Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Projeto Ondinas de Cabedelo inicia oficinas para artesãs nesta quinta-feira
29/3/2016 - Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres

Michael Sampaio



A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM), em parceria com o Desenvolver Cabedelo, inicia, nesta quinta-feira (31), a Oficina de Criação e Planejamento de Produtos Artesanais, dentro do projeto Ondinas de Cabedelo. A aula inaugural acontece no auditório da Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais), às 9h, para 61 artesãs previamente inscritas. 

A oficina terá duração de três meses e será ministrada pelo estilista Léo Mendonça, produtor de moda e consultor de estilo e imagem.

A iniciativa tem por objetivo elaborar uma coleção de moda (roupas e acessórios) que culminará em uma exposição para promover maior visibilidade da produção do trabalho artesanal no município.

“Essa oficina não irá ensiná-las a fazer artesanato - porque isso elas já sabem fazer - , mas mostrá-las como melhorar, buscando um estilo próprio e como se comunicar melhor com o mercado”, destacou a secretária da Mulher, Mônica Pimentel.

A Oficina de Criação e Planejamento de Produtos Artesanais abordará as temáticas de moda, empreendedorismo, administração financeira e vendas. As aulas acontecerão no auditório da Semais, nas terças e quintas-feiras, com turmas divididas por turno, para que todas as artesãs inscritas possam participar. A partir do próximo dia 5, as aulas acontecem pela manhã, das 9h às 12h; e à tarde, das 13h30 às 16h30. 

O projeto -  O projeto Ondinas é uma iniciativa da primeira-dama Jacqueline Monteiro, e tem por base a constatação das dificuldades por que passam as pessoas que trabalham com artesanato em Cabedelo para inovar, divulgar e vender as peças produzidas. Por outro lado, há também a visualização dos potenciais abertos no mercado para a atividade artesanal, sobretudo ligada ao estilismo.

A iniciativa busca, basicamente, capacitar essas artesãs na área do estilismo e na criação de produtos artesanais, como forma, também, de revitalizar o artesanato local, valorizar e integrar as artesãs do município. 

Entre as metas do projeto, estão a capacitação, o apuro das técnicas artesanais, a criação e elaboração de peças de design de modas (roupas e acessórios), a montagem de portfólio das peças da coleção, a documentação fotográfica e vídeo gráfica e a exposição artística. 

Além da SEPM e do Desenvolver, o projeto ainda conta com o apoio das Secretarias de Cultura, Turismo, Ação e Inclusão Social, Comunicação Social e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB).

O nome do projeto é uma referência aos elementos aquáticos que traduzem os mistérios da beleza, da sedução, da sensualidade, do romantismo e da energia da água. As ondinas são as guardiãs da água. É também uma referência à tendência dominante entre os artesãos cabedelenses de trabalhar com subprodutos da atividade pesqueira, como mariscos e escamas de peixe, atividade na qual é pioneira.

Secom Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180