Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Atleta Cabedelense é 2° lugar em competição estadual de Bocha
14/7/2016 - Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer

Eric Furni


O atleta cabedelense Márcio da Silva Pereira conquistou o 2° lugar da modalidade Bocha Adaptada dos Jogos Paralímpicos da Paraíba, realizado entre os dias 1 e 3 de julho, na Vila Olímpica Parahyba, em João Pessoa. A conquista também lhe rendeu a convocação para uma competição regional, prevista pra ser realizada em agosto. 

Para superar os desafios que são impostos por suas limitações, Márcio conta com o apoio da família que o ajuda nos treinos diários em casa todos os dias, e com a técnica uma vez por semana. Através do apoio da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer e da Secretaria de Ação e Inclusão Social, ele tem recebido o material necessário para o treinamento e deslocamento para as competições.

Márcio, com apenas 12 anos, compete na categoria BC2, classificação em que o atleta não recebe ajuda do técnico durante a competição. Segundo a técnica e árbitra confederada pela Associação Nacional da Pessoa com Deficiência (Ande), Maria José de Melo Barbosa, ele é um garoto com potencial para representar Cabedelo em uma disputa nacional. 

“Essa conquista é o somatório do resultado de um trabalho que, apesar de lento, vem se se desenvolvendo dia após dia. E o Márcio já demonstrou que tem potencial para conquistas maiores. Nessa competição, ele duelou com uma atleta de alto nível e conseguiu superá-la, e isso nos enche de esperança para o futuro”.

Segundo a mãe do atleta, Adenilda Albuquerque, o esporte tem trazido retornos significativos na inclusão de Márcio, com melhorias no seu comportamento.

“Desde que começou a treinar o Márcio ficou mais desenvolvido, está mais comunicativo, inclusive com a gente, porque ele é muito acanhado. Ele gosta muito de treinar. Nos dias de treino ou competição, fica ansioso para que chegue logo o momento. O esporte pra ele é como se fosse um lazer”, diz. 

Inclusão através do esporte - A Bocha Paralímpica é uma mobilidade esportiva destinada a pessoas com deficiência que apresentem limitações funcionais neuromotoras, e é classificada em quatro categorias, de acordo com a capacidade funcional do atleta: BC1, BC2,BC3 e BC4. É a avaliação de profissionais que estabelece em que classificação o atleta se insere. Cada uma das categorias é determinada pelo nível de mobilidade dos atletas e a origem de suas limitações.

Secom Cabedelo


Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180