Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Seduc e Sescab lançam projeto de combate ao mosquito Aedes Aegypti nas escolas municipais
8/4/2016 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio



Desenvolver o protagonismo dos alunos cabedelenses para que eles sejam os principais agentes no combate ao mosquito Aedes Aegytpi, na comunidade e em casa! Com essa proposta, a Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc), em parceria com a Secretaria de Saúde (Sescab), lançou oficialmente, na manhã desta sexta-feira (8), o projeto “Combate ao mosquito Aedes Aegypti: ação em prol da vida”. 

O evento, que aconteceu no auditório da Seduc, foi dirigido a gestores e professores de escolas e creches municipais, e contou com a presença de representantes de várias outras Secretarias de Governo, parceiras do projeto.

A iniciativa já está em andamento e se estenderá até o mês de novembro, desenvolvendo diversas atividades escolares, com estudos teóricos, pesquisas, gincanas e ações comunitárias sobre o tema.

Para tanto, gestores, professores e alunos da 5ª a 9ª séries receberão capacitações sobre o mosquito, de forma a realizar atividades dentro de suas comunidades, ao mesmo tempo em que passam informações e orientações sobre como combater o transmissor da Dengue, Chikungunya e do Zika Vírus. 

“Este é um momento dedicado a agradecer o comprometimento da Seduc na luta contra o Aedes, consolidando o binômio Saúde/Educação como setores que se complementam. Momento em que reconhecemos, também, a contribuição das demais áreas de governo para, juntos e de mãos dadas com a população, mudarmos a realidade que vivemos”, destacou o secretário de Saúde, Jairo Gama. 

O projeto foi idealizado a partir das propostas do Plano de Contingência da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, e das atividades pontuais desenvolvidas pela Seduc durante o ano de 2015. As ações ocorreram por meio dos projetos “Protagonismo ambiental”, “Lixo fora do lixo: um problema nosso de cada dia” e “Educação mobiliza: Cabedelo Limpa”, cujos trabalhos tiveram caráter contínuo e transversal nas escolas municipais.

 “Esse projeto tem como objetivo principal envolver todas as escolas e creches municipais, como também as comunidades, em ações integradas por meio de palestras, pesquisas, atividades escolares e comunitárias, direcionadas ao combate ao mosquito Aedes Aegypti. Ao mesmo tempo, o tema permite o aprendizado de vários conceitos em matemática, química, biologia, português, meio ambiente e cidadania, tudo num ambiente estimulado por atividades artísticas e de pesquisa”, explicou o secretário de Educação, Alsony Meireles. 

Engajamento dos alunos - Durante o evento de lançamento do projeto, alunos da Escola Paulino Siqueira surpreenderam ao realizarem um pit stop no Auditório da Seduc, distribuindo panfletos e orientando sobre a luta contra o Aedes Aegypti. 

Já os alunos da Escola Miranda Buriti apresentaram um filme realizado pelo grupo, destacando a luta e a importância do combate ao mosquito nas comunidades cabedelenses. 

“Sentimos que ficou mais fácil de aprender sobre o tema praticando na comunidade as orientações que vimos na escola. As pessoas nos receberam bem, e compreenderam o alcance do nosso trabalho”, disse Mateus Henriques, um dos idealizadores do filme. 

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Reforma e Ampliação da Escola Miranda Burity
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180