Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo será destaque na III Mostra Internacional das Semanas do Bebê
12/5/2016 - Secretaria de Educação

Thiago Pantera


Cabedelo é uma das 20 cidades do Brasil - e a única na Paraíba - selecionadas para participar da III Mostra Internacional das Semanas do Bebê, evento organizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Para a Mostra, que acontece entre os dias 23 e 26, em Recife (PE), a cidade portuária levará informações sobre experiências desenvolvidas com a realização das Semanas do Bebê no município.

Segundo a articuladora do selo Unicef em Cabedelo, Nadja Santos Araújo, a  escolha da experiência cabedelense se destaca por uma série de ações que vem sendo desenvolvidas desde 2013, quando o município acatou a sugestão do Selo Unicef para a realização das Semanas do Bebê.

“A avaliação desse reconhecimento corresponde a um conjunto de informações que levam a considerar a experiência como exitosa. O melhoramento dos indicadores sociais referentes à saúde e educação e a institucionalização da Semana do Bebê são os mais relevantes, além da capacidade do município de mobilizar a sociedade local para a importância da primeira infância”. 

Para Nadja, a participação de Cabedelo no evento internacional, além do reconhecimento, é importante porque informa aos órgãos de avaliação, como o Unicef, que o município está fortalecendo as politicas públicas para a primeira infância, como também divulga as boas práticas para outras cidades. 

Para a III Mostra, Cabedelo irá expor as ações executadas na Semana do Bebê, a exemplo de palestras, oficinas, rodas de conversa, circuito de atividades lúdicas, circuito literário, entrega de enxovais, concursos culturais, massagem shantala para os bebês, cine-mamãe e gincanas.

Avanços e desafios – A instituição da Semana do Bebê em Cabedelo foi formalizada pela lei municipal nº 1.658/2013. Após a publicação, foi formada a Comissão Executiva da Semana do Bebê, que é composta por representações das secretarias de Educação, Ação e inclusão Social, Saúde, Esporte, Cultura, Associações de bairro, Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente (CDMCA) e Sociedade Civil, e conta também com o apoio da Rede de Proteção Integral da Criança e do Adolescente.  

De acordo com Nadja Santos, as ações voltadas para a primeira infância em Cabedelo mostram êxito por meio da melhoria dos indicadores sociais. Índices como o da Cobertura Vacinal Pentavalente, que em 2014 chegaram a 90,6%, e no ano passado atingiram os 92%. Além da proporção de crianças menores de quatro meses com aleitamento materno exclusivo, que conseguiu em 2015 atingir 72,59%, ultrapassando a meta do Estado, que é 66,41%.

“Ainda encontramos alguns desafios nessa caminhada, como a proporção de crianças menores de um ano com vacina em dia e o Percentual de crianças beneficiadas pelo Beneficio de Prestação Continuada (BPC) Escola, que apresentaram uma elevação modesta de seus índices, indicando que precisamos melhorá-los no decorrer deste ano”, informou a articuladora.

IV Semana do Bebê – A IV Semana do Bebê em Cabedelo está prevista para o período de 18 a 23 de setembro, e terá como tema “O amor e o cuidado fortalecendo a vida dos bebês”.

“A Semana do Bebê é um evento que a cada edição traz a participação da comunidade cabedelense. No ano passado, mais de 4.000 pessoas participaram da ação, usufruindo de atividades como palestras e rodas de conversas informativas sobre as singularidades da primeira infância. Tivemos muitas histórias contadas pelos participantes sobre o que aprenderam durante a Semana do bebê. Uma auxiliar de sala de uma creche municipal salvou a vida de um bebê recém-nascido com as informações adquiridas na palestra sobre primeiros socorros. Essa foi uma das muitas histórias contadas por profissionais e mães que participaram do evento, e que elegeram essa uma das grandes iniciativas para a sociedade de Cabedelo. Estamos no processo de construção da programação e esperamos alcançar novas metas e superar desafios em prol do melhoramento das politicas públicas da primeira infância do nosso município”, concluiu.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180