Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Alunos de escola municipal apresentam resultados de projeto de incentivo à leitura e produção textual
10/11/2016 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio


Uma sala de aula, duas turmas reunidas, professores e bibliotecários atentos para ouvir a leitura de poesias e redações produzidas pelos alunos. Nesta quinta-feira (10) foi a vez das turmas de 4° e 5° ano da Escola Imaculada Conceição apresentarem o resultado dos trabalhos desenvolvidos durante toda uma semana dedicada à prática da leitura e da produção textual.  

Foi mais uma etapa do Eu curto leitura, projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação (Seduc), por meio do Setor de Projetos Educacionais; em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult), através da Biblioteca Itinerante O livro em suas mãos. O projeto, cuja dinâmica envolve a presença da biblioteca nas escolas como incentivo ao manuseio e à leitura dirigida, também visa atuar como apoio ao trabalho rotineiro dos professores em sala de aula.   

“O Eu curto leitura é um projeto inovador e atende ao sonho que a Seduc alimenta há muito tempo, que é desenvolver projetos de leitura nas escolas. A estratégia, fruto da parceria com a Biblioteca e que mobiliza a equipe pedagógica das escolas para o desenvolvimento de oficinas e práticas lúdicas, leva o aluno a ter cada vez mais o gosto pela leitura. Trata-se de um projeto completo que vai do contato inicial ao manuseio dos exemplares e a leitura dirigida. Todo esse trabalho que é feito tem um resultado final. A ideia principal é incentivar o aluno a ler livros, prática que, infelizmente, vem perdendo a importância ao longo do tempo, devido ao uso cada vez mais intenso das redes sociais. Então, quando há esse incentivo a gente percebe o avanço no aprendizado, pois o aluno passa a ter uma perspectiva maior do mundo e da vida a partir do encanto pela leitura”, definiu o secretário da Educação, Alsony Meireles.

O projeto, que teve início no mês de setembro e vai até o final de novembro, reúne turmas do 4º e 5º anos de 14 escolas da rede municipal de ensino. 

Leitura a todos - O Biblioteca Itinerante foi criado em Cabedelo em 2006, com o apoio do então secretário de Cultura Altimar Pimentel, dentro do Projeto Cooperar, do Governo do Estado.

O itinerário da Biblioteca abrange praças públicas e escolas municipais. Lá, jovens alunos e toda a comunidade próxima são convidados à leitura. Conforme a idade e o interesse individual ou de grupos, a equipe de bibliotecárias desenvolve narrativas de histórias baseadas nos textos disponíveis. Também são desenvolvidas atividades lúdicas com o desenvolvimento de desenhos, fazendo uma releitura das histórias lidas.

A iniciativa vem sendo renovada e ampliada na atual gestão, quando foi feita nova adesivagem e a restauração mecânica do caminhão biblioteca. A Biblioteca Itinerante planeja, em breve, viabilizar um teatro de bonecos como recurso pedagógico, além de renovar e ampliar o acervo de obras literárias.

A Biblioteca Pública Municipal Aderbal Piragibe está localizada à Rua Ismael Farias, s/n no Centro, e funciona de segunda à sexta-feira, de 7h00 as 11h00; das 13h às 17h; e das 19h às 21h30. Para mais informações, o telefone para contato é o (83) 3250.3101.

Secom Cabedelo


Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180