Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Terceira Conferência Municipal da Cidade debate cidades inclusivas e participativas
1/7/2016 - Secretaria de Planejamento do uso e Ocupação do solo

Kleyton Paiva


O auditório do Anexo da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) recebeu, nesta sexta-feira (01), um público formado por representantes do poder público e da sociedade civil para, durante todo dia, debater e apresentar propostas na 3ª Conferencia Municipal da Cidade de Cabedelo.

O evento, que é uma etapa preparatória da Conferência Estadual e da 6ª Conferência Nacional das Cidades, representa o estabelecimento do diálogo entre governo e sociedade para discutir questões fundamentais da cidade em áreas especificas.

O tema central da conferência, A Função social da cidade e da propriedade: cidades inclusivas, participativas e socialmente justas, proposto pelo Ministério das Cidades, aponta para os problemas e necessidades urbanas de infraestrutura, otimização dos serviços, participação dos cidadãos e atenção às questões sociais.

A Conferencia de Cabedelo, que tem a frente a Secretaria de Planejamento do Uso e Ocupação do Solo, teve o apoio de  uma Comissão Preparatória composta por representantes do poder público, dos movimentos populares, dos sindicatos, das entidades acadêmicas, dos empresários e das Organizações Não Governamentais (ONG’s). Os trabalhos durante o dia de debate foram acompanhados por uma Comissão Técnica, formada por representantes das secretarias e assessores da PMC.  

“Promover a ocupação dos espaços urbanos de forma disciplinada tem sido o grande desafio dos governos,  e promover a implantação de políticas públicas que sejam promotoras de bem estar coletiva e justiça social, também. A constituição delega aos Planos Diretores dos Municípios, obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes, a regulamentarem a política de desenvolvimento e de expansão urbana, de forma a garantir o bem estar de todos seus habitantes. Sabemos que para obtermos uma cidade inclusiva e socialmente justa devemos estudar detalhadamente essas realidades”, destacou o secretário de Planejamento e presidente da Conferência, Adalberto Otávio. 

Da Conferência foram escolhidos, por votação, nove delegados que representarão a cidade na Conferência Estadual, sendo três do poder público e seis da sociedade civil. Além disso, também por votação, será formado o Conselho da Cidade, que atuará nos próximos três anos como apoio a administração e discussão das questões da cidade.

O assessor especial da PMC e membro da Comissão Preparatória, Neroaldo Pontes, falou sobre a importância da realização da Conferência para Cabedelo.

“Esse é o momento de estudar atentamente o tema da Conferência. A cidade justa, a importância da propriedade, enfim, a cidade que queremos através das representações da cidade: moradores, empresários, algumas secretarias. A importância desse encontro é que Cabedelo se insere no contexto nacional, e isso vai chegar ao Ministério das Cidades, o que nos facilita, inclusive, um relacionamento posterior mais adequado”, declarou.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180