Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo realiza Semana da Luta Antimanicomial
16/5/2016 - Secretaria de Saúde

Vimerson Dantas


Os Centros de Atenção Psicossocial – Caps I e Caps AD – de Cabedelo iniciaram, nesta segunda-feira (16), a programação da VII Semana da Luta Antimanicomial na cidade, em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, no próximo dia 18. 

Sob a bandeira da consolidação da rede comunitária de serviços substitutivos ao Hospital Psquiátrico, as atividades acontecem até a sexta-feira (20), e vão contar com palestras e capacitações, buscando a melhoria no atendimento aos pacientes e usuários. 

Além do Caps, a Semana conta com o apoio da Associação Cabedelense de Saúde Mental, da Residência Multiprofissional em Saúde Mental e do Coletivo Canto Geral da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

“Durante os dias 16, 19 e 20, a cidade irá contar com programações especiais voltadas à capacitação dos profissionais, gestores e técnicos do município, para otimizar a luta contra os muros de concreto dos hospitais psiquiátricos e melhorar o acesso ao atendimento aos pacientes e usuários. A importância do evento é lembrar à sociedade que o movimento da Luta Antimanicomial existe, e também notificar que não é porque a pessoa tem um problema psicológico ou psiquiátrico que ela deve ficar reclusa ou trancada. Ela tem direitos e eles merecem ser respeitados e atendidos”, comenta a diretora do Caps I, Yrcel Valéria. 

Programação - A programação da Semana da Luta Antimanicomial teve início nesta segunda-feira (16), no Auditório da Casa do Alemão, com apresentações culturais, oficinas e debates para os gestores dos serviços municipais vinculados (Atenção Básica, Farmácia, Polícia e outros). 

Nos dias que seguem (17 e 16), os técnicos e usuários dos Caps I e Caps AD participarão da programação estadual da Luta Antimanicomial, que acontecerá em João Pessoa. 

Na quinta-feira (19), os eventos comemorativos retornam ao Auditório da Casa do Alemão durante o dia todo, com oficinas direcionadas aos técnicos dos Caps. 

O encerramento será na sexta-feira (20), das 8h30 às 11h30, na Fortaleza de Santa Catarina, com o “Café, Cultura e Arte na Fortaleza”. No evento, estão programadas
oficinas de artesanato, música e roda de capoeira.

18 de maio - O dia 18 de Maio representa um marco na história nacional, pois notifica o dia em que os trabalhadores de Saúde Mental da cidade de Bauru (SP), exaustos com o tratamento excludente e discriminatório que era realizado com os pacientes, foram às ruas, em 1987, protestar “por uma sociedade sem manicômios”. Desde então, foram notórios os avanços nas políticas de saúde mental no país, a exemplo da aprovação da Lei 10.216/2001, que preconiza a restruturação da atenção em saúde mental. 

No município de Cabedelo, a participação no movimento Luta Antimanicomial já acontece há anos, oferecendo apoio aos usuários, famílias, técnicos e à comunidade em geral.

Atendimento - O Centro de Atenção Psicossocial (Caps I) – Porto Cidadania, é um serviço de assistência clínico-social para adolescentes e adultos portadores de transtornos mentais graves (psicoses, neuroses graves e demais quadros), que necessitam de cuidados continuados em função da gravidade e persistência de seu comprometimento psíquico.
 
O objetivo do Caps I é diminuir as internações psiquiátricas e promover a reabilitação psicossocial. O atendimento pode ser feito por meio de encaminhamento ou demanda espontânea.

O serviço funciona de segunda à sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 12h e das 13h às 17h. O Caps I fica localizado na Rua Pastor José Alves de Oliveira, 1328, no Bairro de Camalaú. O telefone de contato é o (83) 3250.3241.

Já o Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD) – Primavera) presta assistência clínico-social a jovens e adultos com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas, permitindo um planejamento terapêutico individual. Seu principal objetivo é evitar internações decorrentes do uso abusivo de drogas e integrar o usuário à família e à comunidade.

O atendimento neste serviço também pode ser feito por meio de encaminhamento ou demanda espontânea. O Caps AD funciona nos mesmos dias e horários do Caps I, à Rua Solon de Lucena, 160, no Centro, em Cabedelo. O telefone de contato é o (83) 3228.1044.

A Sescab ainda presta assistência psiquiátrica e psicológica de caráter ambulatorial a pessoas com sofrimento mental leve e moderado, bem como aos casos de psicose com quadro estabilizado. Esse atendimento é feito no Centro Municipal de Referência em Saúde Leonard Mozart (Policlínica de Cabedelo), situado à Rua São Sebastião, s/n, no Bairro de Formosa. O serviço funciona nos dias úteis, das 07h às 18h Os usuários cabedelenses ainda podem receber atendimento em todas as Unidade da Saúde da Família (USF) mais próximas de suas residências.

Secom Cabedelo
 


Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180