Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo será destaque na III Mostra Internacional das Semanas do Bebê
12/5/2016 - Secretaria de Educação

Thiago Pantera


Cabedelo é uma das 20 cidades do Brasil - e a única na Paraíba - selecionadas para participar da III Mostra Internacional das Semanas do Bebê, evento organizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Para a Mostra, que acontece entre os dias 23 e 26, em Recife (PE), a cidade portuária levará informações sobre experiências desenvolvidas com a realização das Semanas do Bebê no município.

Segundo a articuladora do selo Unicef em Cabedelo, Nadja Santos Araújo, a  escolha da experiência cabedelense se destaca por uma série de ações que vem sendo desenvolvidas desde 2013, quando o município acatou a sugestão do Selo Unicef para a realização das Semanas do Bebê.

“A avaliação desse reconhecimento corresponde a um conjunto de informações que levam a considerar a experiência como exitosa. O melhoramento dos indicadores sociais referentes à saúde e educação e a institucionalização da Semana do Bebê são os mais relevantes, além da capacidade do município de mobilizar a sociedade local para a importância da primeira infância”. 

Para Nadja, a participação de Cabedelo no evento internacional, além do reconhecimento, é importante porque informa aos órgãos de avaliação, como o Unicef, que o município está fortalecendo as politicas públicas para a primeira infância, como também divulga as boas práticas para outras cidades. 

Para a III Mostra, Cabedelo irá expor as ações executadas na Semana do Bebê, a exemplo de palestras, oficinas, rodas de conversa, circuito de atividades lúdicas, circuito literário, entrega de enxovais, concursos culturais, massagem shantala para os bebês, cine-mamãe e gincanas.

Avanços e desafios – A instituição da Semana do Bebê em Cabedelo foi formalizada pela lei municipal nº 1.658/2013. Após a publicação, foi formada a Comissão Executiva da Semana do Bebê, que é composta por representações das secretarias de Educação, Ação e inclusão Social, Saúde, Esporte, Cultura, Associações de bairro, Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente (CDMCA) e Sociedade Civil, e conta também com o apoio da Rede de Proteção Integral da Criança e do Adolescente.  

De acordo com Nadja Santos, as ações voltadas para a primeira infância em Cabedelo mostram êxito por meio da melhoria dos indicadores sociais. Índices como o da Cobertura Vacinal Pentavalente, que em 2014 chegaram a 90,6%, e no ano passado atingiram os 92%. Além da proporção de crianças menores de quatro meses com aleitamento materno exclusivo, que conseguiu em 2015 atingir 72,59%, ultrapassando a meta do Estado, que é 66,41%.

“Ainda encontramos alguns desafios nessa caminhada, como a proporção de crianças menores de um ano com vacina em dia e o Percentual de crianças beneficiadas pelo Beneficio de Prestação Continuada (BPC) Escola, que apresentaram uma elevação modesta de seus índices, indicando que precisamos melhorá-los no decorrer deste ano”, informou a articuladora.

IV Semana do Bebê – A IV Semana do Bebê em Cabedelo está prevista para o período de 18 a 23 de setembro, e terá como tema “O amor e o cuidado fortalecendo a vida dos bebês”.

“A Semana do Bebê é um evento que a cada edição traz a participação da comunidade cabedelense. No ano passado, mais de 4.000 pessoas participaram da ação, usufruindo de atividades como palestras e rodas de conversas informativas sobre as singularidades da primeira infância. Tivemos muitas histórias contadas pelos participantes sobre o que aprenderam durante a Semana do bebê. Uma auxiliar de sala de uma creche municipal salvou a vida de um bebê recém-nascido com as informações adquiridas na palestra sobre primeiros socorros. Essa foi uma das muitas histórias contadas por profissionais e mães que participaram do evento, e que elegeram essa uma das grandes iniciativas para a sociedade de Cabedelo. Estamos no processo de construção da programação e esperamos alcançar novas metas e superar desafios em prol do melhoramento das politicas públicas da primeira infância do nosso município”, concluiu.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180