Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Alunas da rede municipal são semifinalistas na Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa
14/10/2016 - Secretaria de Educação

Rennan Melo


Duas alunas da rede municipal de ensino de Cabedelo são semifinalistas da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Sâmela Ismille Lima da Silva, da escola municipal Rosa Figueiredo de Lima, em Camaláu; e Ananda Samyra Alves de Freitas, da Escola Maria das Graças, no Renascer, estão classificadas na categoria Poema e Memórias Literárias, respectivamente. 

A competição acontece entre as escolas públicas do país, e tem o objetivo de incentivar a leitura e a escrita dos alunos a partir do 5°ano do Ensino Fundamental até o 3° ano do Ensino Médio. 

Ananda é aluna do 8º ano e seu trabalho, sob a orientação da professora Mirandolita Lima Gonçalves de Moraes Rego, está entre as 500 produções textuais. A estudante vai disputar a semifinal na etapa regional em sua categoria, que acontece em Fortaleza (CE) nos dias 16 a 18 de novembro. 

Para a professora Mirandolita, a capacidade criativa da estudante foi percebida nas atividades corriqueiras de leitura e produção textual desenvolvidas em sala de aula. 

“Chegar onde nós chegamos, na etapa regional, já foi uma premiação, principalmente para ela e para escola, que está localizada numa comunidade difícil. Acredito que podemos chegar à final, mas ela já é uma vencedora. Ela alimenta o sonho de ser escritora e acredito que pode chegar onde quiser. A participação e a ultrapassagem das etapas servem também para que ela se torne um referencial para os novos talentos na literatura e na escrita”, comentou. 

Para Ananda, a ascensão dentro da competição e a possibilidade de disputar a etapa regional são uma recompensa pelo empenho e dedicação.  

“Com certeza quero ser campeã, mas sabemos que a competição não é fácil e, mesmo com a expectativa em alta, temos que manter a humildade, como a professora nos lembra sempre. No começo, quis fazer o trabalho apenas para ganhar nota e nunca passou pela minha cabeça chegar a essa fase. Acho que o empenho tem valido a pena”, destacou Ananda. 
 
Já Sâmela, que é aluna do 6° ano, participa da competição pela primeira vez e está entre as 125 semifinalistas de todo o Brasil na categoria Poema, na qual se inscreveram 1.440 alunos. A etapa regional acontece de 22 a 25 de novembro, em Salvador (BA). 

A professora Marlécia Maciel, que orienta Sâmela, já é veterana na Olimpíada, mas a emoção sempre se renova ao ver um aluno seu se destacando nesse tipo de competição. 

“Além de gratificante, é muito enriquecedor para professor e aluno participar de uma competição de nível nacional e também para a educação do nosso município, pois estamos levando o nome de Cabedelo para outros Estados. A cidade vai ser representada em nível nacional. É uma honra para nós”, diz.

Para Sâmela, que começou a competição sem muitas expectativas, a ansiedade e a confiança aumentaram ao longo das fases da Olimpíada. 

“Logo no início não imaginei que chegaria longe, não. Fiz o texto naturalmente, depois foi que eu vi que estava dando certo. Agora estou muito ansiosa com a expectativa de ganhar. Minha família também está super animada”, detalha
A competição - A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. De iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em 2016 promove sua 5ª edição.

A olimpíada é composta por 5 etapas. Em todo o Brasil foram inscritos 170.244 textos, distribuídos em 39.662 escolas, sendo 4.364 textos de 1.095 escolas da Paraíba.




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180