Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Anexo realiza ações informativas sobre prevenção às queimaduras
16/6/2016 - Secretaria de Saúde

Kleyton Paiva


Prevenir acidentes em consequência de queimaduras com o trabalho de orientação à população. Esse foi é o objetivo da ação, realizada nesta quinta-feira (16) no Mercado Público Municipal de Cabedelo, da equipe do Anexo da Policlínica. A campanha faz parte das atividades em alusão à campanha pela prevenção de acidentes e mortes por queimaduras. 

A iniciativa contou com a distribuição de material informativo entre os comerciantes e público frequentador do local. Entre os panfletos, estava um folder explicativo, produzido pelo Anexo, sobre a natureza e os tipos de queimaduras, os primeiros cuidados e os procedimentos errados em casos de ocorrência e as precauções no uso cotidiano de produtos inflamáveis.

A equipe também apresentou ao público os serviços prestados pelo Anexo nesses casos, por meio do Setor de Curativos Especiais. Visando o público infantil, também foi distribuída a cartilha em quadrinhos Foguinho em Festa junina segura.

De acordo com diretora do Anexo, Elisandra Chaves Santos, a campanha, que foi iniciada com ações educativas no próprio Anexo, é voltada para toda a população, mas tem um foco específico para pais de crianças pequenas e, sobretudo, idosos.

“Nesse período junino, recebemos muitos acidentes em decorrência de fogos de artificio. Com a campanha, queremos alertar a população para que não aconteçam esses acidentes e possamos diminuir o número de casos na cidade. Para isso, investimos na informação, afinal a prevenção através do conhecimento é a melhor maneira de se evitar acidentes com queimaduras. Com fogo não se brinca, é o nosso lema nesse período junino”. 

Ednaldo da Silva, comerciante do Mercado Público, fez questão de receber as orientações e elogiou a iniciativa do Anexo de ir até o local com essas informações.

“Acho esse tipo de campanha muito positiva, pois, ao menos, está ajudando a prevenir acidentes com queimaduras entre as crianças e adultos, e é importante que as pessoas aprendam a ter cuidado”.

Já Eliane dos Santos Silva, moradora do Centro, salientou a amplitude da campanha.

“Acho que toda a campanha é bem-vinda, porque nunca ninguém está cem por cento alerta. E nesse período junino ela é muito válida, devido a certos abusos cometidos com fogos. As pessoas precisam ficar atentas; a maioria é imprudente em relação aos filhos, achando até que eles estão imunes de acidentes. Já presenciei casos em que adultos cometeram imprudências e por experiência, sabemos que o mínimo descuido pode ocasionar o pior. Até adultos precisam de prevenção”, destacou.

Ampliação - Segundo Elisandra Santos, os procedimentos para acesso ao atendimento por parte da equipe do Anexo em casos de queimaduras simples é bastante descomplicado. O paciente só precisa se dirigir à unidade, de segunda a sexta, das 7h às 17h. Já os casos mais graves, em que 60 ou 70% do corpo é atingido, o atendimento deve ser feito pelo Hospital de Trauma, em João Pessoa.

Elisandra ainda explicou que o trabalho mais específico com queimaduras mais simples, tipo as domésticas ou por fogos de artificio, começou recentemente.

“Até então, o serviço era de curativos especiais, úlceras, úlceras por pressão, entre outros. Porém, fizemos testes no ano passado e vimos que o serviço podia ser expandido, então começamos a fazer uma testagem com queimaduras domésticas e a evolução e a melhora foram muito rápidas. Agora, adaptamos o serviço também para queimaduras com fogos de artificio”, explicou.

Campanha nacional – A campanha pela prevenção de acidentes e mortes por queimaduras faz parte das celebrações do Dia Nacional de Luta Contra as Queimaduras - 6 de junho. A data foi escolhida devido à proximidade com as festas juninas, quando há aumento do número de acidentes.

Secom Cabedelo
 



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180