Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo lembra Dia Mundial da Saúde com ações e palestras sobre Diabetes
7/4/2016 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio


Um em cada 11 adultos tem diabetes. É o que constatou um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado recentemente. Os casos diagnosticados da doença quadruplicaram desde 1980. E foi para lembrar a importância da prevenção e do tratamento da doença que as Secretarias de Saúde (Sescab) e Educação (Seduc) realizaram, nesta quinta-feira (7) – Dia Mundial da Saúde – diversas ações de mobilização com pais, alunos e a comunidade. 

As atividades aconteceram, pela manhã, no Centro Integrado Imaculada Conceição, e reuniram alunos do 5º ao 9º ano. Por lá, eles participaram de palestras sobre a importância dos bons hábitos alimentares e dos exercícios físicos, e sobre a prevenção a Diabetes e outras doenças. A mesma ação também foi realizada nas escolas Vereador Pedro Américo e Elizabeth Ferreira, no período da tarde. 

A mobilização contou com o apoio da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e com testes de glicemia capilar, avaliação antropométrica e medição de pressão arterial. Na sequência, grupos de alunos promoveram um pit stop na BR 230, com faixas alertando sobre o combate ao Aedes Aegypti.

“Nosso principal objetivo aqui é conscientizar os jovens sobre a importância da prevenção da saúde em geral, visando uma melhor qualidade de vida. Nossa mensagem tem sido de que a Saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Para este ano, por recomendação da OMS, as comemorações do Dia Mundial da Saúde destinam-se especificamente ao enfrentamento ao Aedes Aegypti. No entanto, como aqui estamos em plena campanha e vigilância no combate ao mosquito, preferimos priorizar, no dia de hoje, o tema Diabetes”, esclareceu o secretário de Saúde Jairo Gama. 

A coordenadora do Programa Saúde na Escola, ligado à Seduc, Rosália Pereira Melo, destaca o engajamento dos alunos da rede municipal de ensino com campanhas e ações ligadas a vários temas de saúde, durante todo o ano. 

“Essa é uma ação orientada pelo Programa Saúde na Escola, do Governo Federal, que tem caráter intersetorial e que, aqui em Cabedelo, tem ocorrido de forma continuada. Em várias oportunidades, alunos de todas as idades têm participado ativamente de campanhas, gincanas e pesquisas relacionadas aos vários temas ligados à saúde. Desta forma, acreditamos estar conscientizando nossos jovens quanto à necessidade de todos nos colocarmos como protagonistas no enfrentamento aos problemas da saúde. De forma que eles se constituam, junto a familiares e amigos, multiplicadores de informações e boas práticas alimentares, de higiene e prevenção”. 
 
Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180