Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente empossa novos membros
25/5/2016 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Michael Sampaio


Doze conselheiros tomaram posse, nesta quarta-feira (25), no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), órgão vinculado à Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais). A solenidade aconteceu no auditório da Semais, e os novos conselheiros e seus respectivos suplentes irão atuar pelo biênio 2016/2018.

A Diretoria Executiva do Conselho, eleita em reunião ordinária, no último dia 17, tem como presidente Thales Barreto Zucca, representante da Agência Adventista de Desenvolvimento de Recursos Assistenciais (ADRA); como vice-presidente, o representante do Espaço Cidadão Famílias em Ação (ECIFA), Iarley de Araújo Nascimento; e como secretária executiva, Fabiana de Araújo Brito, da Semais.

A nomeação dos novos conselheiros foi determinada pela Portaria 11.356, de 23 de maio de 2016. Eles têm um mandato de 2 anos, sem direito a remuneração.  O novo presidente do Conselho, Thales Barreto Zucca, falou sobre o atual momento do CMDCA e das metas a serem cumpridas.

“Que nesse próximo biênio possamos dar prosseguimento aos avanços que já vêm acontecendo com o Conselho. Convém enfatizar que ele não funciona só em torno do presidente. É formado por diversos membros, e espero que todos sejam atuantes como os que já passaram por aqui. A meta principal, hoje, é elaborar e terminar o Plano Decenal, já que temos prazos a cumprir. A expectativa é que possamos unir forças e definir ações prioritárias em termos de políticas públicas para as crianças e adolescentes do município”, comentou.

O CMDCA é formado por 12 membros, sendo 6 representantes do Governo e 6 da sociedade civil. Pelo governo, ele conta com representantes das Secretarias de Ação e Inclusão Social, da Saúde, Educação, Turismo, Esporte Juventude e Lazer e da Câmara Municipal.

Já pela sociedade civil, o Conselho tem representantes do Espaço Cidadão Famílias em Ação (ECIFA), da Agência Adventista de Desenvolvimento de Recursos Assistenciais (ADRA), da Quatro Patas Esportes Equestres Terapia e Saúde, do Instituto Social Esporte e Cidadania Surf Escola, do Instituto Revertendo o Autismo (IRA) e do Movimento Cultural Renascer (MCR).     

Para o ex-presidente do CMDCA, Francisco de Assis Barbosa dos Santos, o Conselho, nos últimos anos, além da atuação marcante, avançou em termos de organização interna e na articulação com a sociedade.    

“No período em que estivemos como presidente, encontramos o CMDCA com pouca estrutura, tanto física, como de composição do próprio Conselho. Tivemos algumas dificuldades para conseguir solucionar algumas questões, mas sempre tivemos apoio da Ação Social e da gestão para estruturarmos o Conselho. Hoje ele tem seu espaço, uma equipe técnica-profissional que auxilia na sua caminhada, um Fundo Municipal já criado e em fase de regulamentação, e a Rede que representou um avanço muito grande e que nos ajuda nos problemas que aparecem com nossas crianças e adolescentes. Além disso, vejo com felicidade, nesse processo, a participação da sociedade civil na estruturação das políticas públicas de crianças e adolescentes”, declarou. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180