Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual tem atividades durante toda a semana em Cabedelo
17/5/2016 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Eric Furni


O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), em conjunto com o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e a Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais), iniciou, nesta segunda feira (16), as atividades alusivas ao dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A ação “Creas nos Trilhos” aconteceu na estação Ferroviária de Cabedelo e, além de panfletagem e divulgação verbal, contou com a participação de crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Reviver I e II, e do Cras, em apresentações de percussão, teatro e capoeira. As ações, que se estendem por toda a semana, têm por objetivo alertar a população para os casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes na cidade portuária. 

“Seguimos as orientações da Rede Margaridas Pró Crianças e Adolescentes (Remar) e da Rede de Enfrentamento à exploração Sexual (Redex), que reúnem todos os Creas do estado, para fazer uma ação conjunta nos trilhos com o objetivo de disseminar e conscientizar a população para a importância do dia 18 de maio. Este ano, diferentemente dos anteriores, o trabalho foi feito na área externa da estação e não no interior do trem, pois assim a nossa abordagem seria facilitada e o objetivo, melhor alcançado”, declarou o coordenador do Creas, Cristiano Porfírio.

Na programação das atividades, ainda constam palestras nas escolas – nos dias 17, 18 e 19 - , uma caminhada, no dia 18, e uma ação no Mercado Público, na próxima sexta-feira (20). 

Participação – As ações alusivas ao dia 18 de maio são fruto da integração de órgãos no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio da propagação junto à população. Além do Creas, do Cras e da Semais, reúne os Conselhos Tutelares, o Conselho Municipal de Direitos de Crianças e Adolescentes (CMDCA), as secretarias municipais de Educação e Saúde, o Ministério Público e a 2ª Vara da Infância e Juventude.  

“Todos os órgãos participam do evento ativamente, entendendo que é uma data que a gente tem que propagar e que, hoje, constitui-se numa problemática real e tão próxima a nós, que é a questão da exploração sexual de crianças e adolescentes. Temos o apoio generoso de todos os órgãos, tanto na execução como no planejamento das ações”, disse Porfírio. 

O porteiro José Célio Lira, de 49 anos, é morador do Renascer III e participou do Creas nos Trilhos. Após receber o material informativo da campanha, revelou suas impressões sobre a ação e a problemática que a motiva.

“Penso que esse movimento é um alerta à sociedade para dar atenção às crianças e aos adolescentes, não só na educação, mas em outras questões, como a exploração do trabalho infantil e, sobretudo, sexual. Sabemos que o país tem um histórico nesse sentido, como a gente sabe de casos em que a família tem receio de denunciar por causa do poder. Essa ação e o trabalho das entidades fazem com que as famílias percam o medo, aprendam e sejam incentivadas a combater. É sempre bem-vindo esse tipo de esclarecimento”, disse.

Disk 100 - Além da população poder participar dessas atividades de enfrentamento, Porfírio convida a sociedade para se unir no combate do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

“A população pode ajudar de forma efetiva ligando para o disque 100, denunciando, como também procurando o Conselho Tutelar para denunciar. A partir daí, toda rede funciona no combate desses abusos ou exploração de crianças e adolescentes”.  

A cidade de Cabedelo tem registrado casos de abusos e exploração de crianças e adolescentes, principalmente por sua localização geográfica e por ser muito procurada em períodos de alta estação. Por isso, toda a Rede de proteção se une na campanha preventiva. 

18 de maio – O reconhecimento, pela Lei Federal 9.970/00, do dia 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes demarca uma conquista do país na luta pelos direitos humanos das crianças e adolescentes. É uma data simbólica, na qual a sociedade é lembrada a “não desviar o olhar, ficar atenta. Denunciar!”.

A data foi escolhida em homenagem à Araceli Cabrera Sanches, de oito anos, vítima de estupro e depois assassinada por jovens de classe média em 1973, na cidade de Vitória, no Espírito Santo. 

Secom Cabedelo


Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180