Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
HMMPAB realiza Simpósio de Enfermagem
11/5/2016 - Secretaria de Saúde

Vimerson Dantas


Nesta quinta-feira (12) o mundo todo comemora o Dia Internacional da Enfermagem. E para marcar a data, o Hospital Municipal e Maternidade Padre Alfredo Barbosa (HMMPAB) realiza o I Simpósio de Enfermagem em Cabedelo. As atividades começaram nesta terça-feira (10) e seguem até o dia 12, reunindo cerca de 70 enfermeiros da unidade de saúde.

O objetivo do Simpósio – idealizado pelo HMMPAB em parceria com a Secretaria de Saúde (Sescab) e o Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) – é capacitar esses profissionais para o melhor atendimento aos seus pacientes, além de estimular a valorização da profissão. 

"Esse evento busca levar, de forma coesa, todos os conhecimentos sobre Enfermagem para os nossos profissionais. A Enfermagem, hoje, é o carro chefe dentro de qualquer área da saúde. Devemos desconstruir a ideia de que o cargo de enfermeiro é, na verdade, um subcargo, afinal, o profissional está muito ligado ao paciente” ressalta o secretário de Saúde, Jairo Gama.  

A programação do Simpósio segue hoje (11) com palestras sobre “Cuidado ao puerpério” e “Instrumentação Cirúrgica”. Na quinta-feira (12), os participantes vão assistir à palestras “Ferida e curativos”. 

“A maioria dos nossos profissionais do HMMPAB é de Enfermeiros, então esse Simpósio é uma troca de conhecimentos entre os profissionais palestrantes e nossos participantes. Tudo isso visando engrandecer cada vez mais a equipe do Hospital, estimulando o ‘cuidar humanizado’ entre o profissional e o paciente”, destaca a diretora do Hospital, Juçara Pascoal.  

Atividades – Durante a abertura do Simpósio, nesta terça-feira (10), o representante do Coren-PB, Júnior Gomes, que também é enfermeiro e Coordenador do Departamento de Processo Ético, ministrou palestra sobre Processo Ético. Em sua fala, ele destacou como os profissionais devem se portar diante dos pacientes para evitar processos, e ressaltou a importância de se estar em dia com os documentos legais da profissão. 

Após a palestra, estudantes de Enfermagem da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) puderam apresentar brevemente alguns trabalhos de pesquisa ligados à profissão. 

“Gostei muito de ter participado dessa troca de conhecimentos que foi tão importante para o profissional e estudante da área da Enfermagem. Achei especialmente importante a presença e palestra do Coren-PB, que apontou questões éticas da profissão que não estudamos com profundidade”, destacou o estudante da FPB, Carlos Augusto.

Secom Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180