Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Mais de sete mil pessoas se encantam e se emocionam com os três dias da Paixão de Cristo de Cabedelo
28/3/2016 - Secretaria de Cultura

Ismael Farias


Duas mil e quinhentas pessoas por dia. Três dias de muita emoção, beleza e fé! Assim foi a 39ª edição da Paixão de Cristo – a Fortaleza de uma Paixão, que aconteceu nos dias 25, 26 e 27 na Fortaleza de Santa Catarina. Promovida pelo Grupo de Teatro Amador Alfredo Barbosa (GTAAB), com o apoio da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), o espetáculo demonstrou, por mais um ano, porque é considerado o maior evento teatral ao ar livre da Paraíba.

A Fortaleza de uma Paixão já é encenada há 39 anos, e conta com texto totalmente baseado no evangelho cristão, com passagens marcantes, a exemplo da Dança de Salomé; o enforcamento de Judas; a Santa Ceia; a Via Sacra - que envolve o calvário de Cristo e sua crucificação; e a Ressurreição. Além dessas, inovações como a introdução de musicais nas interpretações das personagens Maria Madalena e do anjo do Senhor, caíram no gosto do público.

Novos efeitos visuais também incrementaram o evento, que contou com a participação de aproximadamente duzentas pessoas, entre elenco, figurantes e equipe técnica, além de todo o pessoal de apoio e segurança. 

Ao todo, a PMC investiu cerca de R$ 75 mil no espetáculo, incluindo o repasse direto ao GTAAB e toda a estrutura do evento, como som, iluminação e arquibancada. Além disso, a Prefeitura disponibilizou diversas secretarias para realização do trabalho logístico do evento, a exemplo da Comunicação, Cultura, Mobilidade Urbana e Guarda Civil Municipal.

“Nossa gestão tem procurado selecionar e dar prioridade às ações que são mais necessárias e importantes à população cabedelense. Esse espetáculo, por toda sua história, representatividade e grandiosidade no meio cultural e religioso, merece de nós extrema dedicação, já que é um patrimônio cultural da nossa cidade. Aos demais grupos, que executam atividades culturais semelhantes, em diversas épocas do ano, pedimos a compreensão com o atual momento, e ansiamos que, com responsabilidade e legalidade, possamos colaborar com todos, inserindo-os, pouco a pouco, no calendário cultural de eventos da cidade”, destacou o prefeito Leto Viana. 

Cabedelenses e turistas vindos de diversas cidades paraibanas e de outros estados prestigiaram o único espetáculo teatral do país encenado em um patrimônio histórico, e destacaram, principalmente, a beleza e a segurança do evento. 

“Esse espetáculo me surpreendeu demais. A estrutura, os cenários, a desenvoltura dos artistas... Foi tudo maravilhoso! Superou todas as minhas expectativas”, disse o pessoense Alberto Malheiros que, apesar de morar na Capital, visitou a Fortaleza de Santa Catarina pela primeira vez para assistir ao espetáculo. 

A idosa e aposentada Maria Rubenita, da cidade de Aracaju (SE), também comentou, entusiasmada, o que achou da Paixão de Cristo de Cabedelo. 

“Estou aqui visitando essa cidade linda e meus familiares insistiram para que eu conhecesse a Paixão de Cristo de Cabedelo, que eu já tinha ouvido falar. Muito me impressionou a estrutura bem montada para o evento, permitindo visibilidade de tudo, além dos atores dedicados e muito profissionais. Sem falar dessa Fortaleza, que é um encanto à parte. Eu já estive em grandes espetáculos pelo Brasil, e este aqui não deixa nada a desejar. Parabéns a todos”. 

O mestre cultural Tadeu Patrício, ator e diretor do espetáculo, comentou sua satisfação com o espetáculo, e destacou o apoio que o GTAAB – que comemorou 33 anos de criação no domingo (27) – recebe da PMC para a realização da Paixão de Cristo. 

“A história de Jesus Cristo - que é a maior história da humanidade - é a mesma. Porém, a cada ano, nós renovamos os efeitos, a criatividade, a organização, a interpretação dos atores, além de outros elementos que engrandeceram o nosso espetáculo. O nosso projeto envolveu profissionais e amadores em uma atividade que necessita de extrema dedicação e organização. Esse ano tivemos uma atenção especial com a recepção, acomodação e segurança das pessoas que nos visitaram. Aproveito a oportunidade para agradecer ao principal apoiador do nosso evento, a PMC, que, cada vez mais, tem investido e melhorado a contribuição ao grupo”, finalizou. 

Secom Cabedelo
 




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180