Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Seduc e Sescab lançam projeto de combate ao mosquito Aedes Aegypti nas escolas municipais
8/4/2016 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio



Desenvolver o protagonismo dos alunos cabedelenses para que eles sejam os principais agentes no combate ao mosquito Aedes Aegytpi, na comunidade e em casa! Com essa proposta, a Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc), em parceria com a Secretaria de Saúde (Sescab), lançou oficialmente, na manhã desta sexta-feira (8), o projeto “Combate ao mosquito Aedes Aegypti: ação em prol da vida”. 

O evento, que aconteceu no auditório da Seduc, foi dirigido a gestores e professores de escolas e creches municipais, e contou com a presença de representantes de várias outras Secretarias de Governo, parceiras do projeto.

A iniciativa já está em andamento e se estenderá até o mês de novembro, desenvolvendo diversas atividades escolares, com estudos teóricos, pesquisas, gincanas e ações comunitárias sobre o tema.

Para tanto, gestores, professores e alunos da 5ª a 9ª séries receberão capacitações sobre o mosquito, de forma a realizar atividades dentro de suas comunidades, ao mesmo tempo em que passam informações e orientações sobre como combater o transmissor da Dengue, Chikungunya e do Zika Vírus. 

“Este é um momento dedicado a agradecer o comprometimento da Seduc na luta contra o Aedes, consolidando o binômio Saúde/Educação como setores que se complementam. Momento em que reconhecemos, também, a contribuição das demais áreas de governo para, juntos e de mãos dadas com a população, mudarmos a realidade que vivemos”, destacou o secretário de Saúde, Jairo Gama. 

O projeto foi idealizado a partir das propostas do Plano de Contingência da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, e das atividades pontuais desenvolvidas pela Seduc durante o ano de 2015. As ações ocorreram por meio dos projetos “Protagonismo ambiental”, “Lixo fora do lixo: um problema nosso de cada dia” e “Educação mobiliza: Cabedelo Limpa”, cujos trabalhos tiveram caráter contínuo e transversal nas escolas municipais.

 “Esse projeto tem como objetivo principal envolver todas as escolas e creches municipais, como também as comunidades, em ações integradas por meio de palestras, pesquisas, atividades escolares e comunitárias, direcionadas ao combate ao mosquito Aedes Aegypti. Ao mesmo tempo, o tema permite o aprendizado de vários conceitos em matemática, química, biologia, português, meio ambiente e cidadania, tudo num ambiente estimulado por atividades artísticas e de pesquisa”, explicou o secretário de Educação, Alsony Meireles. 

Engajamento dos alunos - Durante o evento de lançamento do projeto, alunos da Escola Paulino Siqueira surpreenderam ao realizarem um pit stop no Auditório da Seduc, distribuindo panfletos e orientando sobre a luta contra o Aedes Aegypti. 

Já os alunos da Escola Miranda Buriti apresentaram um filme realizado pelo grupo, destacando a luta e a importância do combate ao mosquito nas comunidades cabedelenses. 

“Sentimos que ficou mais fácil de aprender sobre o tema praticando na comunidade as orientações que vimos na escola. As pessoas nos receberam bem, e compreenderam o alcance do nosso trabalho”, disse Mateus Henriques, um dos idealizadores do filme. 

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180