Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Ano Cultural prestará homenagens ao poeta Hermes Nascimento
14/4/2016 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio



“Ele foi um homem que deixou uma obra e uma marca na cultura da cidade, e que serve de orgulho para nós todos. Mesmo muitas vezes sem ter o apoio necessário, mas dentro de sua sabedoria popular, conseguiu desenvolver uma obra muito rica em cultura. Hoje estamos realizando um sonho: o reconhecimento de toda sua obra, seu legado, sua história. Só tenho a agradecer, em nome da família, pela homenagem”. Foi assim, com palavras de emoção e gratidão, que foi aberto o Ano Cultural Hermes Nascimento em Cabedelo. O filho do homenageado, Erus Nascimento, ao lado de demais membros da família, participaram da solenidade, que aconteceu nesta quinta-feira (14), no Cabedelo Clube.

O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Educação (Seduc) e da Secretaria de Cultura (Secult), e faz parte do Projeto Semear Educação Cidadã. A solenidade levou ao Cabedelo Clube um público formado por alunos, gestores, professores, técnicos da rede municipal de ensino, secretários e representantes do poder legislativo municipal. 

O Ano Cultural Hermes Nascimento foi instituído pelo decreto n° 14, de 14 de abril de 2016, assinado pelo prefeito Leto Viana, e surge da necessidade de valorizar o saber, a cultura e a história cultural local, e da importância de apoiar a formação integral do alunado, além de divulgar a contribuição do homenageado, como artista eclético, para o município de Cabedelo. 

“O Ano Cultural acontece, na prática, durante o ano inteiro, especialmente nas nossas escolas, por meio de projetos, mostras, saraus culturais, além dos prêmios oferecidos pela Prefeitura a alunos e a pessoas da comunidade que se destacarem nos concursos propostos. Além disso, o projeto desperta e incentiva em nossos professores e alunos o amor pelas manifestações culturais do nosso município. Cabedelo é uma cidade que tem artistas consagrados, que fazem cultura, que cultivam as artes (o ballet é um grande exemplo), que produzem artesanato, e que tem muito o que mostrar e oferecer ao cidadão”, destaca o prefeito Leto Viana. 

Durante todo o ano letivo, as unidades de ensino são mobilizadas para o exercício de pesquisa e produção através do estudo da vida e da obra da personalidade homenageada. Serão desenvolvidos projetos culturais/educativos em todas as creches e escolas municipais, envolvendo toda a comunidade escolar, incentivando a pesquisa, a contextualização, a comunicação verbal e escrita e o trabalho criativo e artístico.

Durante a cerimônia de lançamento do Ano Cultural, o público presente teve acesso a uma mostra da obra de Hermes Nascimento, por meio da apresentação de músicas de sua autoria -  executadas por professores do Centro de Artes. Coube ao coral Vozes do Litoral executar o Hino de Cabedelo, cuja letra também é de Hermes. 

“Cada Ano Cultural traz um elemento novo, um diferencial para ser trabalhado. O evento deste ano volta-se para a vertente da música, do samba e outros ritmos, além de novas abordagens para a literatura, o teatro e os bailados populares, a linguagem poética, o cordel e os folguedos. A expectativa é que tenhamos um Ano Cultural de muita inventividade, pesquisa e produção, novos e maiores sucessos para alunos, professores e a comunidade cabedelense, que vai empreender essa jornada na cultura e na educação do nosso município”, declarou o secretário da Educação, Alsony Meireles da Silva

Alsony também destacou a importância do Ano Cultural para a educação e a cultura do município, bem como expressou suas expectativas quanto ao engajamento da comunidade escolar.

“É notória para a educação e cultura do nosso município a importância da instituição do Ano Cultural, hoje em sua terceira edição. No instante em que realizamos a transição do Ano Cultural Tia Beta para o Ano Cultural Hermes Nascimento, é momento de ressaltar e parabenizar as escolas, creches, bem como a comunidade cabedelense, pelo interesse, motivação e integração nos trabalhos desenvolvidos pela Seduc para a formação integral do aluno. As escolas de Cabedelo abraçam de maneira muito entusiasmada cada atividade do evento, vestem a camisa e produzem trabalhos belíssimos”. 

Ano Cultural – O Ano Cultural é uma iniciativa da Seduc e se baseia na escolha de uma personalidade marcante na vida educacional, social e cultural do município para ser homenageada ao longo do período letivo da rede municipal.
Os trabalhos protagonizados por estudantes – desde crianças das creches até jovens e adultos do EJA – serão apresentados em Mostras Culturais na comunidade escolar, saraus poéticos e em praças. 

O Ano Cultural prevê ainda o Concurso Cultural Prêmio Hermes Nascimento voltado aos alunos da rede municipal e também aos cidadãos residentes no município, no intuito de valorizar a cultura local. 

Artista eclético -  Hermes Nascimento nasceu em 09 de julho de 1927, em Cabedelo. Filho de José Francisco do Nascimento e Maria Hosana do Nascimento cresceu alimentando uma grande paixão por ciranda, coco e roda, boi de reis; e pela arte literária (poesia, sobretudo) e teatro. Além de participar dos folguedos, tornou-se pesquisador e lutou para transmitir e divulgar a cultura popular, regional e nacionalmente. 
Foi cantor, compositor, pesquisador de cultura e folclore, mestre da Nau-Catarineta e restaurador. É dele a letra do hino de Cabedelo, de 1974, que foi musicada por Mauricio Matos Gurgel.  Faleceu em 10 de outubro de 2001, aos 78 anos de idade.

Algumas obras – Nau Catarineta, sua origem e sua história; Nau Catarineta e a Barca de Cabedelo; Roteiro poético de Cabedelo; Cabedelo remoto e atual; Roteiro poético da visita do Papa João Paulo II ao Brasil; Abraão, o vingador; Cacique Arinê – sua vida sua história; Meus poemas na visita pastoral – D. José Maria Pires, Arcebispo da Paraíba; O que é literatura de cordel – sua origem, história e exemplo; Ciranda da Zona Sul; e Ciranda de norte a sul. 

Secom Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180