Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo lembra Dia Mundial da Saúde com ações e palestras sobre Diabetes
7/4/2016 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio


Um em cada 11 adultos tem diabetes. É o que constatou um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado recentemente. Os casos diagnosticados da doença quadruplicaram desde 1980. E foi para lembrar a importância da prevenção e do tratamento da doença que as Secretarias de Saúde (Sescab) e Educação (Seduc) realizaram, nesta quinta-feira (7) – Dia Mundial da Saúde – diversas ações de mobilização com pais, alunos e a comunidade. 

As atividades aconteceram, pela manhã, no Centro Integrado Imaculada Conceição, e reuniram alunos do 5º ao 9º ano. Por lá, eles participaram de palestras sobre a importância dos bons hábitos alimentares e dos exercícios físicos, e sobre a prevenção a Diabetes e outras doenças. A mesma ação também foi realizada nas escolas Vereador Pedro Américo e Elizabeth Ferreira, no período da tarde. 

A mobilização contou com o apoio da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e com testes de glicemia capilar, avaliação antropométrica e medição de pressão arterial. Na sequência, grupos de alunos promoveram um pit stop na BR 230, com faixas alertando sobre o combate ao Aedes Aegypti.

“Nosso principal objetivo aqui é conscientizar os jovens sobre a importância da prevenção da saúde em geral, visando uma melhor qualidade de vida. Nossa mensagem tem sido de que a Saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Para este ano, por recomendação da OMS, as comemorações do Dia Mundial da Saúde destinam-se especificamente ao enfrentamento ao Aedes Aegypti. No entanto, como aqui estamos em plena campanha e vigilância no combate ao mosquito, preferimos priorizar, no dia de hoje, o tema Diabetes”, esclareceu o secretário de Saúde Jairo Gama. 

A coordenadora do Programa Saúde na Escola, ligado à Seduc, Rosália Pereira Melo, destaca o engajamento dos alunos da rede municipal de ensino com campanhas e ações ligadas a vários temas de saúde, durante todo o ano. 

“Essa é uma ação orientada pelo Programa Saúde na Escola, do Governo Federal, que tem caráter intersetorial e que, aqui em Cabedelo, tem ocorrido de forma continuada. Em várias oportunidades, alunos de todas as idades têm participado ativamente de campanhas, gincanas e pesquisas relacionadas aos vários temas ligados à saúde. Desta forma, acreditamos estar conscientizando nossos jovens quanto à necessidade de todos nos colocarmos como protagonistas no enfrentamento aos problemas da saúde. De forma que eles se constituam, junto a familiares e amigos, multiplicadores de informações e boas práticas alimentares, de higiene e prevenção”. 
 
Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180