Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
No Dia Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, Cabedelo lembra pioneirismo de políticas públicas voltadas para a categoria
9/11/2016 - Secretaria Municipal de Assistência Social

Michael Sampaio


Desde 2013, Cabedelo comemora o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência – 8 de novembro. A data, criada através da Lei nº 1.628/2013, consolidou o pioneirismo e a vocação de Cabedelo na causa da Inclusão Social, e busca lembrar e abraçar a luta pelos direitos dessas pessoas. 

Nesta terça-feira (8), o Dia foi marcado por diversas atividades, promovidas por meio da Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais). O auditório do Gabinete do Prefeito (Casa do Alemão) recebeu um público composto por pessoas com deficiência, pais e familiares, secretários e funcionários da Prefeitura Municipal de Cabedelo, que tiveram a oportunidade de conhecer mais acerca das ações realizadas pela atual gestão em prol da categoria. 

Na programação, destaque para os avanços que o município tem experimentado na área da inclusão, a partir das ações da Coordenação de Inclusão da Semais e da Diretoria de Educação Inclusiva, ligada à Secretaria de Educação (Seduc). O evento ainda contou com um café da manhã e com apresentações artísticas do Coral de Libras do município, do grupo de dança Inclusão É Show e de um circuito de Atividades de Educação Física. 

A autora da lei que instituiu o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência é a vereadora, e primeira-dama do município, Jacqueline Monteiro. Durante as comemorações à data, ela lembrou as ações da gestão em prol das pessoas com deficiência, como a acessibilidade na infraestrutura dos calçadões, e destacou o compromisso permanente com esse público. 

“Não poderíamos deixar passar em branco esse momento. Hoje estamos fazendo uma cerimônia relativamente simples, mas com muito carinho. O prefeito Leto tem abraçado a causa junto comigo e tem se dedicado na prática para que possamos dar uma melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência do nosso município. Quero registrar a minha alegria de poder sempre estar convivendo com essas pessoas, e ajuda-las de alguma forma. É um compromisso meu cada vez mais fortalecer politicas públicas voltadas para inclusão aqui em Cabedelo”. 

A primeira-dama ainda revelou que, dentre os projetos futuros para o segmento, estão a realização de um censo das pessoas com deficiência no município e a criação de um espaço para a instalação de uma sede para abrigar a Coordenação de Inclusão e, assim, proporcionar uma melhor estrutura para atendimento e assistência a essas pessoas. 

Para o secretário da Ação Social, Euzo da Cunha Chaves, a data é um motivo a mais para comemorar e lembrar os avanços da luta da pessoa com deficiência em Cabedelo. “É um momento de alegria e de muita festividade, sobretudo porque as pessoas começam a perceber que estão sendo notadas e vistas como capazes de exercerem funções e terem seu espaço dentro da sociedade”, destacou.

Já o presidente do Conselho Estadual, Helosman Oliveira, elogiou a estrutura interdisciplinar das ações municipais voltadas para as pessoas com deficiência, e lembrou a importância de políticas públicas que destaquem a luta da categoria por mais direitos e acessos. 

“É muito importante se trabalhar a questão da inclusão da pessoa com deficiência, principalmente em um dia municipal dedicado à luta num município como Cabedelo, que atua na questão da inclusão e da educação inclusiva. É de se destacar, aqui, a questão da interdisciplinaridade das ações, as Secretarias articuladas trabalhando junto e, principalmente, em conjunto com a sociedade, divulgando o controle social e fazendo com que ela participe e cobre efetivamente do poder público a melhoria das condições de vida desse segmento”. 

Ações – As ações da Prefeitura voltadas para a pessoa com deficiência estão concentradas em dois polos principais: Coordenação de Inclusão e Diretoria de Educação Inclusiva. Na primeira, desenvolvem-se ações de Assistência Social, Transporte, Esporte, Cursos e outras ações, como empregabilidade da pessoa com deficiência e estabelecimento de parcerias com instituições representativas do segmento.

Já a Diretoria de Educação Inclusiva divide suas ações em três eixos básicos junto à rede escolar do município: o atendimento aos alunos, com atividades como a avaliação multiprofissional e encaminhamento aos serviços de saúde especializados; o atendimento a alunos da educação especial no Centro de Educacional Especializado; e o atendimento educacional especializado para alunos com deficiência, oferecimento de Libras como disciplina nas escolas que tenham estudantes com deficiência matriculados e intérpretes para alunos surdos, formação de profissionais e atendimento aos pais.

“A inclusão deve ser feita como um todo e, hoje, temos uma gestão que abraça a causa e isso é muito importante, porque a inclusão e a acessibilidade têm que vir do coração, e é nessa forma que estamos trabalhando desde 2013. A inclusão no município, na área da educação, é bem mais antiga, mas hoje trabalha-se de forma bem integrada e global”, comentou a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Gabrielle Soares. 

 “Celebrar esse dia se torna muito importante porque a luta é pela autonomia da pessoa com deficiência, para que ela deixe de ser vista como o coitadinho e passe a ser entendida como uma pessoa plena e capaz de desenvolvimento e autonomia. A politica de governo voltada para a pessoa com deficiência em Cabedelo fala por si, porque somente Campina Grande e Cabedelo são citados em nível nacional em práticas voltadas para a pessoa com deficiência”, finalizou o O representante da Associação de Mães e Pais de Pessoas com Deficiência de Cabedelo (Amapedec), Gerson José do Nascimento Neto. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180