Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Após doze anos sem manutenção, pórticos de Intermares passam por restauração
14/3/2016 - Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura

Michael Sampaio


A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa), e em parceria com a empresa Mundo das Tintas, deu início, na semana passada, aos serviços de restauração dos dois pórticos que marcam a entrada e a saída do bairro de Intermares.

O primeiro monumento a receber a intervenção – que deve ser concluída no prazo de 15 dias – fica situado à margem da BR 230, no encontro com a Avenida Mar Vermelho. Na sequência, será recuperado o pórtico menor, situado à beira mar, na divisa com a Praia do Bessa, em João Pessoa.

Os dois monumentos foram inaugurados em 2004, com projeto artístico e arquitetônico assinado pela arquiteta Sandra Moura. Esta será a primeira vez, em 12 anos, que os pórticos recebem manutenção adequada. 

A recuperação dos monumentos vai constar de vistoria técnica da estrutura, limpeza e recuperação da sala interna e pintura de toda a superfície.

“Não se trata apenas de preservar nossa memória histórica e geográfica, representada pelas duas peças de concepção artística. Mas também garantir sua longevidade, evitando a degradação das estruturas, superfícies e aparência, mas principalmente, prevenindo a possibilidade de acidente por falta de manutenção. Essa intervenção faz parte da política pública imposta pela atual gestão de recuperar os monumentos e praças da cidade, buscando uma valorização desses espaços e da própria história da nossa cidade”, destaca o secretário adjunto da Semapa, Alberto Magno. 

A Semapa também vem realizando, no entorno dos monumentos, intervenções paisagísticas com jardinagem, plantio de palmeiras e novo gramado. Um projeto de iluminação colorida, com baixo custo financeiro e de manutenção, também deverá ser implantado nos locais em breve. 

Significado - Os dois monumentos que demarcam a entrada e a saída do bairro de Intermares representam um ato de reconhecimento histórico-geográfico. É um marco da geminação entre a cidade portuguesa de Viana do Castelo e Cabedelo, fazendo delas “cidades irmãs”. 

Sua concepção artística baseia-se nas linhas de uma fortaleza e de um navio. Na placa inaugural, fixada no local, são lidos ainda os seguintes dizeres: “Nossas almas e bondades se encontram além-mar. As nossas origens e a nossa amizade estão agora encravadas nessa Terra Brasilis”.

A geminação de cidades é um conceito que tem como objetivo criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente em nível espacial, econômico e cultural, através dos quais cidades de áreas geográficas ou políticas distintas estabelecem laços de cooperação. 

Secom  Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180