Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Atleta Cabedelense é 2° lugar em competição estadual de Bocha
14/7/2016 - Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer

Eric Furni


O atleta cabedelense Márcio da Silva Pereira conquistou o 2° lugar da modalidade Bocha Adaptada dos Jogos Paralímpicos da Paraíba, realizado entre os dias 1 e 3 de julho, na Vila Olímpica Parahyba, em João Pessoa. A conquista também lhe rendeu a convocação para uma competição regional, prevista pra ser realizada em agosto. 

Para superar os desafios que são impostos por suas limitações, Márcio conta com o apoio da família que o ajuda nos treinos diários em casa todos os dias, e com a técnica uma vez por semana. Através do apoio da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer e da Secretaria de Ação e Inclusão Social, ele tem recebido o material necessário para o treinamento e deslocamento para as competições.

Márcio, com apenas 12 anos, compete na categoria BC2, classificação em que o atleta não recebe ajuda do técnico durante a competição. Segundo a técnica e árbitra confederada pela Associação Nacional da Pessoa com Deficiência (Ande), Maria José de Melo Barbosa, ele é um garoto com potencial para representar Cabedelo em uma disputa nacional. 

“Essa conquista é o somatório do resultado de um trabalho que, apesar de lento, vem se se desenvolvendo dia após dia. E o Márcio já demonstrou que tem potencial para conquistas maiores. Nessa competição, ele duelou com uma atleta de alto nível e conseguiu superá-la, e isso nos enche de esperança para o futuro”.

Segundo a mãe do atleta, Adenilda Albuquerque, o esporte tem trazido retornos significativos na inclusão de Márcio, com melhorias no seu comportamento.

“Desde que começou a treinar o Márcio ficou mais desenvolvido, está mais comunicativo, inclusive com a gente, porque ele é muito acanhado. Ele gosta muito de treinar. Nos dias de treino ou competição, fica ansioso para que chegue logo o momento. O esporte pra ele é como se fosse um lazer”, diz. 

Inclusão através do esporte - A Bocha Paralímpica é uma mobilidade esportiva destinada a pessoas com deficiência que apresentem limitações funcionais neuromotoras, e é classificada em quatro categorias, de acordo com a capacidade funcional do atleta: BC1, BC2,BC3 e BC4. É a avaliação de profissionais que estabelece em que classificação o atleta se insere. Cada uma das categorias é determinada pelo nível de mobilidade dos atletas e a origem de suas limitações.

Secom Cabedelo


Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Reforma e Ampliação da Escola Miranda Burity
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180