Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Alunas da rede municipal são semifinalistas na Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa
14/10/2016 - Secretaria de Educação

Rennan Melo


Duas alunas da rede municipal de ensino de Cabedelo são semifinalistas da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Sâmela Ismille Lima da Silva, da escola municipal Rosa Figueiredo de Lima, em Camaláu; e Ananda Samyra Alves de Freitas, da Escola Maria das Graças, no Renascer, estão classificadas na categoria Poema e Memórias Literárias, respectivamente. 

A competição acontece entre as escolas públicas do país, e tem o objetivo de incentivar a leitura e a escrita dos alunos a partir do 5°ano do Ensino Fundamental até o 3° ano do Ensino Médio. 

Ananda é aluna do 8º ano e seu trabalho, sob a orientação da professora Mirandolita Lima Gonçalves de Moraes Rego, está entre as 500 produções textuais. A estudante vai disputar a semifinal na etapa regional em sua categoria, que acontece em Fortaleza (CE) nos dias 16 a 18 de novembro. 

Para a professora Mirandolita, a capacidade criativa da estudante foi percebida nas atividades corriqueiras de leitura e produção textual desenvolvidas em sala de aula. 

“Chegar onde nós chegamos, na etapa regional, já foi uma premiação, principalmente para ela e para escola, que está localizada numa comunidade difícil. Acredito que podemos chegar à final, mas ela já é uma vencedora. Ela alimenta o sonho de ser escritora e acredito que pode chegar onde quiser. A participação e a ultrapassagem das etapas servem também para que ela se torne um referencial para os novos talentos na literatura e na escrita”, comentou. 

Para Ananda, a ascensão dentro da competição e a possibilidade de disputar a etapa regional são uma recompensa pelo empenho e dedicação.  

“Com certeza quero ser campeã, mas sabemos que a competição não é fácil e, mesmo com a expectativa em alta, temos que manter a humildade, como a professora nos lembra sempre. No começo, quis fazer o trabalho apenas para ganhar nota e nunca passou pela minha cabeça chegar a essa fase. Acho que o empenho tem valido a pena”, destacou Ananda. 
 
Já Sâmela, que é aluna do 6° ano, participa da competição pela primeira vez e está entre as 125 semifinalistas de todo o Brasil na categoria Poema, na qual se inscreveram 1.440 alunos. A etapa regional acontece de 22 a 25 de novembro, em Salvador (BA). 

A professora Marlécia Maciel, que orienta Sâmela, já é veterana na Olimpíada, mas a emoção sempre se renova ao ver um aluno seu se destacando nesse tipo de competição. 

“Além de gratificante, é muito enriquecedor para professor e aluno participar de uma competição de nível nacional e também para a educação do nosso município, pois estamos levando o nome de Cabedelo para outros Estados. A cidade vai ser representada em nível nacional. É uma honra para nós”, diz.

Para Sâmela, que começou a competição sem muitas expectativas, a ansiedade e a confiança aumentaram ao longo das fases da Olimpíada. 

“Logo no início não imaginei que chegaria longe, não. Fiz o texto naturalmente, depois foi que eu vi que estava dando certo. Agora estou muito ansiosa com a expectativa de ganhar. Minha família também está super animada”, detalha
A competição - A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. De iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em 2016 promove sua 5ª edição.

A olimpíada é composta por 5 etapas. Em todo o Brasil foram inscritos 170.244 textos, distribuídos em 39.662 escolas, sendo 4.364 textos de 1.095 escolas da Paraíba.




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180