Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Operação Arrastão e Amapom realizam ações de combate ao Aedes Aegypti em Ponta de Matos
16/3/2016 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio



A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), em parceria com a Associação dos Moradores e Amigos de Ponta de Matos (Amapom), realizou, nesta quarta-feira (16), na Unidade de Saúde da Família (USF) local, mais uma ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e do Zika vírus. 

A iniciativa faz parte da Operação Arrastão, que, desde a última semana de fevereiro, já visitou centenas de residências em todas as comunidades cabedelenses, envolvendo médicos e paramédicos da Atenção Básica e, principalmente, moradores e lideranças comunitárias.

Na ação desta quarta-feira, os profissionais de saúde realizaram uma reunião com os moradores, oferecendo a elas palestras, performances teatrais e musicais, sempre ressaltando a importância de ações preventivas no combate ao mosquito. 

“Temos que parabenizar o comprometimento da equipe de profissionais da Unidade e das lideranças da comunidade de Ponta de Matos, que veem conseguindo realizar um trabalho diferenciado no combate ao mosquito e prevenção dessas e outras enfermidades. Afinal, essa responsabilidade é de todos nós. Unidos, vamos conseguir impedir a multiplicação do Aedes”, destacou a gerente da Atenção Básica, Suênia Chacon. 

A atividade desta quarta-feira contou como uma ação a mais na programação do Arrastão, já que o bairro de Ponta de Matos já havia recebido, no final de fevereiro, trabalhos de vistoria e distribuição de folders em cada residência. 

“A gente percebeu o interesse de muitas pessoas do bairro em conhecer mais sobre como combater os focos do mosquito. Outras estavam ausentes no dia da visitação. Então, procuramos a gestão municipal para provocarmos esse encontro, e vimos que foi muito esclarecedor. Ajuda a animar os moradores nesse trabalho”, completou o presidente da Amapom, Ivânio do Nascimento.

Arrastão – A operação Arrastão vem sendo realizada desde fevereiro e segue até o mês de abril. As ações contam com mutirões nos diversos bairros da cidade, mobilizando as comunidades e conscientizando a população quanto aos adequados procedimentos de limpeza, descarte e coleta de resíduos, além de realizar o combate aos focos de proliferação do mosquito.

Para outras informações ou denúncias de focos do Aedes Aegypti, a população pode entrar em contato com o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz), no telefone: (83) 3250.3501.
 
Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180