Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Pitstop, adesivagem e panfletagem marcam mobilização do Maio Amarelo
17/5/2016 - Secretaria de Mobilidade Urbana

Antonio Suelinton


A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cabedelo realizou, nesta terça-feira (17), uma mobilização alusiva ao Maio Amarelo, mês destinado à intensificação das campanhas de conscientização para redução de acidentes de trânsito no país. A ação mobilizou todo o contingente de pessoal, viaturas, motocicletas e dispositivos de sinalização em diversos pitstops, buscando massificar a campanha e seus objetivos.

Acompanhados de carro de som com a divulgação da mensagem institucional da campanha, os agentes da Semob visitaram vários pontos da cidade. Além de abordar motoristas e motociclistas, orientando-os sobre o uso dos equipamentos básicos de segurança, a equipe também distribuiu folders e panfletos sobre a campanha.

“O Maio Amarelo é uma campanha destinada a mobilizar o Brasil em torno de um objetivo principal, que é a educação, a informação sobre a segurança no trânsito, para que possamos ter uma redução no número de acidentes. São informações básicas, como utilização de equipamentos de uso obrigatório, a exemplo do cinto de segurança e o capacete. Não é uma campanha exclusiva ou concentrada em único mês do ano. Todas as atividades realizadas durante o período fazem parte da rotina, do dia a dia dos agentes de trânsito, ou seja, muito mais que notificar ou gerar penalidades, o trabalho deles é informar, educar e enfatizar a importância dos bons hábitos ao conduzir veículos e da responsabilidade no trânsito do município”, enfatizou o diretor de trânsito da Semob, Thiago Dias.

Um dos focos da campanha foi a abordagem a motociclistas e mototaxistas, cuja atividade é bastante intensa na cidade. De acordo com Thiago, o uso do capacete, tanto por parte de condutores como de passageiros, é uma das principais preocupações e alvos da fiscalização por parte dos agentes de trânsito.

O diretor também falou sobre os investimentos que têm sido feitos pela Semob na melhoria do trânsito no município, e sobre a ocorrência de acidentes, sobretudo na área da BR que corta a cidade.

“A Semob vem, a cada dia, tentando organizar e melhorar ainda mais o trânsito em Cabedelo. Construímos vários binários e melhoramos a sinalização horizontal e vertical para melhor orientar o tráfego na cidade. Em relação aos acidentes, a maioria acontece na Rodovia 230, e tem como um dos principais motivos a imprudência dos motoristas, o excesso de velocidade e a falta de atenção dos condutores que provoca, principalmente, atropelamentos, colisões traseiras e perda de controle de veículos”. 

Condutores – Entre os condutores que receberam o material das mãos dos agentes da Semob, era unânime a opinião sobre a validade e a importância da campanha. 

Para Lando Almeida, morador do Jardim Brasília, campanhas como o Maio Amarelo têm uma função social e humana muito importante. 

“Acho a campanha da Semob muito interessante, pois trata de  conscientização. E conscientização, no trânsito, salva vidas. Ela contribui para a tomada de uma nova atitude, de cuidados e atenção com a segurança”, comentou.

Já o turista Joaquim Pedro, de Belo Horizonte, falou da surpresa com a campanha e com o trabalho que pode observar no trânsito da cidade.

“Coincidentemente, fazia 12 anos que eu não vinha à Paraíba e, apesar do volume de carros que aumentou monstruosamente, está duzentos por cento melhor. Os responsáveis pelo trânsito estão de parabéns. Sem dúvida, há um excelente trabalho sendo feito por aqui, e ações como essa fortalecem essa impressão”, revelou.  

O mototaxista Edvaldo Ribeiro da Silva, porém, revelou a preocupação da categoria e advogou o esclarecimento coletivo das normas e leis para um melhor disciplinamento do trânsito, sobretudo para sua atividade.

“Acho que a campanha é muito importante e tem uma meta, que é fazer com que a população respeite o trânsito. Entretanto, no dia a dia, enfrentamos problemas com os passageiros que se recusam a usar o capacete, por exemplo. Então, acho que quanto mais houver orientação ao condutor, ao pedestre e ao usuário de mototáxi, mais segurança teremos e menos penalidades em todos os sentidos”, finalizou.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Festival de Crochê
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180