Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Sescab promove curso de atualização em Sífilis para médicos e enfermeiros
16/6/2016 - Secretaria de Saúde

Kleyton Paiva


A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), por meio da Vigilância de Saúde, promoveu, nesta quarta-feira (15), um curso de Atualização em Sífilis Congênita e Adquirida. Cerca de 30 profissionais da Saúde, entre médicos e enfermeiros, participaram da ação, que aconteceu no Auditório da Instituição de Ensino Superior da Paraíba (Iesp). 

Os dados de 2010 a 2016 mostram um grande aumento nos casos de sífilis na cidade portuária.  No total, 371 casos foram registrados nos últimos seis anos, sendo 208 referentes aos casos de sífilis não especificada; 110 de sífilis em gestante; e 53 de sífilis congênita. 

“Essa atualização é importante e precisa ser feita anualmente, pois os protocolos acabam mudando. É uma forma de melhorar e intensificar o atendimento, o diagnóstico e o acompanhamento aos pacientes do município” explicou a coordenadora e palestrante do curso, Jéssica Oliveira. 

O atendimento a casos ou suspeitas de sífilis, em Cabedelo, pode ser feito em qualquer Posto de Saúde da Família (PSF). Uma vez diagnosticado, o paciente será encaminhado ao ambulatório do Serviço de Assistência Especializada (SAE),  que dispõe de plantão de infectologista nas quartas-feiras. 

Sobre a doença - A sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST) que pode demorar décadas para se manifestar sintomaticamente. Ela é causada pela bactéria Treponema pallidum e pode ser contraída tanto através do contato sexual, quanto por cortes na pele ou membranas mucosas que entraram em contato com a bactéria. 

A doença também pode ser congênita, ou seja, passa da mãe ao bebê e, por isso, a gestante deve ter um acompanhamento mais delicado. Para o diagnóstico, o médico poderá solicitar exame sanguíneo, cultura de bactérias ou mesmo a punção lombar. O tratamento será feito com base no tipo da doença e deverá ter acompanhamento até que seja diagnosticada a cura no paciente. 

Secom Cabedelo






Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180