Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo começa a imunizar gestantes e profissionais de saúde contra a gripe H1N1
11/4/2016 - Secretaria de Saúde

Google imagens



A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) iniciou, nesta segunda-feira (11), a campanha de vacinação contra a gripe H1N1. Todas as Unidades de Saúde da cidade estão recebendo as doses que, neste primeiro momento, devem imunizar gestantes e profissionais da Saúde. 

A partir do dia 30 – Dia D da campanha – até o dia 20 de maio, os demais grupos de riscos ((idosos, puérperas, crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos, portadores de doenças crônicas, população indígenas, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e adolescentes e jovens em conflito com a lei) poderão receber a vacina.

Para esta primeira fase, Cabedelo recebeu 2.010 doses da vacina, e a expectativa é que sejam imunizadas 700 gestantes e 1.300 profissionais da Saúde. 

Assim como aconteceu em diversas cidades, Cabedelo antecipou a campanha, prevista para começar no dia 30 de abril.

“Seguimos a recomendação do Ministério da Saúde e antecipamos o calendário. Estamos prontos para receber os grupos de risco - gestantes e profissionais da Saúde – e imunizá-los. A partir do dia 30, toda a população pode procurar a unidade de saúde mais próxima para receber a dose. Além disso, também estaremos com unidades móveis para distribuir a vacina a todos os recantos da cidade”, destaca a coordenadora de Imunização da Sescab, Missânia Moreira. 

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação, até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença. 

H1N1 - Os sintomas da gripe H1N1 são muito semelhantes aos da gripe comum, mas surgem de forma repentina e com maior intensidade, podendo aparecer febre alta, forte dor de cabeça e dificuldade para respirar.

Esse tipo de gripe é transmitida pelo contato com pessoas doentes, mas pode causar complicações como pneumonia se não for tratada adequadamente, por isso em caso de suspeita deve-se ir ao médico para saber como tratar e evitar transmitir a doença para outras pessoas.

Os sintomas da H1N1 são: febre repentina que supera os 38° C; Tosse intensa; dor de cabeça constante; dor nas articulações e nos músculos; falta de apetite; calafrios frequentes; nariz entupido, espirros e falta de ar; náuseas e vômitos; diarreia;  mal estar geral.

Secom Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180