Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Ano Cultural prestará homenagens ao poeta Hermes Nascimento
14/4/2016 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio



“Ele foi um homem que deixou uma obra e uma marca na cultura da cidade, e que serve de orgulho para nós todos. Mesmo muitas vezes sem ter o apoio necessário, mas dentro de sua sabedoria popular, conseguiu desenvolver uma obra muito rica em cultura. Hoje estamos realizando um sonho: o reconhecimento de toda sua obra, seu legado, sua história. Só tenho a agradecer, em nome da família, pela homenagem”. Foi assim, com palavras de emoção e gratidão, que foi aberto o Ano Cultural Hermes Nascimento em Cabedelo. O filho do homenageado, Erus Nascimento, ao lado de demais membros da família, participaram da solenidade, que aconteceu nesta quinta-feira (14), no Cabedelo Clube.

O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Educação (Seduc) e da Secretaria de Cultura (Secult), e faz parte do Projeto Semear Educação Cidadã. A solenidade levou ao Cabedelo Clube um público formado por alunos, gestores, professores, técnicos da rede municipal de ensino, secretários e representantes do poder legislativo municipal. 

O Ano Cultural Hermes Nascimento foi instituído pelo decreto n° 14, de 14 de abril de 2016, assinado pelo prefeito Leto Viana, e surge da necessidade de valorizar o saber, a cultura e a história cultural local, e da importância de apoiar a formação integral do alunado, além de divulgar a contribuição do homenageado, como artista eclético, para o município de Cabedelo. 

“O Ano Cultural acontece, na prática, durante o ano inteiro, especialmente nas nossas escolas, por meio de projetos, mostras, saraus culturais, além dos prêmios oferecidos pela Prefeitura a alunos e a pessoas da comunidade que se destacarem nos concursos propostos. Além disso, o projeto desperta e incentiva em nossos professores e alunos o amor pelas manifestações culturais do nosso município. Cabedelo é uma cidade que tem artistas consagrados, que fazem cultura, que cultivam as artes (o ballet é um grande exemplo), que produzem artesanato, e que tem muito o que mostrar e oferecer ao cidadão”, destaca o prefeito Leto Viana. 

Durante todo o ano letivo, as unidades de ensino são mobilizadas para o exercício de pesquisa e produção através do estudo da vida e da obra da personalidade homenageada. Serão desenvolvidos projetos culturais/educativos em todas as creches e escolas municipais, envolvendo toda a comunidade escolar, incentivando a pesquisa, a contextualização, a comunicação verbal e escrita e o trabalho criativo e artístico.

Durante a cerimônia de lançamento do Ano Cultural, o público presente teve acesso a uma mostra da obra de Hermes Nascimento, por meio da apresentação de músicas de sua autoria -  executadas por professores do Centro de Artes. Coube ao coral Vozes do Litoral executar o Hino de Cabedelo, cuja letra também é de Hermes. 

“Cada Ano Cultural traz um elemento novo, um diferencial para ser trabalhado. O evento deste ano volta-se para a vertente da música, do samba e outros ritmos, além de novas abordagens para a literatura, o teatro e os bailados populares, a linguagem poética, o cordel e os folguedos. A expectativa é que tenhamos um Ano Cultural de muita inventividade, pesquisa e produção, novos e maiores sucessos para alunos, professores e a comunidade cabedelense, que vai empreender essa jornada na cultura e na educação do nosso município”, declarou o secretário da Educação, Alsony Meireles da Silva

Alsony também destacou a importância do Ano Cultural para a educação e a cultura do município, bem como expressou suas expectativas quanto ao engajamento da comunidade escolar.

“É notória para a educação e cultura do nosso município a importância da instituição do Ano Cultural, hoje em sua terceira edição. No instante em que realizamos a transição do Ano Cultural Tia Beta para o Ano Cultural Hermes Nascimento, é momento de ressaltar e parabenizar as escolas, creches, bem como a comunidade cabedelense, pelo interesse, motivação e integração nos trabalhos desenvolvidos pela Seduc para a formação integral do aluno. As escolas de Cabedelo abraçam de maneira muito entusiasmada cada atividade do evento, vestem a camisa e produzem trabalhos belíssimos”. 

Ano Cultural – O Ano Cultural é uma iniciativa da Seduc e se baseia na escolha de uma personalidade marcante na vida educacional, social e cultural do município para ser homenageada ao longo do período letivo da rede municipal.
Os trabalhos protagonizados por estudantes – desde crianças das creches até jovens e adultos do EJA – serão apresentados em Mostras Culturais na comunidade escolar, saraus poéticos e em praças. 

O Ano Cultural prevê ainda o Concurso Cultural Prêmio Hermes Nascimento voltado aos alunos da rede municipal e também aos cidadãos residentes no município, no intuito de valorizar a cultura local. 

Artista eclético -  Hermes Nascimento nasceu em 09 de julho de 1927, em Cabedelo. Filho de José Francisco do Nascimento e Maria Hosana do Nascimento cresceu alimentando uma grande paixão por ciranda, coco e roda, boi de reis; e pela arte literária (poesia, sobretudo) e teatro. Além de participar dos folguedos, tornou-se pesquisador e lutou para transmitir e divulgar a cultura popular, regional e nacionalmente. 
Foi cantor, compositor, pesquisador de cultura e folclore, mestre da Nau-Catarineta e restaurador. É dele a letra do hino de Cabedelo, de 1974, que foi musicada por Mauricio Matos Gurgel.  Faleceu em 10 de outubro de 2001, aos 78 anos de idade.

Algumas obras – Nau Catarineta, sua origem e sua história; Nau Catarineta e a Barca de Cabedelo; Roteiro poético de Cabedelo; Cabedelo remoto e atual; Roteiro poético da visita do Papa João Paulo II ao Brasil; Abraão, o vingador; Cacique Arinê – sua vida sua história; Meus poemas na visita pastoral – D. José Maria Pires, Arcebispo da Paraíba; O que é literatura de cordel – sua origem, história e exemplo; Ciranda da Zona Sul; e Ciranda de norte a sul. 

Secom Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180