Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Professores e supervisores da Educação Infantil participam de Formação Continuada
31/3/2016 - Secretaria de Educação

Vimerson Dantas



A Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc), por meio da Coordenação de Educação Infantil, deu início, nesta quinta-feira (31), ao Programa de Formação Continuada de Professores e Supervisores da Educação Infantil do Município. A iniciativa, voltada aos educadores da pré-escola, teve como temática “Formação Continuada: o primeiro passo na busca de transformar”, e foi a primeira de 10 formações programadas até o final do ano. O encontro ocorreu no Auditório da Seduc, reunindo 35 profissionais em Educação da Rede Municipal de Ensino.

A iniciativa apresentou diversos temas inerentes ao processo de aprendizagem infantil. O encontro com os educadores abordou a formação e o desenvolvimento integral da criança; o conhecimento da legislação da Educação Infantil; o aprofundamento do conhecimento da rotina escolar; e a realização de um planejamento flexível, que se adapte às características da turma de alunos, suas demandas e recursos disponíveis.

Segundo a coordenadora de Educação Infantil, Nadja Santos, a formação continuada é uma das únicas formas de reconstrução de rotinas em sala de aula. O que remete à necessidade atual do professor dessa área de construir seus próprios referenciais educativos, na solução dos problemas enfrentados na rotina educacional, em benefício do aprendizado de crianças de 1 a 5 anos de idade, inclusive nas creches.

“Hoje, discutimos como o professor de educação infantil deve estar sempre atualizado para lidar com as peculiaridades das crianças imergidas em um mundo tecnológico e informativo, que requer delas muita criatividade. Afinal, as crianças de hoje não são mais como as de 10, 20 anos atrás”, explicou. 

Durante a Formação, uma frase da antropóloga americana Margarte Mead, suscitou um debate e uma reflexão aos educadores presentes: “Chegamos ao ponto em que temos de educar as pessoas naquilo que ninguém sabia ontem, e prepará-las para aquilo que ninguém sabe ainda o que é, mas que alguns terão de saber amanhã”. 

“A Formação está sendo muito produtiva, chamando nossa atenção à necessidade de assumirmos compromissos com o estudo de práticas inovadoras, que nos permita um melhor desempenho no acolhimento integral dessas crianças que nos chegam. Desde suas carências emocionais até suas atuais habilidades em algumas tecnologias, por exemplo”, disse Janeide Melo, professora da Escola Hidelbrando da Silva, em Salinas Ribamar.

Já para a professora Jussara Nóbrega, da Escola Edézio Pereira, em Jardim Manguinhos, a mensagem maior foi a de aprender a reconstruir rotinas. 

“Temos de encontrar, a cada dia, uma forma de podermos conciliar e socializar o ontem com o hoje, fazendo desse momento do aprendizado da criança algo lúdico e prazeroso, que as ajude a construir um futuro que valha a pena”. 
 
Secom  Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180