Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo se prepara para a realização do II Fórum Comunitário do Selo Unicef
25/4/2016 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio



A Comissão Intersetorial pelos Direitos da Criança e do Adolescente reuniu-se, nesta segunda-feira (25), no Auditório da Secretaria de Educação (Seduc) para discutir os preparativos para realização do II Fórum Comunitário do Selo Unicef de Cabedelo, que deve acontecer no dia 13 de julho. 

O encontro serviu para mostrar o percurso do município no cumprimento das metas estipuladas pelo Selo Unicef desde a adesão, em 2013. Além disso, a reunião também expôs o Plano Municipal, formalizado em 2014, e apresentou normas, estratégias e procedimentos para a realização do II Fórum. 

O Fórum tem o objetivo de discutir o Plano de Ação Municipal em Favor das Crianças e Adolescentes, que tem seus princípios e metas incluídos nos ‘Objetivos do Milênio’, da ONU. 

A Comissão é formada por representantes das Secretarias de Educação, Saúde, Ação e Inclusão Social e Cultura, além do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), dos Conselhos Tutelares e de membros da sociedade civil.

“Essa reunião é o momento em que, estrategicamente, discutimos e fazemos encaminhamentos para a realização do II Fórum Comunitário do Selo Unicef. Convocamos as Secretarias e os segmentos parceiros para elaborar estratégias e articularmos, conjuntamente, a participação de cada um deles no dia do evento, bem como captarmos ideias que possam servir para abrilhantar ainda mais o evento”, disse a articuladora do Selo Unicef em Cabedelo, Nadja Santos.

O Selo Unicef é um reconhecimento internacional dado a todo o município que tem políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente.

 “Esse reconhecimento é fornecido aos municípios para que, além de disporem das políticas públicas, se esforcem para intensificá-las, como é o nosso caso aqui em Cabedelo. O II Fórum tem, portanto, o objetivo de legitimar o plano de ação construído em 2014, fazer uma avaliação objetiva dos pontos positivos e negativos, e dar uma resposta à comunidade”, explicou Nadja. 

Trajetória – O percurso do Selo Unicef em Cabedelo começou com a adesão do município, em 2013, e seguiu com a realização de capacitações e do I Fórum, em 2014, além da criação do Núcleo de Cidadania e Apoio ao Adolescente (Nuca), também há dois anos. 

Todo esse percurso, bem como as realizações setoriais, deverão estar expostos na Feira de Ações Estratégicas e nas apresentações de cada representante durante a realização do Fórum. De acordo com Nadja Santos, será um momento de extrema importância para a administração pública mostrar o que vem sendo feito em prol da juventude.

“A importância da realização do Fórum é comunicar à sociedade o que o município está fazendo em prol das crianças e dos adolescentes. Somos um município que se destaca, temos casa de acolhida, Conselhos implantados, e outros mecanismos importantes. Temos que chamar a comunidade e informa-la sobre as ações que servirão em beneficio dela, que são políticas públicas que todo município tem que ter. O nosso tem, implementa e melhora a cada dia”, concluiu.

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180