Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
GTAAB e PMC apresentam Paixão de Cristo na Fortaleza nos dias 25, 26 e 27
18/3/2016 - Secretaria de Cultura

Ismael Farias



O Grupo de Teatro Amador Alfredo Barbosa (GTAAB), com o apoio da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), apresenta, nos próximos dias 25, 26 e 27, o espetáculo da Paixão de Cristo, na Fortaleza de Santa Catarina.

O evento faz parte do calendário comemorativo à Semana Santa em Cabedelo, e vai contar, mais uma vez, com o apoio da PMC, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Em sua 39ª edição, o espetáculo acontecerá sempre às 20h, com entrada gratuita.

Ao todo, a PMC vai investir cerca de R$ 75 mil no espetáculo, incluindo o repasse direto ao GTAAB e toda a estrutura do evento, como som, iluminação e arquibancada.

Considerado o maior espetáculo ao ar livre da Paraíba, e o único no Brasil realizado dentro de um patrimônio histórico, a Paixão de Cristo na Fortaleza envolve a participação de 90 atores e 80 figurantes cabedelenses, e espera um público estimado em 2.500 pessoas por dia.

“Apesar da crise a nível nacional, o que faz com que os municípios contem com poucos recursos, tivemos a sensibilidade de entender que o espetáculo da Paixão de Cristo é muito importante para a cidade de Cabedelo. Fizemos todo o possível para dar uma contribuição que pudesse tornar o evento mais organizado e, além de tudo, possibilitar até mesmo a sua realização. Sabemos que a Prefeitura cumpre seu papel ao ser parceira na manutenção desse evento que é bom para a cidade em termos de visibilidade e economia e, também, de fortalecimento da cultura”, declarou o prefeito Leto Viana.

A realização da Paixão de Cristo movimenta o comércio e o setor de serviços na cidade, através dos profissionais que trabalham na pré-produção do evento, como as costureiras; e na produção, como atores, atrizes, equipe técnica e aluguel de animais.

“A nossa expectativa para o espetáculo é sempre a melhor. Aguardamos um bom número de pessoas para prestigiar o nosso trabalho e esperamos que o público participe do evento, com emoção, aplausos e nos incentivando. Há 13 anos participo, como ator, desse espetáculo, e vejo que nos últimos três anos, o grupo tem recebido um apoio muito maior por parte da PMC, que tem possibilitado realizarmos um grande evento para a nossa cidade. Apesar de ser promovido por um grupo privado, o apoio da Prefeitura garante aos cabedelenses a participação de forma gratuita”, destacou o secretário de Cultura, Walmarques Júnior.

Para o diretor do espetáculo, Tadeu Patrício, o apoio da PMC é fundamental para a realização da Paixão da forma grandiosa e organizada como vem sendo feito nos últimos dois anos.

“A Paixão de Cristo é um grande projeto da cidade, um evento que divulga bem nossa Cabedelo. A atual gestão tem dado um apoio muito grande para o espetáculo. Só temos a agradecer esse empenho da Prefeitura em contribuir com esse evento, que divulga o nome de Cabedelo e dá oportunidade aos artistas locais”, disse.

O espetáculo - Com direção e texto de Tadeu Patrício, o espetáculo da Paixão de Cristo é realizado em 51 cenas e quatro atos, e não sofrerá grandes alterações com relação aos anos anteriores. A exceção ficará por conta de uma das cenas mais aguardadas pelo público - o palácio do rei Herodes -, que deverá trazer surpresas e novidades.

Com o texto totalmente baseado no evangelho cristão, as cenas de maior destaque da Paixão de Cristo são a Dança de Salomé; o enforcamento de Judas; a Santa Ceia; a Via Sacra, que envolve o calvário de Cristo e sua crucificação; e a Ressurreição, que também contará com inovações. Além disso, o espetáculo cabedelense é um dos únicos do Brasil que apresenta as cenas do julgamento de Cristo no Sinédrio Judaico.

Os ingressos para o espetáculo serão limitados e distribuídos gratuitamente no dia anterior à apresentação, em local ainda a ser definido. 

Secom cabedelo









Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180