Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
HMMPAB realiza Simpósio de Enfermagem
11/5/2016 - Secretaria de Saúde

Vimerson Dantas


Nesta quinta-feira (12) o mundo todo comemora o Dia Internacional da Enfermagem. E para marcar a data, o Hospital Municipal e Maternidade Padre Alfredo Barbosa (HMMPAB) realiza o I Simpósio de Enfermagem em Cabedelo. As atividades começaram nesta terça-feira (10) e seguem até o dia 12, reunindo cerca de 70 enfermeiros da unidade de saúde.

O objetivo do Simpósio – idealizado pelo HMMPAB em parceria com a Secretaria de Saúde (Sescab) e o Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) – é capacitar esses profissionais para o melhor atendimento aos seus pacientes, além de estimular a valorização da profissão. 

"Esse evento busca levar, de forma coesa, todos os conhecimentos sobre Enfermagem para os nossos profissionais. A Enfermagem, hoje, é o carro chefe dentro de qualquer área da saúde. Devemos desconstruir a ideia de que o cargo de enfermeiro é, na verdade, um subcargo, afinal, o profissional está muito ligado ao paciente” ressalta o secretário de Saúde, Jairo Gama.  

A programação do Simpósio segue hoje (11) com palestras sobre “Cuidado ao puerpério” e “Instrumentação Cirúrgica”. Na quinta-feira (12), os participantes vão assistir à palestras “Ferida e curativos”. 

“A maioria dos nossos profissionais do HMMPAB é de Enfermeiros, então esse Simpósio é uma troca de conhecimentos entre os profissionais palestrantes e nossos participantes. Tudo isso visando engrandecer cada vez mais a equipe do Hospital, estimulando o ‘cuidar humanizado’ entre o profissional e o paciente”, destaca a diretora do Hospital, Juçara Pascoal.  

Atividades – Durante a abertura do Simpósio, nesta terça-feira (10), o representante do Coren-PB, Júnior Gomes, que também é enfermeiro e Coordenador do Departamento de Processo Ético, ministrou palestra sobre Processo Ético. Em sua fala, ele destacou como os profissionais devem se portar diante dos pacientes para evitar processos, e ressaltou a importância de se estar em dia com os documentos legais da profissão. 

Após a palestra, estudantes de Enfermagem da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) puderam apresentar brevemente alguns trabalhos de pesquisa ligados à profissão. 

“Gostei muito de ter participado dessa troca de conhecimentos que foi tão importante para o profissional e estudante da área da Enfermagem. Achei especialmente importante a presença e palestra do Coren-PB, que apontou questões éticas da profissão que não estudamos com profundidade”, destacou o estudante da FPB, Carlos Augusto.

Secom Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180