Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Primeira-dama visita Maternidade e entrega enxovais a mães carentes do município
8/3/2016 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Michael Sampaio



A primeira-dama Jacqueline Monteiro participou, nesta terça-feira (8), de uma vistoria à Maternidade Municipal, dentro do programa Vinculação das Gestantes ao Local de Parto, mantido pela Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais). Além da visita, ela também fez a entrega de enxovais às mães carentes do município. 

No Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa (HMMPAB), a primeira-dama apresentou às gestantes as melhorias nas instalações e no atendimento da unidade, após intensa reforma no ano passado. Jacqueline destacou, dentre esses avanços, o Banco de Coleta de Leite Humano, como mais um ponto de auxílio às mães da cidade. 

“Hoje é um dia especial, o Dia Internacional da Mulher. Por toda a cidade, estamos promovendo ações voltadas para as mulheres cabedelenses. A ação inovadora foi a visita à maternidade com todas as gestantes. Lá, elas puderam conferir o que já foi feito com a reforma e as melhorias que ela trouxe, deixando-as mais tranquilas para o momento da maternidade. Entregamos também os enxovais de bebê, que é uma iniciativa da Semais. Aqui, a gente preza pela humanização. Tratamos a mulher como gostaríamos de ser tratadas. É obrigação nossa”, enfatizou Jacqueline. 

A diretora do HMMPAB, Juçara Pascoal, destaca que o programa Vinculação das Gestantes ao Local de Parto faz parte do projeto Rede Cegonha, realizado em parceria com o Governo Federal. Ela ainda anunciou que, em breve, a Maternidade vai abrir inscrições para as doulas que quiserem acompanhar a gestante durante o parto humanizado. 

“O objetivo é a melhoria do bem estar da gestante durante o trabalho de parto. Estamos trabalhando cada vez mais na humanização do atendimento no Hospital Municipal”, disse.

Chá de Bebê – A entrega do Kit Enxoval, que faz parte do projeto Chá de Bebê, aconteceu no auditório da Semais. Lá, as futuras mamães foram recepcionadas com música ao vivo, na voz e violão de Laércio Camargo. A primeira-dama Jacqueline Monteiro, coordenadora do iniciativa, entregou cerca de 20 kits. 

A feirante Kaline Andrade, do bairro do Jacaré, está no oitavo mês de gestação, esperando uma menina. Para ela, a visita à Maternidade e a entrega do enxoval foi muito importante. “Estou muito, muito feliz de ter uma menina. O kit vai ajudar em tudo lá em casa, já vou precisar comprar menos coisas agora que tenho o enxoval”, disse. 

Roseane da Silva já está na segunda gravidez, e espera a chegada de uma menina para o mês que vem: “O kit vai ajudar, e muito, em casa. Já tinha começado a comprar as coisinhas da bebê, mas ainda estava faltando a banheira e a bolsa, que agora eu tenho”, finaliza. 

Para ter acesso ao Kit Enxolval, a gestante deve estar, no mínimo, em seu sexto mês de gestação. Ela deverá ser encaminhada pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) do município, portando declaração de acompanhamento do pré-natal, cópia de identidade, CPF, comprovante de residência (luz e água) e cartão do pré-natal. Caso seja menor de idade, deverá estar acompanhada de um responsável maior. 

O enxoval do bebê consta de 2 bolsas, 2 pacotes de fraldas de pano, 2 cueiros, 1 banheira de plástico, 1 saboneteira, 1 sabonete, 1 par de meias, 1 lençol com fronha, 1 kit mijão e 1 kit de camisetas.

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180