Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
PMC empossa membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas
13/4/2016 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Michael Sampaio


A Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais) realizou, nesta quarta-feira (13), a solenidade de posse dos membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas (Compod), instituído pela Lei Municipal n° 1.668, de 5 de novembro de 2013. 

O Compod será composto por 12 membros, com seus respectivos suplentes, e conta com representantes das Secretarias municipais de Educação, Ação e Inclusão Social, Esporte, Cultura e Saúde; Centro de Atenção Psicossocial (Caps);  e Centro de Referência Especializado em Serviço Social (Creas). Além destes, também compõem o Conselho representantes das Policia Miliar (6ª Cia Independente de Cabedelo), 3ª Delegacia de Polícia Civil, Conselho Tutelar, Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB).

O Conselho será o órgão responsável pela elaboração, articulação, implantação, acompanhamento e fiscalização das Políticas Municipais sobre Drogas em Cabedelo, em sintonia com as diretrizes dos entes estaduais e federais que regem as políticas sobre a questão.

O órgão tem por objetivo agir como coordenador das atividades de todas as instituições e entidades municipais responsáveis pela prevenção ao uso, tratamento, reabilitação e reinserção social de usuários e combate ao tráfico de drogas, dedicando-se ao pleno desenvolvimento das ações referentes à redução da demanda de drogas.

“Dentro de nossas missões e atribuições da Ação Social, estamos cumprindo hoje mais uma etapa para a implantação do Compod. Um desafio em face de uma crise mundial gira em torno de uma problemática imensurável que é a questão das drogas. Busca-se, com essas iniciativas, alternativas e caminhos para mensurar e enfrentar as dimensões desse problema. Não podemos permanecer de braços cruzados, sem buscar alternativas para o enfrentamento de uma situação tão caótica e que atinge as famílias e a sociedade como um todo, direta e indiretamente e, sobretudo, os mais jovens”, declarou o secretário da Ação Social e Inclusão, Euzo da Cunha Chaves.

Os 12 membros do Compod devem reunir-se no próximo dia 29 para a escolha da presidência e da secretaria executiva, através de votação direta e aberta. Na ocasião, também serão entregues os certificados e portarias dos membros.  

Para o representante da Secretaria da Cultura, Magno de Carvalho Silva, a participação no Compod tem um sentido de ampliar o trabalho que já vem sendo desenvolvido com jovens cabedelenses. 

“Participar do Conselho é um privilégio grande, porque já venho lidando com um projeto há cinco anos, no qual lutamos diariamente em relação ao combate às drogas e a todo tipo de violência -  física e psicológica -  que afeta nosso jovens. Há muito tempo que eu queria ter um vínculo maior com a gestão pública nesse sentido e, agora, posso fixar isso por meio do Conselho. É importante poder contribuir mais ainda com a gestão política para fazer um trabalho muito maior e mais prático”. 

Já a conselheira tutelar Francigrace de Oliveira destacou a importância da constituição do Conselho para o combate ao problema das drogas na cidade.

“A constituição do Conselho é fundamental para minimizar a influência das drogas em Cabedelo, e atuar como membro dele é uma forma de dar uma contribuição. É estar ajudando, participando e fazendo com que o combate efetivo às drogas venha realmente a acontecer. Nossa meta é reunir esforços para que se venha, ao menos, diminuir as drogas em nossa cidade”. 

Secom Cabedelo 



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180