Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Desenvolver beneficia mais uma turma de microempreendedores cabedelenses
5/4/2016 - Secretaria de Indústria, Comércio e Portos

Michael Sampaio



“Estamos felizes com essa oportunidade. Não só eu, mas como todo o pessoal do Poço. Temos trabalhos diferentes, mas somos unidos em nossas necessidades, que são sempre as mesmas: produzir sempre mais e melhor; vender bem; ter um preço melhor; ter locais para apresentar nosso trabalho... E isso está começando a acontecer em Cabedelo. É a primeira vez que consigo uma linha de crédito, fato que me deixa até emocionada, pois já foram muitas tentativas, várias perspectivas que não se confirmaram. Então, aqui, hoje, a gente vê uma coisa realmente acontecer”.

O depoimento, cheio de orgulho, é da artesã Neide Branquinho, moradora do Recanto do Poço, após receber, nesta segunda-feira (4), o cheque relativo ao financiamento do programa Desenvolver Cabedelo. Neide foi uma das sete pessoas a se qualificar - após passar as fases exigidas pelo programa - para receber o benefício que, até o momento, já contemplou 40 microempreendedores cabedelenses. 

O valor emprestado nessa fase foi de R$ 13.700,00 e, no total, já foram distribuídos R$ 69.700,00 para empreendedores de diversos ofícios e ramos de negócio.
A coordenadora do Desenvolver Cabedelo, Geovanice Oliveira, enfatizou o papel estratégico do programa no desenvolvimento do comércio local, através da capacitação, das orientações e do acompanhamento das pessoas atendidas. 

“Cada vez que visitamos as pessoas, sentimos a necessidade do Desenvolver estar junto a elas. Muitas chegam ao Programa sem nenhuma perspectiva de melhora, porque muitas vezes não têm recurso e falta-lhes uma visão empreendedora. Percebemos, desde a capacitação, que muitas delas não têm a capacidade de gerir seu próprio negócio. Então, temos que estar junto, cumprindo o papel enfatizado pela gestão: dar condições para que essas pessoas cresçam, que tenham seu próprio estabelecimento e saibam gerir seus empreendimentos da melhor forma”. 

Contabilidade – A estratégia do Desenvolver Cabedelo, além da qualificação dos empreendedores e do financiamento, é acompanhar a execução e o desenvolvimento do plano traçado; prestar orientações para aplicação dos recursos, bem como a disponibilização de ferramentas profissionais para ajudá-los na solução de questões específicas. Esse é o caso das rotinas de contabilidade que, segundo a equipe do Programa, é uma das deficiências verificadas durante a fase de qualificação e, também, um pedido dos participantes.

Para resolver essa questão, o Programa disponibilizará, a partir desta terça-feira (5), um profissional de contabilidade para orientar os participantes, tirar as dúvidas e auxiliar na contabilidade, sem custo nenhum. O contador estará à disposição sempre às terças e quintas, no horário das 8h às 14h. 

“Essa é uma aquisição muito importante para o Desenvolver e para as pessoas que se inscreveram, que já foram beneficiados e para os que querem se inscrever. É uma forma de sanar um problema apontado por eles, desde a segunda turma, que era o controle simples da contabilidade de seus negócios”, finalizou Geovanice.

Procura e parceria – De acordo com Geovanice, o programa tem despertado interesse e uma procura muito grande por parte da população. Porém, a inscrição no Desenvolver só se dá caso o interessado esteja regularizado. Para isso, a equipe está sempre de prontidão para prestar as orientações básicas sobre a legalização e o estudo da viabilidade do negócio junto às secretarias e órgãos competentes. Após essa fase, o próprio empreendedor pode fazer o cadastro de MEI (Micro empresário individual), na internet, através do Portal do Empreendedor.

Para o próximo mês, a previsão é que mais dez empreendedores sejam beneficiados pelo Programa e tenham acesso ao financiamento. A perspectiva é que esse número aumente a partir da sensibilização das artesãs participantes do Programa Ondinas de Cabedelo, parceria estabelecida entre o Programa e a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM).   

O programa - O Desenvolver Cabedelo foi criado pela Lei Municipal 1.751, de 12 de junho de 2015, e é voltado para dar apoio aos pequenos negócios, cujas atividades necessitem de amparo financeiro, capacitação empreendedora e financiamento.

Para participar do Programa, os interessados devem fazer o seu cadastro na sede do Desenvolver, situada na rua Joaquim Bento de Santana, s/n, sala C, no bairro de Monte Castelo (próximo ao Varanda´s Dancing Bar), das 9h às 14h, horário de funcionamento do órgão.

Após fazer seu cadastro, o candidato se submeterá ao processo de capacitação para ser habilitado a definir o Plano de Negócio. Aprovado o Plano, cabe ao comitê gestor analisar cada um para definir o valor a ser emprestado e o prazo de pagamento, levando em conta a capacidade de cada um. Após essa etapa, o processo entra na fase de crédito e, depois, no pós crédito, que é o acompanhamento da aplicação dos recursos.

Secom Cabedelo
 
 





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180