Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente empossa novos membros
25/5/2016 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Michael Sampaio


Doze conselheiros tomaram posse, nesta quarta-feira (25), no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), órgão vinculado à Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais). A solenidade aconteceu no auditório da Semais, e os novos conselheiros e seus respectivos suplentes irão atuar pelo biênio 2016/2018.

A Diretoria Executiva do Conselho, eleita em reunião ordinária, no último dia 17, tem como presidente Thales Barreto Zucca, representante da Agência Adventista de Desenvolvimento de Recursos Assistenciais (ADRA); como vice-presidente, o representante do Espaço Cidadão Famílias em Ação (ECIFA), Iarley de Araújo Nascimento; e como secretária executiva, Fabiana de Araújo Brito, da Semais.

A nomeação dos novos conselheiros foi determinada pela Portaria 11.356, de 23 de maio de 2016. Eles têm um mandato de 2 anos, sem direito a remuneração.  O novo presidente do Conselho, Thales Barreto Zucca, falou sobre o atual momento do CMDCA e das metas a serem cumpridas.

“Que nesse próximo biênio possamos dar prosseguimento aos avanços que já vêm acontecendo com o Conselho. Convém enfatizar que ele não funciona só em torno do presidente. É formado por diversos membros, e espero que todos sejam atuantes como os que já passaram por aqui. A meta principal, hoje, é elaborar e terminar o Plano Decenal, já que temos prazos a cumprir. A expectativa é que possamos unir forças e definir ações prioritárias em termos de políticas públicas para as crianças e adolescentes do município”, comentou.

O CMDCA é formado por 12 membros, sendo 6 representantes do Governo e 6 da sociedade civil. Pelo governo, ele conta com representantes das Secretarias de Ação e Inclusão Social, da Saúde, Educação, Turismo, Esporte Juventude e Lazer e da Câmara Municipal.

Já pela sociedade civil, o Conselho tem representantes do Espaço Cidadão Famílias em Ação (ECIFA), da Agência Adventista de Desenvolvimento de Recursos Assistenciais (ADRA), da Quatro Patas Esportes Equestres Terapia e Saúde, do Instituto Social Esporte e Cidadania Surf Escola, do Instituto Revertendo o Autismo (IRA) e do Movimento Cultural Renascer (MCR).     

Para o ex-presidente do CMDCA, Francisco de Assis Barbosa dos Santos, o Conselho, nos últimos anos, além da atuação marcante, avançou em termos de organização interna e na articulação com a sociedade.    

“No período em que estivemos como presidente, encontramos o CMDCA com pouca estrutura, tanto física, como de composição do próprio Conselho. Tivemos algumas dificuldades para conseguir solucionar algumas questões, mas sempre tivemos apoio da Ação Social e da gestão para estruturarmos o Conselho. Hoje ele tem seu espaço, uma equipe técnica-profissional que auxilia na sua caminhada, um Fundo Municipal já criado e em fase de regulamentação, e a Rede que representou um avanço muito grande e que nos ajuda nos problemas que aparecem com nossas crianças e adolescentes. Além disso, vejo com felicidade, nesse processo, a participação da sociedade civil na estruturação das políticas públicas de crianças e adolescentes”, declarou. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180