Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Operação Arrastão e Amapom realizam ações de combate ao Aedes Aegypti em Ponta de Matos
16/3/2016 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio



A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), em parceria com a Associação dos Moradores e Amigos de Ponta de Matos (Amapom), realizou, nesta quarta-feira (16), na Unidade de Saúde da Família (USF) local, mais uma ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e do Zika vírus. 

A iniciativa faz parte da Operação Arrastão, que, desde a última semana de fevereiro, já visitou centenas de residências em todas as comunidades cabedelenses, envolvendo médicos e paramédicos da Atenção Básica e, principalmente, moradores e lideranças comunitárias.

Na ação desta quarta-feira, os profissionais de saúde realizaram uma reunião com os moradores, oferecendo a elas palestras, performances teatrais e musicais, sempre ressaltando a importância de ações preventivas no combate ao mosquito. 

“Temos que parabenizar o comprometimento da equipe de profissionais da Unidade e das lideranças da comunidade de Ponta de Matos, que veem conseguindo realizar um trabalho diferenciado no combate ao mosquito e prevenção dessas e outras enfermidades. Afinal, essa responsabilidade é de todos nós. Unidos, vamos conseguir impedir a multiplicação do Aedes”, destacou a gerente da Atenção Básica, Suênia Chacon. 

A atividade desta quarta-feira contou como uma ação a mais na programação do Arrastão, já que o bairro de Ponta de Matos já havia recebido, no final de fevereiro, trabalhos de vistoria e distribuição de folders em cada residência. 

“A gente percebeu o interesse de muitas pessoas do bairro em conhecer mais sobre como combater os focos do mosquito. Outras estavam ausentes no dia da visitação. Então, procuramos a gestão municipal para provocarmos esse encontro, e vimos que foi muito esclarecedor. Ajuda a animar os moradores nesse trabalho”, completou o presidente da Amapom, Ivânio do Nascimento.

Arrastão – A operação Arrastão vem sendo realizada desde fevereiro e segue até o mês de abril. As ações contam com mutirões nos diversos bairros da cidade, mobilizando as comunidades e conscientizando a população quanto aos adequados procedimentos de limpeza, descarte e coleta de resíduos, além de realizar o combate aos focos de proliferação do mosquito.

Para outras informações ou denúncias de focos do Aedes Aegypti, a população pode entrar em contato com o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz), no telefone: (83) 3250.3501.
 
Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180