Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo comemora Dia Municipal do Artesão com ações e projetos voltados à valorização do artesanato local
18/3/2016 - Secretaria do Turismo

Thiago Pantera



A cidade de Cabedelo comemora, neste sábado (19), o Dia Municipal do Artesão, instituído pela Lei 1.769, de 30 de novembro de 2015. A data homenageia os artistas da terra e lembra suas conquistas, como as constantes capacitações e o programa Ondinas de Cabedelo, voltado para gerar ainda mais renda e reconhecimento aos artesãos.

Para celebrar o dia, diversas artistas estarão expondo suas peças neste fim de semana, na Fortaleza de Santa Catarina, a partir das 9h.

A produção artesanal cabedelense caracteriza-se pela originalidade criativa dos seus artistas, bem como pelos materiais utilizados em seus trabalhos. Destacam-se as peças trabalhadas em madeira, conchas marinhas, escamas de peixe e osso.

Ao todo, Cabedelo possui cerca de 100 artesões, que criam e recriam texturas, tecidos, objetos e elementos da natureza com muita criatividade, transformando-os em arte e até joias. 

A Associação dos Artesãos do Município tem como presidente a Jô do Osso, e como madrinha, a primeira-dama Jacqueline Monteiro. Além do constante apoio na divulgação das peças, a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Políticas Pública para Mulheres (SEPM), também realiza projetos e ações voltados à capacitação e ao aperfeiçoamento desse tipo de mão de obra.

“Nosso artesanato é lindo, rico, diverso e tem uma identidade única, só nosso. Estamos implementando uma política pública voltada à valorização desse trabalho aqui, para que o nosso povo conheça, consuma e se orgulhe. E, claro, também, para que nossos artesãos possam crescer e se capacitar ainda mais, ganhando o estado, o país e o mundo com o seu trabalho. Nesse Dia Municipal do Artesão, só temos que aplaudir nossos artistas, e dizer que podem contar conosco, enquanto gestores, para agregar ainda mais valor ao que produzem”, destaca Jacqueline. 

Para a artesã Jô do Osso - que há 35 anos trabalha o osso animal como matéria prima na criação de adereços e biojoias, e exporta sua arte para diversos Estados e até outros países - , a concepção do Dia Municipal do Artesão é só uma pequena prova do apoio que a atual gestão vem dando ao artesanato local. 

“A gente já pode sentir a diferença no apoio da atual gestão, principalmente, da primeira dama Jacqueline Monteiro. Temos recebido importante incentivos no transporte dos artesãos e suas peças em exposições em vários municípios. O que ajuda muito a todos nós. E estamos vendo, também, que logo teremos novos espaços adequados para mostrar nosso trabalho. O artesão de hoje tem que persistir no trabalho e capacitação, em busca de oportunidades”, destaca. 

Ações – A PMC vem realizando diversas ações e projeto em prol da produção artesanal local. Um dos mais importantes, e ansiados pelos artistas, é o Centro de Artesanato, localizada no Parque Turístico do Jacaré. A estrutura, que está em fase de conclusão das obras, contará com 40 boxes e demais itens de apoio, em um investimento de mais de R$ 600 mil. O Centro abrigará prioritariamente artesãos cabedelenses previamente cadastrados.

Outra ação da PMC voltada aos artesãos é a instalação da Unidade de Recepção e Distribuição do Pescado (URDP), localizada no Renascer III, em uma parceria entre a PMC e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). A URDP, que também está em fase de conclusão, atuará junto à população marisqueira, desenvolvendo técnicas de reaproveitamento e reciclagem dos resíduos da atividade pesqueira de peixes e mariscos na produção de tijolos e peças artesanais.

Em elaboração, está o projeto de instalação de uma Galeria de Artesãos, com infraestrutura para exposições e lojas de venda da produção artesanal do município.

“Aos poucos, a Prefeitura vem investindo na necessária infraestrutura que permita aos artesãos do município mostrar e comercializar sua produção. Mas também não temos esquecido das capacitações e apoio no transporte de grupos de expositores em vários eventos locais e em outras cidades”, disse o secretário de Turismo, André Luiz Felisberto.

Ondinas de Cabedelo – O projeto, encabeçado pela SEPM, em parceira com o programa Desenvolver, pretende dar maior visibilidade ao trabalho artesanal desenvolvido no município.

O Ondinas tem por base a constatação das dificuldades por que passam as pessoas que trabalham com artesanato para inovar, divulgar e vender as peças produzidas. Por outro lado, há também a visualização dos potenciais abertos no mercado para a atividade artesanal, sobretudo ligada ao estilismo.

A iniciativa busca, basicamente, capacitar essas artesãs na área do estilismo e na criação de produtos artesanais, como forma, também, de revitalizar o artesanato local, valorizar e integrar as artesãs do município. 

Entre as metas do projeto, estão a capacitação, o apuro das técnicas artesanais, a criação e elaboração de peças de design de modas (roupas e acessórios), a montagem de portfólio das peças da coleção, a documentação fotográfica e vídeo gráfica e a exposição artística. 

Além da SEPM e do Desenvolver, o projeto ainda conta com o apoio das Secretarias de Cultura, Turismo, Ação e Inclusão Social, Comunicação Social e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB).

O nome do projeto é uma referência aos elementos aquáticos que traduzem os mistérios da beleza, da sedução, da sensualidade, do romantismo e da energia da água. As ondinas são as guardiãs da água. É também uma referência à tendência dominante entre os artesãos cabedelenses de trabalhar com subprodutos da atividade pesqueira, como mariscos e escamas de peixe, atividade na qual é pioneira.

Secom Cabedelo









Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180