Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual tem atividades durante toda a semana em Cabedelo
17/5/2016 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Eric Furni


O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), em conjunto com o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e a Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais), iniciou, nesta segunda feira (16), as atividades alusivas ao dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A ação “Creas nos Trilhos” aconteceu na estação Ferroviária de Cabedelo e, além de panfletagem e divulgação verbal, contou com a participação de crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Reviver I e II, e do Cras, em apresentações de percussão, teatro e capoeira. As ações, que se estendem por toda a semana, têm por objetivo alertar a população para os casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes na cidade portuária. 

“Seguimos as orientações da Rede Margaridas Pró Crianças e Adolescentes (Remar) e da Rede de Enfrentamento à exploração Sexual (Redex), que reúnem todos os Creas do estado, para fazer uma ação conjunta nos trilhos com o objetivo de disseminar e conscientizar a população para a importância do dia 18 de maio. Este ano, diferentemente dos anteriores, o trabalho foi feito na área externa da estação e não no interior do trem, pois assim a nossa abordagem seria facilitada e o objetivo, melhor alcançado”, declarou o coordenador do Creas, Cristiano Porfírio.

Na programação das atividades, ainda constam palestras nas escolas – nos dias 17, 18 e 19 - , uma caminhada, no dia 18, e uma ação no Mercado Público, na próxima sexta-feira (20). 

Participação – As ações alusivas ao dia 18 de maio são fruto da integração de órgãos no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio da propagação junto à população. Além do Creas, do Cras e da Semais, reúne os Conselhos Tutelares, o Conselho Municipal de Direitos de Crianças e Adolescentes (CMDCA), as secretarias municipais de Educação e Saúde, o Ministério Público e a 2ª Vara da Infância e Juventude.  

“Todos os órgãos participam do evento ativamente, entendendo que é uma data que a gente tem que propagar e que, hoje, constitui-se numa problemática real e tão próxima a nós, que é a questão da exploração sexual de crianças e adolescentes. Temos o apoio generoso de todos os órgãos, tanto na execução como no planejamento das ações”, disse Porfírio. 

O porteiro José Célio Lira, de 49 anos, é morador do Renascer III e participou do Creas nos Trilhos. Após receber o material informativo da campanha, revelou suas impressões sobre a ação e a problemática que a motiva.

“Penso que esse movimento é um alerta à sociedade para dar atenção às crianças e aos adolescentes, não só na educação, mas em outras questões, como a exploração do trabalho infantil e, sobretudo, sexual. Sabemos que o país tem um histórico nesse sentido, como a gente sabe de casos em que a família tem receio de denunciar por causa do poder. Essa ação e o trabalho das entidades fazem com que as famílias percam o medo, aprendam e sejam incentivadas a combater. É sempre bem-vindo esse tipo de esclarecimento”, disse.

Disk 100 - Além da população poder participar dessas atividades de enfrentamento, Porfírio convida a sociedade para se unir no combate do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

“A população pode ajudar de forma efetiva ligando para o disque 100, denunciando, como também procurando o Conselho Tutelar para denunciar. A partir daí, toda rede funciona no combate desses abusos ou exploração de crianças e adolescentes”.  

A cidade de Cabedelo tem registrado casos de abusos e exploração de crianças e adolescentes, principalmente por sua localização geográfica e por ser muito procurada em períodos de alta estação. Por isso, toda a Rede de proteção se une na campanha preventiva. 

18 de maio – O reconhecimento, pela Lei Federal 9.970/00, do dia 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes demarca uma conquista do país na luta pelos direitos humanos das crianças e adolescentes. É uma data simbólica, na qual a sociedade é lembrada a “não desviar o olhar, ficar atenta. Denunciar!”.

A data foi escolhida em homenagem à Araceli Cabrera Sanches, de oito anos, vítima de estupro e depois assassinada por jovens de classe média em 1973, na cidade de Vitória, no Espírito Santo. 

Secom Cabedelo


Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180