Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
PMC empossa membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas
13/4/2016 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Michael Sampaio


A Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais) realizou, nesta quarta-feira (13), a solenidade de posse dos membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas (Compod), instituído pela Lei Municipal n° 1.668, de 5 de novembro de 2013. 

O Compod será composto por 12 membros, com seus respectivos suplentes, e conta com representantes das Secretarias municipais de Educação, Ação e Inclusão Social, Esporte, Cultura e Saúde; Centro de Atenção Psicossocial (Caps);  e Centro de Referência Especializado em Serviço Social (Creas). Além destes, também compõem o Conselho representantes das Policia Miliar (6ª Cia Independente de Cabedelo), 3ª Delegacia de Polícia Civil, Conselho Tutelar, Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB).

O Conselho será o órgão responsável pela elaboração, articulação, implantação, acompanhamento e fiscalização das Políticas Municipais sobre Drogas em Cabedelo, em sintonia com as diretrizes dos entes estaduais e federais que regem as políticas sobre a questão.

O órgão tem por objetivo agir como coordenador das atividades de todas as instituições e entidades municipais responsáveis pela prevenção ao uso, tratamento, reabilitação e reinserção social de usuários e combate ao tráfico de drogas, dedicando-se ao pleno desenvolvimento das ações referentes à redução da demanda de drogas.

“Dentro de nossas missões e atribuições da Ação Social, estamos cumprindo hoje mais uma etapa para a implantação do Compod. Um desafio em face de uma crise mundial gira em torno de uma problemática imensurável que é a questão das drogas. Busca-se, com essas iniciativas, alternativas e caminhos para mensurar e enfrentar as dimensões desse problema. Não podemos permanecer de braços cruzados, sem buscar alternativas para o enfrentamento de uma situação tão caótica e que atinge as famílias e a sociedade como um todo, direta e indiretamente e, sobretudo, os mais jovens”, declarou o secretário da Ação Social e Inclusão, Euzo da Cunha Chaves.

Os 12 membros do Compod devem reunir-se no próximo dia 29 para a escolha da presidência e da secretaria executiva, através de votação direta e aberta. Na ocasião, também serão entregues os certificados e portarias dos membros.  

Para o representante da Secretaria da Cultura, Magno de Carvalho Silva, a participação no Compod tem um sentido de ampliar o trabalho que já vem sendo desenvolvido com jovens cabedelenses. 

“Participar do Conselho é um privilégio grande, porque já venho lidando com um projeto há cinco anos, no qual lutamos diariamente em relação ao combate às drogas e a todo tipo de violência -  física e psicológica -  que afeta nosso jovens. Há muito tempo que eu queria ter um vínculo maior com a gestão pública nesse sentido e, agora, posso fixar isso por meio do Conselho. É importante poder contribuir mais ainda com a gestão política para fazer um trabalho muito maior e mais prático”. 

Já a conselheira tutelar Francigrace de Oliveira destacou a importância da constituição do Conselho para o combate ao problema das drogas na cidade.

“A constituição do Conselho é fundamental para minimizar a influência das drogas em Cabedelo, e atuar como membro dele é uma forma de dar uma contribuição. É estar ajudando, participando e fazendo com que o combate efetivo às drogas venha realmente a acontecer. Nossa meta é reunir esforços para que se venha, ao menos, diminuir as drogas em nossa cidade”. 

Secom Cabedelo 



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180