Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
GTAAB e PMC apresentam Paixão de Cristo na Fortaleza nos dias 25, 26 e 27
18/3/2016 - Secretaria de Cultura

Ismael Farias



O Grupo de Teatro Amador Alfredo Barbosa (GTAAB), com o apoio da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), apresenta, nos próximos dias 25, 26 e 27, o espetáculo da Paixão de Cristo, na Fortaleza de Santa Catarina.

O evento faz parte do calendário comemorativo à Semana Santa em Cabedelo, e vai contar, mais uma vez, com o apoio da PMC, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Em sua 39ª edição, o espetáculo acontecerá sempre às 20h, com entrada gratuita.

Ao todo, a PMC vai investir cerca de R$ 75 mil no espetáculo, incluindo o repasse direto ao GTAAB e toda a estrutura do evento, como som, iluminação e arquibancada.

Considerado o maior espetáculo ao ar livre da Paraíba, e o único no Brasil realizado dentro de um patrimônio histórico, a Paixão de Cristo na Fortaleza envolve a participação de 90 atores e 80 figurantes cabedelenses, e espera um público estimado em 2.500 pessoas por dia.

“Apesar da crise a nível nacional, o que faz com que os municípios contem com poucos recursos, tivemos a sensibilidade de entender que o espetáculo da Paixão de Cristo é muito importante para a cidade de Cabedelo. Fizemos todo o possível para dar uma contribuição que pudesse tornar o evento mais organizado e, além de tudo, possibilitar até mesmo a sua realização. Sabemos que a Prefeitura cumpre seu papel ao ser parceira na manutenção desse evento que é bom para a cidade em termos de visibilidade e economia e, também, de fortalecimento da cultura”, declarou o prefeito Leto Viana.

A realização da Paixão de Cristo movimenta o comércio e o setor de serviços na cidade, através dos profissionais que trabalham na pré-produção do evento, como as costureiras; e na produção, como atores, atrizes, equipe técnica e aluguel de animais.

“A nossa expectativa para o espetáculo é sempre a melhor. Aguardamos um bom número de pessoas para prestigiar o nosso trabalho e esperamos que o público participe do evento, com emoção, aplausos e nos incentivando. Há 13 anos participo, como ator, desse espetáculo, e vejo que nos últimos três anos, o grupo tem recebido um apoio muito maior por parte da PMC, que tem possibilitado realizarmos um grande evento para a nossa cidade. Apesar de ser promovido por um grupo privado, o apoio da Prefeitura garante aos cabedelenses a participação de forma gratuita”, destacou o secretário de Cultura, Walmarques Júnior.

Para o diretor do espetáculo, Tadeu Patrício, o apoio da PMC é fundamental para a realização da Paixão da forma grandiosa e organizada como vem sendo feito nos últimos dois anos.

“A Paixão de Cristo é um grande projeto da cidade, um evento que divulga bem nossa Cabedelo. A atual gestão tem dado um apoio muito grande para o espetáculo. Só temos a agradecer esse empenho da Prefeitura em contribuir com esse evento, que divulga o nome de Cabedelo e dá oportunidade aos artistas locais”, disse.

O espetáculo - Com direção e texto de Tadeu Patrício, o espetáculo da Paixão de Cristo é realizado em 51 cenas e quatro atos, e não sofrerá grandes alterações com relação aos anos anteriores. A exceção ficará por conta de uma das cenas mais aguardadas pelo público - o palácio do rei Herodes -, que deverá trazer surpresas e novidades.

Com o texto totalmente baseado no evangelho cristão, as cenas de maior destaque da Paixão de Cristo são a Dança de Salomé; o enforcamento de Judas; a Santa Ceia; a Via Sacra, que envolve o calvário de Cristo e sua crucificação; e a Ressurreição, que também contará com inovações. Além disso, o espetáculo cabedelense é um dos únicos do Brasil que apresenta as cenas do julgamento de Cristo no Sinédrio Judaico.

Os ingressos para o espetáculo serão limitados e distribuídos gratuitamente no dia anterior à apresentação, em local ainda a ser definido. 

Secom cabedelo









Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180