Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeito toma posse como presidente da 32ª Junta Militar de Cabedelo
7/4/2016 - 32ª Junta do Serviço Militar

Michael Sampaio



O prefeito Leto Viana tomou posse, nesta quarta-feira (6), como presidente da Junta de Serviço Militar Nº 032 de Cabedelo. A solenidade aconteceu no Auditório do Gabinete da Prefeitura, e contou com a presença de autoridades militares, secretários municipais e membros do Legislativo estadual e municipal.

A cerimônia constou de leitura de nota explicativa sobre o serviço militar, feita pelo 1° tenente Willian Gonçalves, delegado de serviço militar de João Pessoa; entrada da Bandeira Nacional; canto do Hino Nacional; juramento e assinatura do termo de posse.

Em seu discurso, o gestor municipal destacou a responsabilidade da função e o papel estratégico da Junta Militar na vida dos jovens cidadãos, além da parceria entre as instituições. Leto ainda ressaltou a condução dos serviços da Junta no município.

 “É motivo de honra para mim tomar posse no cargo de presidente da Junta do Serviço Militar de Cabedelo, cumprindo, assim, o dispositivo das normas técnicas para o funcionamento das Juntas de Serviço Militar. A Prefeitura, por meio da Junta Militar, tem realizado esforços no sentido de que nossos jovens possam compreender os seus deveres e realizar as tarefas relativas as serviço militar. Trata-se de uma atitude que revela o exercício da cidadania e contribui para segurança e o engrandecimento da nossa pátria amada”.

Para o secretário da 32ª Junta do Serviço Militar, Francisco Gilmário Marques Cavalcante, a posse do prefeito segue um rito de colaboração entre as Forças Armadas e a Prefeitura, no sentido de proporcionar aos jovens cidadãos o acesso a um dos documentos básicos: o alistamento militar. 

“A posse do prefeito como presidente da Junta Militar já é um ritual feito pelas Forças Armadas, mais precisamente o Exército, como uma deferência a cessão de instalações, mobiliário e pessoal para o cumprimento de um fim, que é o alistamento militar obrigatório. O alistamento é o primeiro mandamento de uma Junta, e busca alistar os jovens para deixá-los com capacidade de concorrer ao mercado de trabalho, bem como atender às exigências de alguns órgãos que, para fornecer documentos, necessitam do alistamento ou da regularização da situação militar”. 

Alistamento – O alistamento militar em Cabedelo segue até o dia 30 de junho. Devem comparecer os jovens do sexo masculino, nascidos no ano de 1998 e residentes no município.  

Jovens com mais de 19 anos de idade (mesmo portadores de deficiência física ou mental) que ainda não se alistaram, também deverão comparecer na Junta de Serviço Militar, a fim de regularizarem sua situação de cumprirem com seu dever perante a nação e com o Serviço Militar.

Para realizarem o Alistamento, todos os jovens (mesmo os portadores de doenças físicas ou mentais) deverão apresentar-se na Junta Militar de Cabedelo, localizada à Rua Anacleto Vitorino, s/n, Centro (no prédio da Secretaria de Ação e Inclusão Social), das 8h às 12h, munidos dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento Original; 01 Foto 3 X 4 (com fundo branco e sem adereços); Comprovante de Residência; Documento com foto(RG ou carteira de trabalho).

Para mais informações, a Junta Militar de Cabedelo disponibiliza o telefone: (83) 3250.3119.

Secom Cabedelo






Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180