Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Enfermeiros participam de capacitação sobre curativos especiais
27/4/2016 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio


A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), por meio do Anexo da Policlínica Leonardo Mozart, e em parceria com a Tecnocenter e a Colorplast, realizou, nesta quarta-feira (27), uma palestra educacional sobre a indicação e utilização dos curativos padronizados no município.

O evento, que aconteceu no Auditório do Gabinete do Prefeito, foi voltado para os enfermeiros da rede de saúde do município e pacientes ostomizados. Na ocasião, os profissionais receberam orientações sobre os procedimentos corretos no tratamento e no encaminhamento dos pacientes para admissão no serviço de curativos especiais.

A programação contou com a apresentação do fluxograma estrutural das unidades para o Serviço de Referência em Feridas, e também com duas palestras. A primeira exposição foi sobre o tema: “Cuidados com a pele periestomal e seus dispositivos”, com a assessora técnica Vanessa Diniz. Já a segunda palestra foi proferida pela enfermeira especialista em curativos especiais Karine Rocha, e versou sobre a “Avaliação no tratamento de feridas e padronização no município”.

 “A iniciativa desse evento parte da preocupação da gestão com a humanização do sistema de saúde. Atualmente, os pacientes são tratados e acompanhados pelas Unidades de Saúde, e também pelo Anexo, por meio da Sala de Curativos Especiais. Existem, hoje, além da atenção, mais recursos e suportes para garantir um atendimento bem melhor. Estamos diminuindo o número de amputações e de morte decorrentes dos agravos dos ferimentos, como também de diabetes. Isso se dá a partir do investimento em atenção, capacitação e padronização dos procedimentos”, destacou a diretora do Anexo da Policlínica, Elisandra Santos. 

Para a coordenadora do Setor de Curativos Especiais, Raquel Nóbrega, o mais importante do evento foi mostrar aos profissionais de saúde como lidar corretamente, e de forma ágil, com pacientes que precisam de curativos especiais. 
 
“O objetivo desse encontro é propiciar o conhecimento aos participantes que atendem diretamente na atenção básica. Muitas vezes, eles não têm o conhecimento do que é uma cobertura especial, por exemplo. Não sabem da importância, do custo, como conduzir o tratamento, nem orientar os pacientes. Então, é importante esse link com os curativos, primeiro para filtrar os pacientes, para não direcionar aqueles que não precisem do atendimento dos Curativos Especiais e, segundo, para os profissionais terem conhecimento sobre o que é uma cobertura: como conduzir, o uso adequado, e a orientação correta para o paciente”. 

Curativos Especiais – O Setor de Curativos Especiais do Anexo da Policlínica Leonardo Mozart disponibiliza serviços para todos os usuários referenciados pelas Unidades de Saúde da Família (USF’S), como também de outras instituições de saúde e/ou por demanda espontânea, portando cartão do SUS.

As estatísticas do ano de 2015 mostram que o Setor recebeu 141 novos pacientes, e 72 desses tiveram alta. Ao todo, foram realizados 4.276 procedimentos no período.

O acesso ao serviço se dá através de avaliação de enfermeira para verificar o tipo de lesão, seguido pela realização de cadastro e encaminhamento para início imediato do tratamento. São tratadas lesões como úlcera venosa, arteriais e por pressão, deiscência, pé diabético, queimaduras, erisipela e lesões traumáticas.

O Setor funciona no Anexo da Policlínica, localizada à Rua Juarez Távora, 260, Camalaú, nos horários das 07h às 11h, e das 13h às 17h.

Secom Cabedelo
  



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180