Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo realiza II Fórum Comunitário do Selo Unicef
9/6/2016 - Secretaria de Educação

Eric Furni



A Secretaria de Educação (Seduc) de Cabedelo, juntamente com o Conselho de Direitos de Crianças e Adolescentes (CMDCA) e a Comissão Pró-selo Unicef, e em parceria com as Secretarias de Saúde, Ação e Inclusão Social e Esporte, realizou, nesta quinta-feira (9), o II Fórum Comunitário do Selo Unicef Município Aprovado.   

O evento aconteceu no Cabedelo Clube e teve por objetivo discutir o Plano de Ação Municipal em favor das Crianças e Adolescentes, que tem seus princípios e metas incluídos nos ‘Objetivos do Milênio’, da ONU. 

Para sediar o Fórum, o Cabedelo Clube recebeu decoração com banners tematizando as ações estratégicas de cada Secretaria envolvida no processo, bem como stands com material informativo e produção dos serviços que trabalham com crianças e adolescentes na cidade. As apresentações artísticas ficaram por conta do Grupo de Percussão, Capoeira e a execução do Hino de Cabedelo.  

“Esse é um momento marcante na história de Cabedelo. A realização do II Fórum é uma ação integrada e não exclusiva da educação. É uma ação do município que envolve diversas Secretarias e segmentos da sociedade civil organizada. Trata-se de uma mostra de como a cidade avançou nos últimos anos com relação às ações em torno das metas do Selo Unicef. É um painel revelador das muitas ações postas em prática, o que tem sido feito e o que ainda tem para ser realizado em prol das crianças e adolescentes de Cabedelo”, disse o secretário de Educação, Alsony Meireles.

O município de Cabedelo já possui o Selo Unicef por duas edições, e tenta obter o tricampeonato no processo que reconhece o fortalecimento das políticas públicas voltada para crianças e adolescentes. De acordo com a articuladora do Selo, Nadja Santos, durante os três anos de avaliação do Unicef, a cidade conseguiu melhorar alguns indicadores, bem como fortalecer as políticas já existentes em prol das crianças e adolescentes.

“No I Fórum foram pactuadas 27 ações, das quais o município conseguiu efetivar 24. Por orientação do Unicef, todo município teria que cumprir 19 ações. Estamos, portanto, um pouco à frente do que foi estabelecido por eles. O Fórum é um momento ímpar, em que a sociedade pode conhecer quais ações foram desenvolvidas e o que foi que o município conseguiu efetivar durante esses três anos de adesão”, declarou Nadja. 

Para a mediadora do Selo Unicef, Graça Costa, a realização do 2º Fórum é um demonstrativo de como a adesão de Cabedelo ao Selo se desenvolveu, destacando o compromisso com as metas do pacto.

“Se estamos aqui hoje é porque o município, a partir da adesão feita pela gestão, se comprometeu em afirmar que criança e adolescente são prioridades. A partir da adesão, houve o I Fórum, em que foram pactuados indicadores já previstos nas políticas de saúde, de serviço social e educação, por exemplo. O cumprimento de alguns indicadores sugere, e o II Fórum demonstra isso, que houve avanços nas questões de políticas para crianças e adolescentes. Isso já é uma conquista. A partir daqui vão ser avaliados todos os indicadores. Esse II Fórum fecha um ciclo. Esperamos, em dezembro, chegar aqui com a comitiva para receber o 3º Selo. Afinal, colocar criança como pauta prioritária na agenda das políticas públicas e essencial hoje”, finalizou.

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Festival de Crochê
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180