Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Sescab inicia campanha de combate à Tuberculose
28/3/2016 - Secretaria de Saúde

Vimerson Dantas


A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), por meio da sua Coordenação de Doenças Transmissíveis, realizou, nesta segunda-feira (28), mais uma capacitação sobre Prevenção e Combate à Tuberculose junto aos 110 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município. O encontro ocorreu no Auditório do Gabinete Executivo como parte das ações alusivas à Campanha Mundial de Combate à Tuberculose, comemorada anualmente no dia 24 de março.

O projeto da Sescab busca a identificação e o encaminhamento à Unidade de Saúde da Família (USF) dos sintomáticos respiratórios, além de prestar orientação à família sobre a doença durante visitas comunitárias. A Secretaria de Saúde também pretende acompanhar o paciente, identificar novos agentes na comunidade e organizar reuniões com os bairros alvos da campanha. Todas as 20 USF participarão da iniciativa e, ao final, receberão avaliação técnica de resultados, inclusive com premiação de incentivo às equipes que se destacarem no período 

“Este ano, a estratégia de campanha prevê 60 dias de ações focadas, principalmente, na busca ativa de casos sintomáticos respiratórios. Nossos ACS estarão engajados na identificação de pessoas que apresentem tosse constante por mais de três semanas, entre outros sintomas. Esses casos serão avaliados e levados ao conhecimento da Unidade de Saúde mais próxima para realização de exame do material coletado”, detalha a coordenadora de Doenças Transmissíveis da Sescab, Alana Oliveira. 

Cabedelo é pioneira no diagnóstico de Tuberculose através da cultura de Ogawa. Além dela, a Sescab dispõe de todas as condições para proceder a identificação, diagnóstico e tratamento da doença, por meio de equipamentos de Raio X e Baciloscopia. 

Em 2013, o município apresentou um resultado de 22.2 casos por 100 mil habitantes, abaixo da média nacional. Em 2015, esse número caiu para 16 casos, com dois óbitos. No entanto, segundo a Vigilância em Saúde, essa aparente redução pode esconder casos omissos ou não devidamente identificados.

A Tuberculose é uma doença grave, mas que tem cura. O uso correto dos medicamentos, todos os dias, durante seis meses, garante o sucesso do tratamento. A medicação é fornecida gratuitamente pelas USF. O uso incorreto ou a interrupção do tratamento sem ordem dos profissionais de saúde leva ao aparecimento de bacilos resistentes, dificultando a cura definitiva. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180