Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Terceira Conferência Municipal da Cidade debate cidades inclusivas e participativas
1/7/2016 - Secretaria de Planejamento do uso e Ocupação do solo

Kleyton Paiva


O auditório do Anexo da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) recebeu, nesta sexta-feira (01), um público formado por representantes do poder público e da sociedade civil para, durante todo dia, debater e apresentar propostas na 3ª Conferencia Municipal da Cidade de Cabedelo.

O evento, que é uma etapa preparatória da Conferência Estadual e da 6ª Conferência Nacional das Cidades, representa o estabelecimento do diálogo entre governo e sociedade para discutir questões fundamentais da cidade em áreas especificas.

O tema central da conferência, A Função social da cidade e da propriedade: cidades inclusivas, participativas e socialmente justas, proposto pelo Ministério das Cidades, aponta para os problemas e necessidades urbanas de infraestrutura, otimização dos serviços, participação dos cidadãos e atenção às questões sociais.

A Conferencia de Cabedelo, que tem a frente a Secretaria de Planejamento do Uso e Ocupação do Solo, teve o apoio de  uma Comissão Preparatória composta por representantes do poder público, dos movimentos populares, dos sindicatos, das entidades acadêmicas, dos empresários e das Organizações Não Governamentais (ONG’s). Os trabalhos durante o dia de debate foram acompanhados por uma Comissão Técnica, formada por representantes das secretarias e assessores da PMC.  

“Promover a ocupação dos espaços urbanos de forma disciplinada tem sido o grande desafio dos governos,  e promover a implantação de políticas públicas que sejam promotoras de bem estar coletiva e justiça social, também. A constituição delega aos Planos Diretores dos Municípios, obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes, a regulamentarem a política de desenvolvimento e de expansão urbana, de forma a garantir o bem estar de todos seus habitantes. Sabemos que para obtermos uma cidade inclusiva e socialmente justa devemos estudar detalhadamente essas realidades”, destacou o secretário de Planejamento e presidente da Conferência, Adalberto Otávio. 

Da Conferência foram escolhidos, por votação, nove delegados que representarão a cidade na Conferência Estadual, sendo três do poder público e seis da sociedade civil. Além disso, também por votação, será formado o Conselho da Cidade, que atuará nos próximos três anos como apoio a administração e discussão das questões da cidade.

O assessor especial da PMC e membro da Comissão Preparatória, Neroaldo Pontes, falou sobre a importância da realização da Conferência para Cabedelo.

“Esse é o momento de estudar atentamente o tema da Conferência. A cidade justa, a importância da propriedade, enfim, a cidade que queremos através das representações da cidade: moradores, empresários, algumas secretarias. A importância desse encontro é que Cabedelo se insere no contexto nacional, e isso vai chegar ao Ministério das Cidades, o que nos facilita, inclusive, um relacionamento posterior mais adequado”, declarou.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180