondinas desde o início do meu mandato como vereadora, não poderia deixar de estar aqui hoje para apreciar esse trabalho das Sereias que tanto nos identificamos, já que há bastante tempo nossas artesãs conhecem e trabalham com escamas de peixe em Cabedelo. O nosso projeto vem para fortalecer o artesanato local e a geração do emprego e renda por meio do comércio das peças produzidas pelas artesãs”. 

Para a secretária-adjunta da SEPM, Geusa Ribeiro, a partir dessa visita à exposição será possível aprender e se espelhar em projetos que vêm dando certo. 

”Com essa visita queremos mostrar às participantes do Ondinas que é possível trabalhar usando a criatividade com o material que temos em abundância na nossa terra, produzindo peças inovadoras. Conhecendo outros projetos, nós podemos absorver bons exemplos que servem de motivação, e elas estão vendo aqui que é possível alcançar sucesso com a arte”, disse. 

A artesã Graça Patrício, moradora do Centro, é uma das pioneiras na Paraíba no artesanato com escamas de peixe. Da visita, ela diz que extraiu boas e promissoras lições.

“Observamos aqui o trabalho, a maneira de expor e a divulgação. Cabedelo é o município pioneiro nessa arte, mas o nosso maior entrave é a falta de divulgação. Acreditamos que agora, com o Ondinas, teremos mais visibilidade e iremos crescer”. 

Já Elzira Ribeiro, moradora do bairro Santa Catarina, que também trabalha com escamas de peixes há mais de 10 anos, prevê dias melhores para o artesanato de Cabedelo com o projeto. 

“Trabalho há muito tempo com esse material em Cabedelo e sempre tivemos dificuldade em vender nosso artesanato. Mas agora, com esse projeto, esperamos que as peças que fazemos com escamas de peixes e outros materiais ganhem o mundo”. 

Ondinas – O Projeto Ondinas de Cabedelo busca capacitar as artesãs locais na área do estilismo e na criação de produtos artesanais, como forma, também, de revitalizar o artesanato local, valorizar e integrar as artesãs do município. 

Entre as metas da iniciativa, estão a capacitação, o apuro das técnicas artesanais, a criação e elaboração de peças de design de modas (roupas e acessórios), a montagem de portfólio das peças da coleção, a documentação fotográfica e vídeográfica e a exposição artística. 

O nome do projeto é uma referência aos elementos aquáticos que traduzem os mistérios da beleza, da sedução, da sensualidade, do romantismo e da energia da água. As ondinas são as guardiãs da água. É também uma referência à tendência dominante entre os artesãos cabedelenses de trabalhar com subprodutos da atividade pesqueira, como mariscos e escamas de peixe, atividade na qual é pioneira.

Secom Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Reforma e Ampliação da Escola Miranda Burity
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180