Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Equipes do Caps, Caps AD, Anexo da Policlínica e SCFV festejam São João com usuários
20/6/2016 - Secretaria Municipal de Assistência Social

Michael Sampaio


O clima junino já tomou conta da cidade. Desde a última quarta-feira (15) serviços assistenciais e de saúde festejam o São João como manda a tradição: com muito colorido, comidas típicas e arrasta pé.

Na quarta-feira (15), o forró se concentrou na Fortaleza de Santa Catarina. Cerca de 150 familiares e usuários do Centro de Atenção (Caps) I - Porto Cidadania foram recepcionados com muita animação no local, que foi todo decorado com peças de artesanato produzidas pelos próprios usuários durante as oficinas. A festa contou com a apresentação de um grupo de música ao vivo, quadrilha, coral de libras e a realização de um bingo. 

Ednalva Quirino, moradora de Camalaú e usuária do serviço, sempre vai às festas promovidas pelo Caps e dessa vez não foi diferente. “Gosto muito da festa de São João, é muito animada. Tem muita brincadeira, forró e quadrilha, que é o que eu mais gosto”, disse. 

Na quinta-feira (16) foi a vez do forró tomar conta na sede do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD). Cerca de 100 usuários do serviço e familiares aproveitaram o momento de descontração para festejar o santo junino. A festa foi animada pelo grupo de música do próprio Centro, quadrilha, casamento matuto e as tradicionais brincadeiras da época: corrida de saco, pescaria e jogo das argolas.

Segundo a diretora Kalina Braga, as oficinas terapêuticas do mês de junho são temáticas para a apresentação no evento. “Além da festa ter o seu lado cultural, nós aproveitamos a tradição para promover a inserção social através das oficinas terapêuticas. Neste mês, na oficina de decoração, foram produzidas bandeirolas e enfeites, e na de música, trabalhado o forró, tudo visando a ornamentação e animação do nosso arraiá. E com esse evento ainda conseguimos trazer a família para dentro do serviço, apoiando o tratamento do usuário”. 

Para Cleciana dos Santos, familiar de usuário, a festa, além de divertir, promove também melhoria na autoestima deles. “Esse é um momento bem divertido. Eles se sentem mais ativos, pois participam da organização da festa, fazendo a parte do artesanato”. 

Na sexta-feira (17), duas festas movimentaram a cidade. No Anexo da Policlínica, todo o ambiente foi decorado para recepcionar os cerca de 100 pacientes agendados para várias especialidades com muita animação, ao som de forró e com as tradicionais comidas da época. 

Segundo a diretora Elisandra Chaves, a equipe aproveita o momento das comemorações e a reunião de pessoas para promover a sensibilização da população a respeito de um tema relacionado à saúde, que neste caso foi a prevenção às queimaduras. “O mês de junho é marcado pelas ações de prevenção às queimaduras, e aproveitamos esse momento para tocar no assunto, visando diminuir o número de acidentes”, explicou. 

Para os usuários do serviço de saúde, o sentimento era de satisfação. O paciente Floriano Pereira veio da cidade de Lucena apenas para se consultar e, ao chegar no ambulatório, foi surpreendido pela recepção. “Todos da equipe são muito simpáticos, servindo com muita dedicação. Foi muito bonito, acolhedor. Quero até ser avisado quando tiver outra festa dessa”. 

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Reviver II também comemorou o São João na última sexta-feira (17). Cerca de 150 pessoas prestigiaram o evento, que aconteceu na quadra do Reviver II, no bairro do Renascer III.

A festa contou com apresentações musicais das crianças do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) - que apresentaram uma versão da popular canção Asa Branca na flauta doce - e de dança, com quadrilhas do Reviver II e convidados. Houve também atividades recreativas de pesca, barraca de recadinhos do amor, entrega de brindes e sorteios de cestas básicas. 

“É importante promover festas assim para que possamos manter a cultura popular do povo nordestino. E é muito bom poder estar aqui hoje, prestigiando mais uma data. Agradeço por ter uma equipe tão dedicada na Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais), que tenta, cada vez mais, ofertar às nossas crianças melhores condições, sendo atendidas da melhor forma possível”, destacou o secretário da Semais, Euzo da Cunha Chaves.  

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180