Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo comemora Dia Municipal do Artesão com ações e projetos voltados à valorização do artesanato local
18/3/2016 - Secretaria do Turismo

Thiago Pantera



A cidade de Cabedelo comemora, neste sábado (19), o Dia Municipal do Artesão, instituído pela Lei 1.769, de 30 de novembro de 2015. A data homenageia os artistas da terra e lembra suas conquistas, como as constantes capacitações e o programa Ondinas de Cabedelo, voltado para gerar ainda mais renda e reconhecimento aos artesãos.

Para celebrar o dia, diversas artistas estarão expondo suas peças neste fim de semana, na Fortaleza de Santa Catarina, a partir das 9h.

A produção artesanal cabedelense caracteriza-se pela originalidade criativa dos seus artistas, bem como pelos materiais utilizados em seus trabalhos. Destacam-se as peças trabalhadas em madeira, conchas marinhas, escamas de peixe e osso.

Ao todo, Cabedelo possui cerca de 100 artesões, que criam e recriam texturas, tecidos, objetos e elementos da natureza com muita criatividade, transformando-os em arte e até joias. 

A Associação dos Artesãos do Município tem como presidente a Jô do Osso, e como madrinha, a primeira-dama Jacqueline Monteiro. Além do constante apoio na divulgação das peças, a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Políticas Pública para Mulheres (SEPM), também realiza projetos e ações voltados à capacitação e ao aperfeiçoamento desse tipo de mão de obra.

“Nosso artesanato é lindo, rico, diverso e tem uma identidade única, só nosso. Estamos implementando uma política pública voltada à valorização desse trabalho aqui, para que o nosso povo conheça, consuma e se orgulhe. E, claro, também, para que nossos artesãos possam crescer e se capacitar ainda mais, ganhando o estado, o país e o mundo com o seu trabalho. Nesse Dia Municipal do Artesão, só temos que aplaudir nossos artistas, e dizer que podem contar conosco, enquanto gestores, para agregar ainda mais valor ao que produzem”, destaca Jacqueline. 

Para a artesã Jô do Osso - que há 35 anos trabalha o osso animal como matéria prima na criação de adereços e biojoias, e exporta sua arte para diversos Estados e até outros países - , a concepção do Dia Municipal do Artesão é só uma pequena prova do apoio que a atual gestão vem dando ao artesanato local. 

“A gente já pode sentir a diferença no apoio da atual gestão, principalmente, da primeira dama Jacqueline Monteiro. Temos recebido importante incentivos no transporte dos artesãos e suas peças em exposições em vários municípios. O que ajuda muito a todos nós. E estamos vendo, também, que logo teremos novos espaços adequados para mostrar nosso trabalho. O artesão de hoje tem que persistir no trabalho e capacitação, em busca de oportunidades”, destaca. 

Ações – A PMC vem realizando diversas ações e projeto em prol da produção artesanal local. Um dos mais importantes, e ansiados pelos artistas, é o Centro de Artesanato, localizada no Parque Turístico do Jacaré. A estrutura, que está em fase de conclusão das obras, contará com 40 boxes e demais itens de apoio, em um investimento de mais de R$ 600 mil. O Centro abrigará prioritariamente artesãos cabedelenses previamente cadastrados.

Outra ação da PMC voltada aos artesãos é a instalação da Unidade de Recepção e Distribuição do Pescado (URDP), localizada no Renascer III, em uma parceria entre a PMC e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). A URDP, que também está em fase de conclusão, atuará junto à população marisqueira, desenvolvendo técnicas de reaproveitamento e reciclagem dos resíduos da atividade pesqueira de peixes e mariscos na produção de tijolos e peças artesanais.

Em elaboração, está o projeto de instalação de uma Galeria de Artesãos, com infraestrutura para exposições e lojas de venda da produção artesanal do município.

“Aos poucos, a Prefeitura vem investindo na necessária infraestrutura que permita aos artesãos do município mostrar e comercializar sua produção. Mas também não temos esquecido das capacitações e apoio no transporte de grupos de expositores em vários eventos locais e em outras cidades”, disse o secretário de Turismo, André Luiz Felisberto.

Ondinas de Cabedelo – O projeto, encabeçado pela SEPM, em parceira com o programa Desenvolver, pretende dar maior visibilidade ao trabalho artesanal desenvolvido no município.

O Ondinas tem por base a constatação das dificuldades por que passam as pessoas que trabalham com artesanato para inovar, divulgar e vender as peças produzidas. Por outro lado, há também a visualização dos potenciais abertos no mercado para a atividade artesanal, sobretudo ligada ao estilismo.

A iniciativa busca, basicamente, capacitar essas artesãs na área do estilismo e na criação de produtos artesanais, como forma, também, de revitalizar o artesanato local, valorizar e integrar as artesãs do município. 

Entre as metas do projeto, estão a capacitação, o apuro das técnicas artesanais, a criação e elaboração de peças de design de modas (roupas e acessórios), a montagem de portfólio das peças da coleção, a documentação fotográfica e vídeo gráfica e a exposição artística. 

Além da SEPM e do Desenvolver, o projeto ainda conta com o apoio das Secretarias de Cultura, Turismo, Ação e Inclusão Social, Comunicação Social e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB).

O nome do projeto é uma referência aos elementos aquáticos que traduzem os mistérios da beleza, da sedução, da sensualidade, do romantismo e da energia da água. As ondinas são as guardiãs da água. É também uma referência à tendência dominante entre os artesãos cabedelenses de trabalhar com subprodutos da atividade pesqueira, como mariscos e escamas de peixe, atividade na qual é pioneira.

Secom Cabedelo









Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180