Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Seduc capacita servidores da PMC para atender público surdo
14/6/2016 - Secretaria de Educação

Kleyton Paiva



A Secretaria de Educação (Seduc) de Cabedelo, por meio da Diretoria de Educação Inclusiva, deu início, nesta terça-feira (14), ao Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais - Libras. O curso é destinado a funcionários da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) e tem por objetivo habilitar os servidores das diversas Secretarias que mantêm atendimento ao público na língua, bem como otimizar o atendimento à parcela da população que apresenta deficiência auditiva.

A inciativa visa atender ao que determina o decreto federal 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta a Lei 10.436, obrigando que 5% dos funcionários públicos devem estar capacitados para realizar o atendimento aos surdos.  

“O curso é direcionado às diversas Secretarias do município, buscando  sanar a questão do atendimento às pessoas com deficiência auditiva que procuram os serviços públicos. A iniciativa partiu da Diretoria de Educação Inclusiva, em atendimento a Lei, e estamos oferecendo esse curso para facilitar o atendimento às pessoas nos diversos setores da Prefeitura. Atualmente, essa questão se configura como um problema, uma vez que as pessoas não têm a habilidade com a linguagem dos surdos. A iniciativa vem justamente para fortalecer a comunicação com esse pessoal”, declarou o secretário da Educação, Alsony Meireles. 

Cada uma das nove Secretarias indicou dois servidores para participar da habilitação. O curso deverá ser estender por mais 13 terças-feiras e as aulas acontecem no Auditório da Seduc.

A professora de Libras Vanessa Carvalho explicou a importância da ação do ponto de vista institucional. 

“O curso é para o caso de chegar um surdo buscando uma informação ou requerendo algum serviço, que se tenha algum funcionário naquele setor que possa recebê-lo, pelo menos para pegar os dados pessoais ou passar as informações. É necessário que as instituições públicas invistam nessa questão, como já acontece com a inclusão dos alunos surdos de Cabedelo, através da adoção de intérprete de libras nas escolas. Ele representa também a liberdade para os surdos que, atualmente, são dependentes de um intérprete que os ajudem na comunicação. Assim, chegando sozinho, ele vai poder ser recebido na sua língua, compreendido e totalmente atendido em suas solicitações”. 

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180