Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
No Dia Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, Cabedelo lembra pioneirismo de políticas públicas voltadas para a categoria
9/11/2016 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Michael Sampaio


Desde 2013, Cabedelo comemora o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência – 8 de novembro. A data, criada através da Lei nº 1.628/2013, consolidou o pioneirismo e a vocação de Cabedelo na causa da Inclusão Social, e busca lembrar e abraçar a luta pelos direitos dessas pessoas. 

Nesta terça-feira (8), o Dia foi marcado por diversas atividades, promovidas por meio da Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais). O auditório do Gabinete do Prefeito (Casa do Alemão) recebeu um público composto por pessoas com deficiência, pais e familiares, secretários e funcionários da Prefeitura Municipal de Cabedelo, que tiveram a oportunidade de conhecer mais acerca das ações realizadas pela atual gestão em prol da categoria. 

Na programação, destaque para os avanços que o município tem experimentado na área da inclusão, a partir das ações da Coordenação de Inclusão da Semais e da Diretoria de Educação Inclusiva, ligada à Secretaria de Educação (Seduc). O evento ainda contou com um café da manhã e com apresentações artísticas do Coral de Libras do município, do grupo de dança Inclusão É Show e de um circuito de Atividades de Educação Física. 

A autora da lei que instituiu o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência é a vereadora, e primeira-dama do município, Jacqueline Monteiro. Durante as comemorações à data, ela lembrou as ações da gestão em prol das pessoas com deficiência, como a acessibilidade na infraestrutura dos calçadões, e destacou o compromisso permanente com esse público. 

“Não poderíamos deixar passar em branco esse momento. Hoje estamos fazendo uma cerimônia relativamente simples, mas com muito carinho. O prefeito Leto tem abraçado a causa junto comigo e tem se dedicado na prática para que possamos dar uma melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência do nosso município. Quero registrar a minha alegria de poder sempre estar convivendo com essas pessoas, e ajuda-las de alguma forma. É um compromisso meu cada vez mais fortalecer politicas públicas voltadas para inclusão aqui em Cabedelo”. 

A primeira-dama ainda revelou que, dentre os projetos futuros para o segmento, estão a realização de um censo das pessoas com deficiência no município e a criação de um espaço para a instalação de uma sede para abrigar a Coordenação de Inclusão e, assim, proporcionar uma melhor estrutura para atendimento e assistência a essas pessoas. 

Para o secretário da Ação Social, Euzo da Cunha Chaves, a data é um motivo a mais para comemorar e lembrar os avanços da luta da pessoa com deficiência em Cabedelo. “É um momento de alegria e de muita festividade, sobretudo porque as pessoas começam a perceber que estão sendo notadas e vistas como capazes de exercerem funções e terem seu espaço dentro da sociedade”, destacou.

Já o presidente do Conselho Estadual, Helosman Oliveira, elogiou a estrutura interdisciplinar das ações municipais voltadas para as pessoas com deficiência, e lembrou a importância de políticas públicas que destaquem a luta da categoria por mais direitos e acessos. 

“É muito importante se trabalhar a questão da inclusão da pessoa com deficiência, principalmente em um dia municipal dedicado à luta num município como Cabedelo, que atua na questão da inclusão e da educação inclusiva. É de se destacar, aqui, a questão da interdisciplinaridade das ações, as Secretarias articuladas trabalhando junto e, principalmente, em conjunto com a sociedade, divulgando o controle social e fazendo com que ela participe e cobre efetivamente do poder público a melhoria das condições de vida desse segmento”. 

Ações – As ações da Prefeitura voltadas para a pessoa com deficiência estão concentradas em dois polos principais: Coordenação de Inclusão e Diretoria de Educação Inclusiva. Na primeira, desenvolvem-se ações de Assistência Social, Transporte, Esporte, Cursos e outras ações, como empregabilidade da pessoa com deficiência e estabelecimento de parcerias com instituições representativas do segmento.

Já a Diretoria de Educação Inclusiva divide suas ações em três eixos básicos junto à rede escolar do município: o atendimento aos alunos, com atividades como a avaliação multiprofissional e encaminhamento aos serviços de saúde especializados; o atendimento a alunos da educação especial no Centro de Educacional Especializado; e o atendimento educacional especializado para alunos com deficiência, oferecimento de Libras como disciplina nas escolas que tenham estudantes com deficiência matriculados e intérpretes para alunos surdos, formação de profissionais e atendimento aos pais.

“A inclusão deve ser feita como um todo e, hoje, temos uma gestão que abraça a causa e isso é muito importante, porque a inclusão e a acessibilidade têm que vir do coração, e é nessa forma que estamos trabalhando desde 2013. A inclusão no município, na área da educação, é bem mais antiga, mas hoje trabalha-se de forma bem integrada e global”, comentou a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Gabrielle Soares. 

 “Celebrar esse dia se torna muito importante porque a luta é pela autonomia da pessoa com deficiência, para que ela deixe de ser vista como o coitadinho e passe a ser entendida como uma pessoa plena e capaz de desenvolvimento e autonomia. A politica de governo voltada para a pessoa com deficiência em Cabedelo fala por si, porque somente Campina Grande e Cabedelo são citados em nível nacional em práticas voltadas para a pessoa com deficiência”, finalizou o O representante da Associação de Mães e Pais de Pessoas com Deficiência de Cabedelo (Amapedec), Gerson José do Nascimento Neto. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180