Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Quadrilhas Junina Viana e Junina Macambira recebem incentivo financeiro da PMC para o São João
22/6/2016 - Secretaria de Cultura

Michael Sampaio



A primeira-dama Jacqueline Monteiro, coordenadora do São João de Cabedelo, entregou, nesta quarta-feira (22), o incentivo financeiro a duas quadrilhas juninas da cidade: Junina Viana e Junina Macambira. A iniciativa faz parte da política institucional de estímulo ao desenvolvimento das atividades culturais, por meio do apoio aos grupos envolvidos na manutenção das tradições da região com suas manifestações culturais.

As duas quadrilhas foram contempladas com cheques no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), quantia destinadas a suprir os gastos com figurinos e cenários, bem como de profissionais envolvidos com a preparação e apresentação dos grupos, como costureiras e músicos.

“Esse momento é muito importante para nós, pois traz até aqui representações da cultura forte do nosso município, segmento que temos que, cada vez mais, incentivar e ajudar. Agradeço às duas quadrilhas que continuam firmes e fortes, e aos representantes aqui presentes, pelo empenho e dedicação em manter viva essa manifestação da cultura em nosso município. A gestão encontrou muitos problemas, muitas dificuldades no âmbito cultural na cidade, mas com muito esforço vamos conseguindo resolver algumas questões. Se não conseguimos fazer o ideal, cumprimos aquilo que nos é possível diante das circunstâncias, e é com muito carinho, por exemplo, que concretizamos essa entrega de cheques às quadrilhas e preparamos o São João de Cabedelo”, declarou Jacqueline.

O secretario da cultura Walmarques Junior lembrou as dificuldades por que passam os grupos de cultura para realizarem seus espetáculos, e enfatizou a disposição da administração do município com a promoção dos festejos juninos. 

“Esse é um momento muito especial para nós como incentivadores da cultura, pois no quadro das ajudas que a Prefeitura tem dado aos grupos culturais, principalmente às quadrilhas juninas, temos certeza que historicamente essa gestão tem dado os maiores recursos dos últimos anos. Dizemos isso não por outro motivo, que não o de mostrar a preocupação da gestão nas questões culturais, pois sabemos e somos sensíveis para a realidade de cada quadrilha. Não pudemos fazer como fizemos em anos anteriores, mas estamos muito felizes em puder, apesar das dificuldades, não faltar com essa ajuda”. 

A quadrilha Junina Viana se apresenta no São João de Cabedelo nos dias 23 e 29. Este ano, o grupo tem um motivo todo especial para comemorar. A quadrilha ficou em 2° lugar no Concurso Metropolitano de Quadrilhas, promovido pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), e subiu para o grupo A da competição.  

“A ajuda da Prefeitura representa muita coisa para nós, já que não conseguimos nada em relação ao trio até agora. Esse incentivo liberado agora, como se diz, é tudo. Tivemos ajuda de muitos amigos, mas para o trio mesmo, que estávamos esperando, é essa daqui. O que estamos recebendo hoje é de muita importância, muita validade mesmo”, comentou a representante da Junina Viana, Maria do Socorro Viana. 

A Macambira vai animar os forrozeiros de Cabedelo no dia 24. Para o representante da quadrilha, Felipe Souza, a ajuda da Prefeitura tem por finalidade honrar os compromissos assumidos pelo grupo.    

“O grupo surgiu esse ano com muita garra. Os nossos patrocínios, até agora, fomos nós mesmos, e a ajuda da Prefeitura vem para quitar algumas dívidas que contraímos. O valor deve ser revertido, principalmente, para pagamento do conjunto musical, dos adereços, da mão de obra e, também, para o material do cenário. São esses pendências que vamos tentar minimizar. Esse tipo de incentivo à cultura na cidade é sempre recebido de bom grado pelos agentes culturais, e nós só temos a agradecer à gestão pelo reconhecimento à atividade e incentivo dado.

São João cultural – Além dos shows de Louro Santos, Forró Bakana, Leko e D’Baile e Osmídio Neto (ex-forró Saudade) e Mô Lima, o São João de Cabedelo – que acontece nos dias 23, 24, 25, 28 e 29 na Praça Getúlio Vargas – vai contar com uma programação voltada às quadrilhas locais e convidados, e aos grupos culturais da cidade. 

Na abertura da festa, no dia 23, apresentam-se a Junina Viana e o grupo Xaxado Infantil, do bairro do Renascer. No dia 24, é a vez das Quadrilhas dos Cangaços, do bairro de Renascer, Junina Macambira e Junina Paraíba, de João Pessoa. No dia 25, quem vai encantar o público é a Quadrilha Junina Eterno Amor, da cidade de Lucena.

A programação segue no dia 28, com apresentações do Coco do Mestre Benedito e da Quadrilha Junina Raiz Nordestina, de João Pessoa; e no dia 29, com Grupo Cultural Tambores do Forte, Grupo da Terceira Idade Eneida das Neves Monteiro, e as Quadrilhas Flor de Mandacaru e Junina Viana.

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180